Contagem de carboidrato. Você conhece?


Amanhã vou assistir à palestra que teremos na Associação Paulista de Medicina, onde eu trabalho, e trarei mais novidades sobre o que devemos e o que não devemos comer. Mas posso adiantar que uma dieta baseada em contagem carboidratos vai muito bem no nosso caso. Principalmente para os que não abrem mão de um docinho. Vocês devem estar pensando que eu fiquei louca. Afinal, como pode um diabético não abrir mão de um doce. Aí é que está: pode. A contagem de carboidrados permite a combinação de diversos alimentos. Quase todos os alimentos possuem carboidrato. Você deve consultar o seu médico para sabe qual é a quantidade diária mais apropriada para você. Cada pessoa tem uma dosagem indicada. Existem manuais de contagem de carboidrato que podem auxiliá-lo na elaboração de um cardápio. O próprio site da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD (www.diabetes.org.br) traz o manual para download. Basta baixar. Mas você também pode solicitar ao seu médico. Com o manual em mãos, você deve observar a quantidade de carboidrato de cada alimento. Assim, você fica sempre de olho no valor máximo de carboidrato que o médico indicou como adequado no seu caso. Isso permite incluir um brigadeiro na dieta e maneirar na massa, por exemplo. Informe-se com seu médico. Visite os sites da Anad (www.anad.org.br) e da SBD e confira mais informações.

7 ideias sobre “Contagem de carboidrato. Você conhece?

  1. Ivone

    sou diabetica, a minha nutricionista recomendo-me a contagem de carbiodratos, estou perdida e cheia de dúvidas.com este metodo, se pouco entendo posso então consumir alimentos mesmo que não sejam integrais?Por favor me ajude. Obrigada

    Resposta
  2. luciane staveski

    Gostaria muito de saber como fazer a contagem dos carboidratos e ainda não consegui achar em nenhum site
    Obrigada pela atenção

    Resposta
  3. Fernanda

    Oi, Luciane. Procurei rapidinho no Google pra ver se eu encontrava algum interessante e encontrei o seguinte site: http://www.diabetes.org.br/aprendendo/contagem_carboidratos/
    É da SBD: Sociedade Brasileira de Diabetes. No site deles tem muitas coisas legais e de lá você pode obter outras informações sobre a contagem. Como a Luciana falou, quem faz contagem pode sim comer o que quiser, mas é claro com “diplomacia”. É o famoso: “Tudo posso, mas nem tudo me convém”!
    Eu faço a alguns anos. Na verdade desde que fiquei diabética eu já fazia algo semelhante, que alguns dos antigos devem se lembrar, que era uma dieta baseada em porções (cada porção equivalia a aproximadamente 15 gramas), e depois da bomba só faço a contagem bem rígida, já que minha bomba precisa saber quantas gramas de carboidrato eu estou comendo.
    Isso é a liberdade para nós, como o que quero, mas sempre tentando agir com discernimento…
    Bjo

    Resposta
  4. Karin

    Olá,
    Sobre a contagem de carboidratos; é importante frisar que um diabético é diferente do outro, como por exemplo eu! Sou diabética há dois anos e descobri que tenho um pouco de resistência à insulina e, por isso, para cada 15g de carboidratos aplico cerca de duas unidades. E às vezes a necessidade de insulina pode aumentar qdo a mulher está no período menstrual.
    Aqui em Curitiba na Santa Casa é ministrado um curso de Contagem de Carboidratos, muito bom por sinal!!!! É de graça!!!
    Na clínica onde me consulto regularmente tem uma nutricionista especializada em dar orientações sobre diabetes. E lá tem uma equipe médica especializada em atendimento e pesquisas sobre diabetes, até mesmo um psiquiatra para acompanhar amocional do diabético – q é muito importante!
    Karin
    karinjantsch1@gmail.com
    MSN: kjantsch@hotmail.com

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Vanessa, quantos aos bombons da Garoto e a colher de melado, vc pode verificar no rótulo ou na embalagem. Aliás, é obrigatório que essas informações estejam lá, disponíveis ao consumidor. Quanto ao sanduíche do Bobs, vai depender de qual. Sugiro que mande um e-mail para a empresa, questionando. Abraços.

      Resposta
  5. Letícia

    Oi, queria saber quanto tem (sobre contagem de carboidratos) uma colher de sopa de filé à parmegiana, e o molho doce , da comida chinesa ‘-‘ . Aguardo sua resposta até amanhã! Bjs .

    Resposta

Deixe um comentário

