Negação


Negar a doença é bem comum no caso de diagnóstico de diabetes, mais do que se imagina. E pode ser bem perigoso para o tratamento. Acho até que sofro um pouco disso, e por este motivo esqueço de tomar o remédio. É chato depender de remédio, ter de tomá-lo todo o dia.

Negar a doença é agir com displicência. Não tomar os cuidados básicos. Agir como se não tivesse nada.

Como hoje tenho mais consciência disso, tento agir de maneira mais sensata. Mas houve uma época em que eu andava meio revoltada. Para você ter uma idéia, cheguei a suspender o remédio, achando que eu não ia mais precisar dele, que podia me libertar dele. Resultado? Hemoglobina glicada lá em cima.

Tem gente que diz que eu sou exagerada no cuidado com a alimentação e insistem dizendo que um docinho não vai fazer mal. Prefiro evitar. Conheço diabéticos que comem doce escondido. Escondido de quem? Só se for de si mesmo. Tem quem diga que se comer com vontade não faz mal. Mas o pior é aquele que se faz de coitado, e aí a família fica “com pena” e “deixa” o diabético comer o tal doce, ou massa exageradamente. Isso acontece muito com crianças e idosos. Puxa, chantagem emocional é feio!

A melhor coisa é falar dessa sua dificuldade em encarar o diabetes como uma doença que merece cuidados. Fale com os amigos, com uma pessoa da sua confiança, mas não deixe de comentar com o seu médico. Ele pode te ajudar.

Aceite, encare, e tome os cuidados básicos. Vale a pena, por uma vida mais saudável.

Uma ideia sobre “Negação

  1. Vanessa Malta

    tenho diabetes desde os 4 anos, tenho 21 anos no momento.
    atravez dos produtos com aloe vera, estou com o diabetes controlado e faço aplicaçao de insulina apenas 2 vezes ao dia, antes fazia 4 vezes.
    sem falar que me curei de uma neuropatia diabetica que adiquiri apos uma cirurgia de apendicite estrangulada que me infeccionou e com isso me descontrolou completamente.
    querendo saber mais sobre o assunto entre em contato comigo.
    maltaweber@hotmail.com

    Vanessa Malta.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s