Diabetes emocional?


estresse

O Jorge apresenta-nos uma dúvida interessante sobre diabetes emocional:

“Minha sogra acha que o diabetes de suas duas filha é emocional. Desde os 5 anos elas são diabéticas, o que vocês me falam sobre isso?”

Pelo o que eu pesquisei, não existe diabetes totalmente emocional, já tem de haver uma pré-disposição genética. E o estresse prolongado pode somente antecipar o aparecimento, e não ser a causa única e exclusiva do surgimento da doença.

No caso delas, que são diabéticas desde os 5 anos, trata-se de diabetes tipo 1, que é uma doença auto-imune, portanto, sem relação com estresse emocional.

Para esclarecer melhor a sua questão, é interessante você consultar um endocrinologista ou a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad).

É importante salientar que eu não sou médica, nem cientista, ou nutricionista. Sou jornalista, e tenho diabetes. O espaço que criei é para compartilhar a minha história, a minha experiência, por isso não posso responder as questões do ponto de vista científico ou técnico. Assim, quando não posso esclarecer totalmente a dúvida, indico outras fontes de pesquisa.

Serviço:

Anad: www.anad.org.br

5 ideias sobre “Diabetes emocional?

  1. lucassilva

    viver com diabetes e complicado mais não impossivel ,como vejo vc toda feliz querendo vive ,eu tambem convivo com diabetes desde dos 12 anos hoje tenho 26 e vou vivendo ate quando não sei ,mais acho interessante a criação de sat onde fala sobre diabetes parabens.

    Resposta
  2. adriana

    tenho diabetes a três meses!
    Depois q descobri q uma pessoa que amo muito estava muito doente passei muito mal tendo vestiges
    quando fui ao médico minha glicose estava em 439
    Minha mãe é diabética.essa noticia ruim pode ter me levado a desenvolver essa diabetes???

    Resposta
  3. Verônica Moreira

    Há um ano descobri que meu açucar estava 100,fiz dieta e depois parei,agora há 4 meses atráz estava 100 outra vez acho que não havia baixado,.fui diagnosticada com pré diabetes,e hipotiroidismo tomo levotiroxina 50 tds os dias em jejum,em quatro meses perdi 7 kg,estou muito preocupada não sei se é do remédio da tireoide ou da dieta de açucar e carboidratos,fico muito preocupada só vou voltar ao médico em maio,minhas roupas estão largas e as pessoas já estão notando minha magreza.Isso é normal?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s