Coluna do Portal Diabetes: Está em suas mãos


Está em Suas Mãos


Publicado em 7/4/2008 no Portal Diabetes

Postei no meu blog, Viver com Diabetes, na semana passada, um vídeo do projeto “Word in your hands” (Palavras em suas Mãos), criado pela comunidade norte-americana “Tu Diabetes”, para lembrar o Dia Mundial do Diabetes. O projeto consistia em escolher uma palavra que descrevesse como você se sente em relação ao diabetes, escrevê-la em uma das mãos e, em seguida, tirar uma foto. Entre agosto e novembro de 2007, a comunidade recebeu 120 fotos. O resultado é surpreendente.

Fear, Sad, Mad , Tired… Entre um tanto de palavras, uma chamou a minha atenção. Era a única que não estava em inglês: ESPERANZA. Um olhar mais atento e ela se repetia em inglês: HOPE. Havia também Grace, Organization, Balance, havia sorrisos posando ao lado das mãos. A partir dessas e de muitas outras palavras, foi feito um vídeo.

Ao assistir o vídeo, temos reforçada a idéia de que a nossa vida está em nossas mãos. ESPERANZA. Todas as outras palavras positivas me levavam de volta a ela. HOPE. Mas havia palavras muito tristes ao lado de rostos ainda mais tristes. SAD. E isso só me fez pensar no quanto essas mãos sofrem. ALONE. Perdidas, sem apoio, sem poder contar com a família, sem ter com quem desabafar. FEAR. Quase todos os dias, me deparo com elas em meu blog. SICK. Muitas sofrem não de uma, mas de duas doenças: diabetes e depressão. TIRED.

Ter diabetes é experimentar cada uma dessas palavra. COMPLICATED. Para só então entender e começar a experimentar algumas outras, aquelas que levam à ESPERANZA. Mudar o que está em nossas mãos, a nossa VIDA, não é tarefa das mais fáceis. ORGANIZATION. É preciso ser persistentente. GROWING. Dia após dia, semana após semana, mês após mês, às vezes, anos, digerindo as palavras até chegar a um entendimento. INCESSANT. Pode demorar um pouco para percebermos o poder que temos em nossas mãos. BATTLE. E percebermos que só cabe a nós mudarmos. SELF CONTROL. E depois de muita insistência, chegamos ao equilíbrio. BALANCE. E nos descobrimos como somos. STRONG. E podemos alcançar a felicidade. GRACE.

Não esqueça: está em nossas mãos a forma como o diabetes nos toca. Como ele tem tocado você? Que tal pensar sobre isso? LOVE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s