Dia Mundial do Diabetes: agenda I


diamundial.gif

ANAD e FENAD

No dia 11 de novembro, sob o título “Um Ano em Um Dia”, a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) realizam 11 tipos de atendimentos para detecção de diabetes e prevenção de suas complicações.

São eles: testes de glicemia, hemoglobina glicada, microalbuminúria e colesterol; avaliação fisioterápica, vascular, nutricional, de olhos, boca e pés; e aferição de pressão arterial.

Os exames serão realizados, das 8h às 17h, no Colégio Madre Cabrini, que fica na Rua Madre Cabrini, 36, próximo ao metrô Vila Mariana, em São Paulo. A previsão é a de que sejam feitos 10 mil atendimentos em diabetes em um único dia.

Informações pelo tel.: (11) 5572-6559.

ADJ

No dia 14 de novembro, entre 8h30 e 17h, a Associação de Diabetes Juvenil promove as seguintes atividades, na Praça do Patriarca, em São Paulo:

Testes gratuitos de glicemia (ADJ Móvel), com orientação sobre os resultados; apresentação teatral ao ar livre, abordando o diabetes; e distribuição de fitas e bolas azuis (a mesma cor do símbolo da campanha mundial, intitulada United for Diabetes, lançada no último ano).

Secretaria Municipal de São José dos Campos

A Secretaria Municipal de São José dos Campos preparou várias ações para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, nos seguintes locais, datas e horários:

Programação:
Capacitação para Auxiliares de Enfermagem: Palestra com o Programa Saúde do Adulto para preparação das atividades comemorativas nas UBS; entrega de jogos sobre diabetes e de kits de autocuidados.

Dia 12 de novembro, das 13h30 às 17h
Local: Câmara Municipal.

Atividades Recreativas para Pessoas com Diabetes Tipo 1: Caminhada pelo Parque da Cidade; rua de lazer para crianças; esportes radicais para adolescentes; lanche educativo; kit de autocuidados.

Dia 14 de novembro, das 8h30 às 11h
Local: Espaço Gaivotas – Parque da Cidade

Educação em Diabetes para os Cuidadores:

Dia 14 de novembro, das 8h30 às 11h
Local: Espaço Gaivotas – Parque da Cidade

Capacitação para Saúde, Esportes e Pessoas com Diabetes:

Dia 14 de novembro, das 13h às 17h
Local: Câmara Municipal

Informações pelo tel.: (12) 3947-8644.

Unimed São José do Rio Preto

No dia 9 de novembro, das 15h às 18h, a Unimed São José do Rio Preto promove o evento “Medicina Preventiva” para crianças e adolescentes inscritos no programa de diabetes. O trabalho será realizado por uma equipe multidisciplinar, com assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico.

Nos dias 12, 13 e 14, serão realizados teste de glicemia, orientações nutricional e fisioterapêutica para atividade física, distribuição de folhetos educativos e bolas azuis.

Local: No Pronto Atendimento Infantil Unimed.


Rotary Club de Itu

Em 24 de novembro, das 10h às 18h, o Rotary Club Itu organiza campanha pelo Dia Mundial do Diabetes no Plaza
Shopping de Itu situado à Avenida Dr. Ermelindo Maffei 1199. Com o tema Detecção de Diabetes e Hipertensão Arterial, o evento tem o apoio de Secretária de Saúde da Estância Turística de Itu, da Abbot Laboratórios do Brasil Ltda e do Shopping Plaza Itu.

SMS de Iracemápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Iracemápolis divulga a programação de atividades pelo Dia Mundial. No dia 14 de novembro a entidade realiza a capacitação dos agentes de saúde sobre diabetes, realizada pelos chefes de enfermagem de cada UBS (Unidade Básica de Saúde);

Semana de 19/11/2007 a 23/11/2007

* Panfletagem e orientação por parte dos Agentes de Saúde a população atendida nas UBS, que estarão aguardando atendimento do clínico e pediatra;
* Panfletagem e orientação por parte dos Agentes de Saúde a população atendida no Centro de Especialidade Médicas (CESMI), que estarão aguardando atendimento do cardiologista nos dias 19 e 20/11/2007;
* Panfletagem e orientação por parte dos Agentes de Saúde a população atendida na Fisioterapia e no Pronto-Socorro;
* Teste de glicemia (dextro) às pessoas que durante a panfletagem tiverem interesse em realizar o teste. Haverá encaminhamento ao médico caso haja alteração na glicemia. Os locais onde serão realizados os testes serão as UBS, CESMI.

Informações adicionais pelos tels. (19) 3456-3897/ 3456-3930/ 3456-3200.

FAMERP

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) com apoio do HB Saúde realiza no dia 14 de novembro em frente ao Hospital de Base e do Shopping Rio Preto a entrega de material informativo e divulgação de informações com voluntários sobre diabetes. Informações no site da entidade: http://www.famerp.br

Doces Amigos

A Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista está lançando e distribuindo gratuitamente um gibi educativo com o nome da entidade. Há uma personagem chamada Mel, de 8 anos, que conta a sua experiência com o diabetes.Quem quiser adquirir um exemplar deve estrar em contato por e-mail: diabetes@docesamigos.org.br

A entidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos e Settaport realizará testes de glicemia capilar em vários pontos da cidade. Serão distribuídos 10 mil folders educativos em várias cidades da Baixada Santista. Saiba mais no site oficial da entidade: http://www.docesamigos.org.br

Continua…

Fonte: www.diamundialdodiabetes.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s