Para o tratamento do diabetes, procure, sempre, um profissional especializado


Vou postar aqui alguns dos comentários que recebo, com a respectiva resposta. A Mirtes, 23 anos, está preocupada com o irmão, diabético tipo 1, de 29 anos, e me encaminhou a seguinte mensagem:

“Eu queria saber como ajudar meu irmão. Ele tem 29anos e tem diabetes mellitus tipo 1 e ele não faz uma alimentação correta. Ele refere que comida diet é muito ruim e eu queria saber como eu poderia fazer um cardápio semanal legal para ele, que não seja muito caro. Meus irmão são tudo para mim, por isso que eu peço que responda, eu queria poder levá-lo no dia mundial do diabete, mas em São Caetano é contra mão de onde moramos. Espero respostas, agradeço desde já e uma boa noite.”

Mirtes, entendo a sua preocupação. Meus irmãos também são muito importantes para mim. Somos em cinco. Olha, em primeiro lugar, para você ajudá-lo, ele precisa querer ser ajudado. Aqui, neste blog, eu coloco algumas dicas de produtos diet que são muito bons. Talvez ele tenha um preconceito em relação à alimentação dietética. Eu não sou médica, nem nutricionista, sou só uma pessoa com diabetes, compartilhando a minha experiência.

Procure a Associação Nacional de Assistência ao Diabético, a Anad, marque uma consulta para ele com um endocrinologista. Lá, eles também tem atendimento psicológico, nutricionista, entre outros profissionais que podem auxiliá-lo. Outra sugestão é procurar a Liga de Controle da Diabetes da Faculdade de Medicina do ABC, telefone: (11) 4393-5400.

Uma dieta interessante para ele talvez seja a “contagem de carboidrato”. Com a contagem, é possível fazer uma alimentação bastante equilibrada, econômica e com a inclusão de alguns docinhos, de vez em quando. Mas só quem pode orientar e montar o cardápio com base na necessidade de seu irmão é um endocrinologista.

Entre o no site da Anad: www.anad.org.br e informe-se.

Deixe um comentário

