10 passos para conseguir seguir os 10 passos para ter uma alimentação saudável


A partir do dez passos anteriores, escrevi estes, que tento seguir no meu dia-a-dia, para manter uma alimentação saudável:

1. O seu dia pode ser atribulado, mas você tem de reservar, pelo menos, um tempinho no meio da manhã e um pequeno intervalo à tarde para o seu lanche. Se não tiver nada por perto da sua empresa, carregue barrinhas de cereal diet ou duas frutas e um “polenghinho”, por exemplo. Coma a fruta + o queijinho, ou a barrinha de cereais + o queijinho, ou ainda ou a fruta ou a barrinha + um copo de iogurte desnatado.

2. Na hora do almoço, não olhe muito para as opções, principalmente se for em quilo ou self-service, vá direto aos pratos permitidos: uma bela porção de salada (ou legumes e verduras cozidas), arroz (de preferência, integral), feijão e um bife médio de frango ou carne vermelha, melhor ainda se for peixe, grelhado. De sobremesa, uma fruta (escolha apenas uma: caqui, goiaba, pera, maçã…), ou um pedaço de fruta (abacaxi, mamão, melão…).

3. Coma bem devagar e saboreie aquela comida como se fosse a melhor do mundo.

4. Crie uma rotina que favoreça os bons hábitos. Vá ao supermercado alimentada e fuja das prateleiras de guloseimas, passe longe. Compre somente aquilo que vai te fazer bem, que é saudável. Encha a geladeira de verde e de colorido, com verduras, legumes e frutas.

5. Separe no dia anterior aquilo que você vai preparar no dia seguinte.

6. Acorde mais cedo e dê uma caminhada. Se você não conseguir, faça coisas durante o dia, que você faria de carro, a pé: ir à padaria, ao supermercado, desça dois pontos antes para ir ao trabalho, ou pare o carro num estacionamento um pouco mais distante; troque o elevador pela escada; levante a cada uma hora, pelo menos, no trabalho; ao invés de pedir para o colega ir até sua mesa, vá até a mesa dele. Com essas pequenas atitudes, você pode somar a sua meia hora de atividade física diária, necessária para manter a sua saúde.

7. Alongue bem antes de levantar da cama. Estique o corpo para tudo o que é lado. E, mesmo que você não acredite em Deus, faça uma pequena oração agradecendo o novo dia, acredite em você mesmo. Isso dá mais ânimo para seguir o dia.

8. Diga não às tentações. Mas evite o não sofrido, porque ele pode te fazer tão mal quanto uma fatia de doce. Diga um não ao doce, à guloseima, para reafirmar o sim com a sua saúde, o seu compromisso em estar bem.

9. E se estiver difícil falar esse não, diga um sim comedido. Só experimente um minúsculo pedaço. E não faça disso uma regra. Esse sim, mesmo comedido, é só para de vez em nunca.

10. Tenha força de vontade. Se você persistir, você acostuma. E tudo será mais fácil. Será automático se alimentar bem.

PS. É sempre importante buscar ajuda de um nutricionista. Este profissional pode montar o cardápio conforme às suas necessidades e fazer um acompanhamento mais rígido da sua rotina alimentar.

2 ideias sobre “10 passos para conseguir seguir os 10 passos para ter uma alimentação saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s