103!


Glicosimetro

Este número alegrou o meu dia. Foi o resultado do glicosímetro hoje pela manhã. Fazia tempo que eu não tinha um resultado tão controlado, tão bonito, tão redondo. Lindo mesmo! 103: curti. 103: um número do bem. Quase dentro do normal. Um pouquinho mais e eu chego lá. Tenho certeza que chego.

Ontem, eu mesma fiz o jantar. Uma receitinha light de uma revista chamada Receita Minuto. Aliás, é da mesma editora da revista Sabor e Vida – Diabéticos. Fez sucesso. É a segunda receita dessa revista que eu faço nos últimos quatro dias. A de ontem foi um frango empanado (mas assado, não frito!), que leva maionese light, mostarda, cebolinha, salsinha, manjericão e azeite. Por minha conta, coloquei cebola também. Ficou uma delícia. É rápido e prático. De acompanhamento, saladinha com molho de iogurte e purê de mandioquinha. No domingo, fiz uma salada de lentilha com berinjela e tomate. Também por minha conta, inclui abobrinha. Todo mundo adorou.

***

Escrevi ontem o que está logo acima, mas acabei não postando. Hoje, o glicosímetro apontou 105. Nada mal. Fui fazer avaliação física na academia e descobri que o meu condicionamento físico não está tão ruim quanto eu imaginava. Fiquei até feliz com os resultados. Vou em frente.

10 ideias sobre “103!

  1. Renata de Avila Vitoretti

    Olá Luciana,
    Li sua entrevista na revista Sabor e Vida e fiquei curiosa para conhecer o seu blog.
    Vou falar um pouquinho de mim:
    Descobri o diabetes em minha vida há 7 meses, tenho 36 anos e estou aprendendo bastante a me cuidar.
    Fiz meu segundo exame de hemoglobina glicosada em janeiro, e deu 6,3, já que o primeiro estava 12. Considero um bom resultado pois nos tres meses anteriores o controle nao foi facil pois passei por uma cirurgia ginecologica e precisei tomar anticoncepcional o que alterou bastante minhas medicoes diarias.
    Já me considero uma vencedora pois com 3 meses de tratamento já fui autorizada pela minha endocrinologista a fazer a cirurgia pois tinha um controle rigoroso.
    Sou magra, nunca tive facilidade de engordar. E com a dieta tenho muita facilidade para emagrecer. Devagar estou aprendendo a comer algumas coisinhas pra engordar.
    Na verdade estou procurando mais informaçoes sobre pacientes diabeticos magros, pois até agora só encontrei informaçoes para os obesos.
    A Novartis lançou um livro “Alimento que cuida” para os diabeticos, e em todo o livro só encontrei uma unica frase de um medico sobre os pacientes magros.
    Neste momento ainda não faço exercicios fisicos, e minha glicemia de jejum está em torno de 105. Vou melhorar este numero.
    Adorei seu blog, há muitas informaçoes importantes. Estou feliz por sua iniciativa tão inteligente de compartilhar sua vida e deixar que outras pessoas tambem o façam.
    Parece incrivel mas o simples fato de compartilharmos nossas dificuldades já fazem com que percam este peso e se tornem mais faceis de serem encarados e resolvidos.
    Desejo a você toda sorte pra esta nova etapa que está pretendendo que é de ser mãe. Na vida tudo dá certo quando acreditamos que vai dar certo. Tenha fé.
    Um grande abraço,
    Renata

    Resposta
  2. Pollyanna

    Olá Luciana. Também li sua entrevista na revista Sabor e Vida e me senti encorajada pra começar a batalha. Começar sim, pois, apesar de ter diagnosticado o diabetes há quase 2 anos, ainda não consegui força de vontade suficiente pra começar a me cuidar. Sinto-me deprimida e fraca pra lutar contra essa doença silenciosa e traiçoeira. É muito difícil pra mim controlar minha glicose, sempre tenho níveis altíssimos e já fui internada por várias vezes. Já fui a endocrinologistas, sempre faço vários exames, tomo insulina, mas nada de melhorar. Claro q não faço uma dieta rigorosa (sei q isso é o grande fator pra minha glicose não baixar), acho q mereço tomar um susto para começar a me cuidar… Está sendo tão difícil pra mim escrever isso, pois estou contando toda a verdade dessa agonia q não me deixa viver direito desde q a doença foi diagnosticada. Admiro muito você e todas as pessoas q aos poucos estão conseguindo superar os desafios. Também tenho o grande sonho de ser mãe, mas do jeito q vou indo não sei se conseguirei essa graça. Que Deus abençoe você e todos q passam pelo mesmo problema. Grande abraço.

    Resposta
    1. Cristiane Fogaça

      Querida,Pollyana.
      Sou diabética há mais ou menos 2 anos. Descobri essa doença pouco antes da confirmação da minha gravidez. Sei como você se sente,pois para mim também não foi e não é fácil aceitar que estamos limitados a tantas restrições que nos faz sentirmos diferentes das outras pessoas.Sofri muito no início,principalmente por estar grávida e correr tantos perigos por causa da doença.Tive muito medo de perder meu bebê por várias vezes,mas graças a Deus hoje ele está com 1 ano e é super saudável e inteligente.
      Hoje já estou tentando me acostumar com essa realidade,mas fiquei depressiva por estar magra e não poder comer coisas que costumava comer antes,e principalmente por ver as pessoas comendo doces que não posso comer. A minha maior dificuldade hoje ainda é a dificuldade para engordar e recuperar meu peso antes da doença. Gostaria de saber se você conhece alguma dieta ou remédio que podemos tomar para ganhar peso.

      Resposta
  3. Fernanda

    Parabéns, Renata!
    Força, Pollyanna!!! O SENHOR É REI DE TODAS AS COISAS! Tudo vai dar certo, basta força de vontade!
    Se quiser conversar mais: fernanda.laranjeira@hotmail.com

    Lu, essa idéia de postar a glicemia do momento é muito legal. Tem uma comunidade de diabéticos no orkut da qual faço parte que criou uma vez um fórum onde todos tinham que postar sua glicemia do momento. As pessoas entravam uma vez, e entravam de novo pra mostrar que melhoraram (ou não) e todos se divertiram muito com isso!
    Pense em algo assim e avise a todos que postam mensagens aqui no blog por e-mail. Assim todos podem participar.
    A minha hoje de manhã deu 59, que considero normal. Adotei para mim o limite inferior de 60 e não 70, para conseguir um controle mais estrito. Daqui a pouco vou medir o pós-prandial. Tô esperando dar a hora certa.

    Bjo grande!

    Resposta
  4. mariza

    oi
    bom dia
    sou portadora de diabetes há 9 anos tomo insulina 3 vezes por dia estousoube que tem uma nova cirurgia no intestino que praticamente cura o diabetes, tenho um amigo que fez a cirurgia e ficou completamente controlada, procurei um médico fiz vários exames e ele me disse que posso fazer esta cirurgia, estou disposta a fazer mas quando fui me informar o preço da cirurgia fiquei abalada pois não tenho condições para pagar (custo 15 mil reais).
    tem algun jeito de entrar na justiça para conseguir a cirurgia, tem alguma lei que me dá direito a isso?
    att
    isa

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Mariza, tudo bem? Olha, como a cirurgia ainda está em fase experimental e, que eu saiba, nem foi ainda aprovada pelo Comitê de Ética das sociedades médicas envolvidas, acho que não haveria a possibilidade de vc conseguir pela justiça. Mas sugiro que vc consulte um advogado. No Portal Diabetes: http://www.portaldiabetes.com.br, eles têm um canal jurídico. Se não me engano, na Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) também: http://www.anad.org.br. Dê uma checada. Grande abraço.

      Resposta
  5. Elizabete

    Meu irmão está com diabetes, sempre foi magro e ele acha que os médicos não sabem o que fazer com os magros diabéticos, ele está certo? Ele emagreceu + de 10 kg e acho que por isso está com depressão. Levei um médico na casa dele e por +/- 1 mês ele tomou os remédios, que auxiliou na redução do nº de vezes que urinava e a boca seca, mas por conta ele parou com os remédios, acredito que a esperança dele era engordar. Nos últimos dias ele tem sofrido muito para colocar os pés no chão, diz que é a circulação e que o tornozelo tá doendo muito. Não sabemos o que fazer, pois ele já não é criança tem 46 anos. Estamos vendo ele definhar a cada dia. Se tiver algo para o diabético magro favor me repassar.
    at.
    beti

    Resposta
  6. Cristiane

    Olá,
    gostaria de saber se há uma dieta,exercício e/ou remédio que ajude no ganho de peso,pois sou diabética e não consigo engordar. Desde que meu filho nasceu,perdi todos os kilos que ganhei na gravidez,ou seja,perdi aproximadamente 12 kilos e hoje não passo dos 47kg. Já consegui chegar aos 50kg,mas atualmente meu peso está por volta dos 47 mesmo.
    Fico extremamente angustiada com essa realidade. Por favor,se alguém souber de alguma novidade me avise – cris.jgf@hotmail.com

    Resposta

Deixe um comentário

