Controle glicêmico e alimentação


A Hildete deixou o seguinte comentário:

“Minha diabetes está 107, o que posso fazer para que volte a ficar 99 ou menos? Tem alguma tabela de alimentos a seguir?”

Prezada Hildete, você precisa consultar um médico. A partir do seu histórico, ele vai poder orientá-la sobre a sua alimentação, ou encaminhá-la ao nutricionista. Mas, veja, não é o seu diabetes que está 107, é a sua taxa glicêmica de jejum, ou glicemia de jejum. Esta é que deve estar até 99 para os padrões normais. Para um diabético, a taxa de 107 é considerada uma boa glicemia de jejum. A pós-prandial, ou seja, duas horas após a alimentação, estando na faixa até 146 está ótima.

Para um controle maior, o básico é: cuidado com os carboidratos, prefira os compostos, feitos com farinha integral aos carboidratos simples, como massas brancas, pão francês, arroz branco, entre outros. Componha o cardápio com pães integrais, granola light, frutas, uma de cada vez ao longo do dia. E a minha médica orientou-me: “sempre que comer um carboidrato, combine com uma proteína”. Ou seja, se comer macarrão, que seja acompanhado de um frango grelhado, por exemplo. E não esqueça de praticar atividade física. Meia hora de caminhada por dia vai regular melhor a sua glicemia de jejum.

Mais informações, como acesso a tabela de contagem de carboidrato, a tabela de índice glicêmico, entre outras, acesse:

Anad – www.anad.org.br
Sociedade Brasileira de Diabetes – www.diabetes.org.br

33 ideias sobre “Controle glicêmico e alimentação

  1. carlos mellem mansur

    Voces poderiam informar, para um controle de glicemia, qual a taxa ideal (diabetes estabilizado ou controlada), em jejum e pós-prandial? qual a melhor média p/7-15 e 30 dias?

    Resposta
  2. Pamela

    oi tudo bem? Tenho diabestes e estou precisando muito me controlar… e tive uma ideia de fazer uma tabela onde eu possa anotar minhas glicemia etc… tem alguma ideia que possa me ajudar??? muito grada, Pamela Coutinho

    Resposta
  3. josiane

    Boa tarde! tenho um filho que 3 anos que ficou diabético, há pouco tempo com glicemia de 298 e pulou em tres dias para 598. Agora estamos em tratamento, mas ainda não conseguimos controlar a doença. Nessa idade não é muito fácil. Gostaria que vcs me mandassem uma tabela de alimentos de poder glicêmico, para eu saber o que dar para ele comer, sem índice muito alto glicêmico, pois tudo que comemos tem carboidratos. Por favor me auxiliem nessa. Obrigado.

    Resposta
    1. ggggg

      Tente acostumar a dar arroz integral, suco de limão, pão integral, leite de soja (teste algumas marcas até achar a ideal), achocolatado sem açucar.
      Não dê mais arroz e macarrão normal, juntos esses dois alimentos tem mais glicose do que o açucar.
      Dê mais frango ou carne grelhados ou no molho, evite fritura.
      Suco de laranja e abacaxi tem muito carboidrato, logo, prefira o de limão, maracujá e lima.

      Fazer exercício é fundamental para manter uma boa taxa.

      As vezes, alguns médicos dizem que pode-se dar qualquer alimento, e fazer em seguida a compensação com remédio.
      Isso é um absurdo. Evite habitualmente alimentos com alta taxa de carboidratos, deixe para ocasiões extras.
      Busque uma alimentação adequada.

      Acima de tudo acredite em Deus. Os que crêem nele tudo podem.

      Resposta
    2. norma branca rafaela morinelli

      Oi Josiane. O médico não te mandou para uma nutricionista? Acho que só ela ou ele podem te orientar quanto a alimentação do teu filhinho. Não aceite orientação de ninguém que não seja especialista . Cada caso é um caso. beijão para teu garoto.

      Resposta
  4. Myrtes

    Meu Marido é DIABÉTICO TIPO II

    Fez há 3 meses um Enfarte do Miocardio e foi operado de urgência ao coração (3 by-pass e colocou uma prótese na Veia Orta ( por estenose aortica)

    Gostaria que me envia-se por E-Mail…Uma tabela dos alimentos que ele pode comer…

    E também um MENU como seja o que ele podera comer: No Café da manhã; Lanche; Almoço; Lanche; Jantar e Ceia

    Pode ser uma tabela Alimentar das 1600 Kcal

    Ele também é Hipertenso e tem o colesterol aumentado (Faz medicação própria)

    Obrigada pela atenção
    Fico a espera da V. colaboração

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Myrtes,
      Gostaria muito de poder ajudar, mas eu não sou médica, ou nutricionista. E mesmo um profissional de uma dessas áreas vai precisar analisá-lo por meio de exames e uma conversa pessoal. Vocês devem procurar um médico e um nutricionista para que isso possa ser feito de maneira adequada. Eu sou diabética e aqui é um espaço para dividir experiências, nossas dificuldades, desafios e vitórias. Como eu já coloco na apresentação, não posso, como jornalista, passar dieta ou prescrever medicamentos. Em caso de dúvida, procure a ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético. Lá, eles têm profissionais que podem atender a um valor mais acessível: http://www.anad.org.br
      Abraço.

      Resposta
    1. NORMA BRANCA RAFAELA MORINELLI

      A PESSOA QUE PODE TE RESPONDER É UM MÉDICO , TAMBÉM DESCOBRI QUE TENHO INÍCIO DE DIABETE ,É UM PROBLEMA PARA QUEM GOSTA DE DOCES COMO EU, BOA SORTE.VOU PROCURAR UMA NUTRICIONISTA FAÇA O MESMO. FAÇA ESTA PERGUNTA SOBRE A PIZZA NO GOOGLE.

      Resposta
  5. nina

    ola, descobri a duas semanas que tenho daibetes, olha eu confesso que era umas das doencas que mais eu tinha medo, e agora como devo fazer para viver agora, estou comedo me ajudem.por favor.

    Resposta
  6. Karin

    Oi Nina! Qual a sua idade?
    Sou diabética há dois anos e no início foi bastante difícil para mim, assim como está sendo para você.
    Você precisa se consultar com um endocrinologista para que ele possa ajudá-la.
    Abraços,
    Karin

    Resposta
  7. Maria Nilza Borges Pessanha

    Ola, descobri que tenho diabetes,eu confesso que era uma das doenças que mais eu tinha medo, agora o que devo fazer, me ajude por favor.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Maria Nilza!

      Olha, aqui é o espaço certo para vc se sentir mais confortável e ver que dá para viver bem com diabetes. Tem uma turma bacana, que sempre troca experiências e fala sobre os obstáculos e as superações, como a Margaret, que já te deixou um recadinho. Conte com o nosso apoio sempre.

      Resposta
  8. Margarete Godoy

    Olá Maria Nilza, em 1º lugar procure ficar calma ,procure um endocrinologista para fazer o tratamento ele lhe indicará o tratamento adequado . Dá para levar uma vida normal desde que siga as recomendações médica.
    Abraço

    Resposta
  9. Ivone Silva

    Nossa que mudança no visual!!! Arrasou.
    Passei para ver as novidades… E seu baby como está?
    Bem, estou te devendo a receita do bolo de nozes, não esqueci não… Na verdade é um bolo com recheio de nozes e doce de leite. Humm muito bom, prometo enviá-la em breve.

    bjs

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Ivone! Que surpresa boa, vc por aqui! Mudança de visual? Vc se refere a foto acima? Puxa, então faz tempo que a gente não se vê. Nesta foto aí, eu estava grávida de cinco meses. Mas mantive os cabelos mais curtos. É mais prático. Meu baby está ótimo, lindo e fofo (rsrsrsrs). Vc só fica me deixando com água na boca falando dessa receita. Aguardo! Beijos.

      Resposta
  10. Sara

    Ola, á 10 dia descobri que tenho diabetes estou muito assustasa apesar de vir de uma familia com muitos diabeticos eu achava que estava fora de risco pois sempre tive a gricose muito baixa tipo 55, 60 mais derepente ela foi a 286 e dai´pra frente oscila entre 129 a 165 estou muito nervosa cada um fala uma coisa meus exames ja foram feitos estou esperando pra leva-los a um mendico ja tirei o açucar e as frituras massas essas coisa, tomo cha de folhas de pitanga e capsula de alho por conta própia pesquizei na net e vi que fazem bem…estou agindo certo?
    Mil beijocas.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Sara, a primeira coisa que vc tem de fazer é procurar um médico. Ele que deve orientar o tratamento. Normalmente, pessoas com hipoglicemia tendem a ter diabetes. Como vc descobriu logo no início, suas chances de ter complicações são menores, se seguir o tratamento médico direitinho. Beijos.

      Resposta
  11. Elizangela

    Ainda tenho muito medo, gostaria de mecomunicar com pessoas que também tem Diabetes.
    Descobri tem + ou – 1 ano mais não liguei muito achei que era besteira e que ia passar, mas não passou e agora estou com medo.
    É ruim vivder assim.

    Resposta
  12. alfredo dobilas

    Minha taxa de glicose vai até 280 ou mais, mas eu não me preocupo: é taxa de glicose alimentar, i.é: batata, arroz, pão,
    etc., etc.. não é taxa de açucar branco, que é o único vilão da
    diabetes II. Faço regime de tolerância zero para açucar branco e todos os alimentos que o contém. tais como doces, refrigerantes, bolos, etc.etc.. Eu não tenho sintomas de diabetes, tais como visão turva, sede excessiva, voltade de urinar frequente, vontade de comer doces, pé diabético e outras mumunhas mais que os outros descrevem. Não concordo com a opinião dos médicos de a taxa de glicose deve ser de 99 a 117 mg/ dcl. A não ser que seja de açucar branco, a taxa pode ser bem mais elevada, já porque não há como reduzi-la. Não uso antiglicemiantes, tais como glibenclamida, met formina ou quaisquer outros fármacos. A única coisa que eu faço é ater-me a uma taxa zero de tolerância ao açúcar branco, tanto refinado como cristal, que definitivamente não são alimentos, mas sim produtos quimicos prejudiciais ao organismo, que ficam circulando junto com o sangue, e dificílimos de eliminar. O mel dizem que ajudar a eliminar. experimentem. Tenho 81 anos e vasta experiencia.

    Resposta
    1. josé ramom dias ramos

      é meu tio, eu sou médico endocrinologista e, para o senhor com esta idade de matuzalém, eu não restringiria nada mesmo, ora, o senhor já está mais pra lá do que pra cá então, pode comer pedra e beber veneno que não vai fazer nenhuma diferença!!!!!

      Resposta
  13. Ka

    Tenho pré-diposição ao diabestes e estou precisando muito me controlar mais e gostatia de saber se há uma tabela onde eu possa anotar minhas glicemia etc…?

    Resposta
  14. JOSE LUIZ

    POR CAUSA DA ÁGUA DE COCO, FIQUEI DIABÉTICO. EVIDENTE QUE CARREGAVA O GENES DO DIABETES, TANTO DO MEU PAI COMO DA MINHA MÃE.OU SEJA: ANTES DE CHEGAR À ACADEMIA DE GINÁSTICA, TOMAVA UM COPÃO DE ÁGUA DE COCO. APÓS A GINÁSTICA, OUTRO. ENTÃO ME DISSERAM QUE ÁGUA DE COCO É GLICOSE PURA. SERVE COMO SORO. COMECEI ENTÃO A FREQUENTAR ENDOCRINOLOGISTAS. HOJE, PREFIRO CLÍNICO GERAL. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, SÃO MAIS COMPETENTES.RELATO MINHA EXPERIÊNCIA. MAS, GRAÇAS AO DR. GOOGLE, ENCONTREI UM REMÉDIO QUE É TIRO E QUEDA. GLUCOVANCE 250 MG. MEU CLÍNICO GERAL APROVOU.TOMO UMA CÁPSULA NO JANTAR E UMA DE METFORMINA 500 MG NO ALMOÇO. NÃO FAÇO REGIME RIGOROSO E, ALÉM DE MALHAR, MINHA GLICOSE SEMPRE ESTÁ EM 92. ME PARECEU QUE OS MÉDICOS NÃO RECEITAM REMÉDIOS EXISTENTES NO MERCADO DE EFICIÊNCIA TOTAL PRA SE TER UMA VIDA BOA, SEM REGIMES DUROS E RIGOROSOS. ISSO, PARA QUE SEMPRE ESTAJAMOS EM SEU CONSULTÓRIO.ADVOGADO NUNCA QUER QUE O PROCESSO ACABE, PARA FICARMOS SEMPRE EM SUA DEPENDÊNCIA E SE SOUBEREM DE NOSSO PATRIMÔNIO FINANCEIRO, PIOR AINDA. ASSIM COMO MÉDICO, NÃO DESEJAM QUE TENHAMOS SAUDE.

    Resposta
  15. tonny

    gente to com medo sabado cai de skate e qebreii o braço ae fui no hospital ae la eu quase desmaiei e entao fizeramm o tete de glicemia e a minha ta 146 sera qe to diabetico me ajudem plis
    tenho 13 anos , 1m e 72 cm de altura e peso 76 kg

    Resposta
    1. Humberto

      Olá tonny!
      Primeira coisa : não se alarme. Situações de stress aumentam a glicemia – e quebrar um osso é uma situação de stress (vc bem sabe).
      De toda forma, sempre consulte um médico, para se tranquilizar.

      Resposta
  16. Marilucia Galinatti

    Mary
    fev 10, 2013 22: 00

    Ser diabético não faz parte da vida de alguém necessariamente. Se você tem um estilo de vida saudável, se alimentando de frutas, nozes cereais e verdura, toma de seis a oito copos de água por dia e faz execícios, ( o melhor é a caminhada) o seu diabete desaparece em menos de quatro meses. Experimente. Massas, frituras, qualquer espécie de bebidas doce, gorduras, chocolates, empacotados e enlatados só geram doenças. O melhor que se deve fazer é evitar alimentos de origem animal, pois os animais estão doentes. E além do mais 70% dos antibióticos estão fazendo parte da alimentação dos mesmo. Muito importante também é você aprender a controlar o stress. Seja determinado e se esforce, verás o resultado.

    Resposta
  17. sinval

    por que minha glecemia é mais baixa quando eu me alimento do que quando estou de jejun de doze horas???????????????????????

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s