Dia Mundial do Diabetes: agenda IV


cartaz1.jpg

Rio Grande do Sul

ADIN

No dia 14 de novembro serão realizados testes de glicemia gratuito para todos. O serviço será oferecido das 9h às 17h na Sede da Associação dos Diabéticos de Itajaí e Navegantes (ADIN), localizada na Rua Hilda Breittembauch, 31 – Centro – Itajaí.

PAID-FURG

O Programa Assistência integral de Diabéticos (PAID-FURG – Fundação Universidade Federal do Rio Grande), na cidade do Rio Grande (RS), promove a XIV Campanha Riograndina do Dia Mundial do Diabetes. O evento acontece no dia 14 de novembro e é realizado anualmente desde 1994.

ARAD

A Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético promove, de 11 a 17 de novembro, das 9h30h às 12h, caminhada, testes de glicemia, distribuição de panfletos educativos, além de atividades artísticas e lúdicas.Todas as atividades serão realizadas no Parque Farroupilha – próximo ao Monumento do Expedicionário, em Porto Alegre.

ICDRS

O Instituto da Criança com Diabetes promove, no dia 14 de novembro, às 9h, um café da manhã para a sociedade gaúcha e a imprensa, em sua sede, localizada na Rua Álvaro, 529 – 3º andar. Na ocasião, a entidade apresentará dados de seu trabalho com diabetes e os principais indicadores de resultados com mais de 1.300 crianças, adolescentes e adultos-jovens.

Mais informações no site www.icdrs.org.br

APD

A Associação Pelotense dos Diabéticos programou várias atividades para celebrar o Dia Mundial do Diabetes. Leia a seguir.

Programação:

Dia 10/11/2007
Oitava Caminhada pelo Diabético
Saída: às 9h, do Largo Edmar Fetter
Trajeto: Rua Lobo da Costa, Félix da Cunha até o Altar da Pátria, na Avenida Bento Gonçalves.

Dia 12/11/2007
Palestra sobre Pé Diabético, com a enfermeira Katiuscia Milano Rosales De Rodrigues.
Horário: 14h
Local: APD (Rua: Voluntários da Pátria nº 1428, sala 501).

Dia 13/11/2007
Sessão Solene na Câmara de Vereadores e palestra sobre Diabetes na Criança e no Adolescente, com a Dra. Maria Alice Dode
Horário: 10h30.

A APD fica na Rua Voluntários da Pátria 1428, sala 502 – Centro – Pelotas, RS.

Mais informações pelo tel.: (53) 3225-4395

Santana do Livramento – Dr. Marcelo Domingues D’ Avila

Seguem as atividades relacionadas à cidade de Santana do Livramento (RS):

– Caminhada Internacional: está programada uma caminhada que deve acontecer simultaneamente em dois países: Brasil e Uruguai. A travessia começa em Rivera (Uruguai) e termina em Santana do Livramento no Brasil. A caminhada integra o programa oficial do Encontro da Confederação dos Municípios de Fronteira, alertando as autoridades políticas para a questão do diabetes e representa mais de 60 municípios. Serão distribuídas, para os participantes, camisetas alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, com a estampa oficial. Haverá distribuição de material educativo.
– Iluminação de azul do “Obelisco Internacional”, monumento na linha de fronteira entre os dois paísesO monumento é metade uruguaio e metade brasileiro.
– Palestra com o Dr. Marcelo D’ Avila na USAS (União Santanense de Ações em Saúde).

Santa Catarina

SBEM-SC e SBD-SC

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Santa Catarina (SBEM-SC) realiza durante todo mês de novembro uma campanha em alerta ao Dia Mundial do Diabetes. Em parceria com o Dr. Alexandre Hohl, delegado da SBD/SC, a diretoria da SBEM-SC programou algumas atividades nas principais cidades do Estado catarinense. Veja a programação abaixo:

Chapecó

Em Chapecó, no oeste do Estado de Santa Catarina, a campanha em alerta ao Dia Mundial do Diabetes acontecerá no dia 10 de novembro, na Praça Coronel Bertaso das 8 às 17 horas, sob a coordenação da Dra. Mari Cassol. Serão disponibilizados para a população aproximadamente 500 testes de glicemia, verificação da pressão arterial, circunferência abdominal e orientações sobre atividade física.

As pessoas que forem detectadas com glicemia alterada/diabetes receberão orientações médicas por especialistas em endocrinologia e de nutricionistas, e encaminhadas à rede básica de saúde. A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, FENAD e Associação dos Diabéticos de Chapecó.

Itajaí

Fazendo parte da campanha, as endocrinologistas Dra. Lireda Meneses Silva e Dra. Claudia Melz Giovanella estarão realizando uma palestra educativa sobre o diabetes mellitus no espaço UniSaúde, da Unimed Litoral, em Itajaí. Além da palestra, serão distribuídos material informativo sobre a doença. O evento está programado para o dia 12 de novembro, às 19 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações pelo tel.: (47) 3348-3925 (ramal 4).

Florianópolis

Em Florianópolis, as atividades da campanha de combate a diabetes acontecem no dia 14 de novembro. Médicos endocrinologistas e residentes do Hospital Universitário estarão distribuindo material informativo e tirando dúvidas sobre diabetes no Espaço Farmácia Angeloni, localizado na Avenida Rio Branco. Serão disponibilizados testes de glicemia e pressão arterial gratuitamente. As atividades acontecem das 10 às 17h.

Mais informações pelo tel.: (48) 3231-0336.

Às 10h, no Hospital de Guarnição do Exército, o médico endocrinologista Dr. Alexandre Hohl fará uma palestra sobre diabetes. Serão disponibilizados testes de glicemia e pressão arterial gratuitamente. As pessoas que forem detectadas com glicemia alterada/diabetes receberão orientações médicas por especialistas em endocrinologia. Podem participar os ativos, inativos e dependentes do Exército. A entrada é franca.

Mais informações pelo tel.: (48) 3238-2240.

A médica endocrinologista, Dra. Marisa Coral também ministrará uma palestra educativa sobre diabetes na Cozinha Dona Helena, no Angeloni-Capoeiras, em Florianópolis. A palestra tem início às 19h. O evento é gratuito e haverá também distribuição de material informativo e tira-dúvidas sobre a doença aos interessados.

Mais informações pelo tel.: (48) 3231-0336.

Joinville

O IEJE-CAD (Instituto de Endocrinologia de Joinville – Centro de Atendimento ao Diabético) realiza, junto com a ADIJO (Associação de Diabéticos de Joinville), atividades visando mobilizar a comunidade e divulgar informações sobre o diabetes. Para isso, conta com o apoio do KG Laboratório, FarmaMellitus, Escola de Enfermagem Amerins, Johnson & Johnson, Laboratório Sanofi-Aventis, SESC e Unimed Joinville.

A primeira atividade está programada para o dia 12 de novembro, com distribuição de folders sobre o tema e realização de exames para detecção precoce do Diabetes no Shopping Cidade das Flores, dentro das atividades do SESC – Saúde.

No dia 20 de novembro, a programação será aberta às 17h com uma Oficina de Contagem de Carboidratos no SESC, seguida de Caminhada alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, com distribuição de folders e camisetas da campanha. O local de concentração será no Ginásio do SESC, na Avenida Beira-Rio. A Unimed Joinville já confirmou a participação de
uma de suas unidades do SOS Unimed que acompanhará todo o percurso.

A programação será encerrada no dia 8 de dezembro, com o tradicional Dia de Lazer para Crianças e Adolescentes Diabéticos, coordenado pela ADIJO e pelas endocrinologistas pediátricas Dra. Suely Keiko Kohara e Dra. Zuleica Isabel Zarabia. O evento acontecerá no Recanto Quiriri e contará com a presença de profissionais que orientarão os participantes nos itens que dizem respeito à alimentação, atividade física, medicamentos e aspectos psicológicos e sociais.

Mais informações pelo tel.: (47) 3028-3894.

Prefeitura de Orleans

A Prefeitura de Orleans realiza até o dia 9 de novembroa Campanha Oficial de Detecção de Diabetes em parceria com a Secretaria de Saúde Muncipal. Durante a iniciativa, os agentes de saúde visitam todas as famílias visando identificar previamente pessoas incluídas no grupo de risco. Em seguida, haverá um encaminhamento às unidades básicas de saúde local.

Saiba mais sobre a campanha pelo tel.: (48) 3466-0120, da Secretaria de Saúde de Orleans, SC.

ACIJ

A Associação Comercial e Industrial de Joinville organiza no dia 10 de novembro testes gratuitos à comunidade, além de informações em diversas áreas referentes ao diabetes (nutricionistas, enfermeiros, dentistas, professores de educação física, médico). A iniciativa acontece das 10h às 22h, nas dependências do Shopping Muller, situado à Rua Sen. Felipe Schimidt, esquina Rua Pedro Lobo – Centro

Uma ideia sobre “Dia Mundial do Diabetes: agenda IV

  1. Marlise Seghetto

    Boa Tarde,

    Meu nome é Marlise, morro em Chapecó-SC. Tenho um amigo de 10 anos que descobriu ter hiperglicemia, gostariamos de saber o nome de alguns médicos especializados nesta área e que trabalham diretamente com a criança e adolescentes.
    Se possível mandar por e-mail uma relação com os nomes, endereços e telefones destes médicos.

    Grata,
    Marlise
    Chapecó 12/12/2007

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s