Somos seres humanos, imperfeitos e únicos


Li a matéria de capa da Revista Vida Simples de julho, que fala sobre as imperfeições e sobre a busca incessante pela perfeição, porque simplesmente não aceitamos os nossos defeitos. E isso é negar a nossa condição humana. O nosso grande problema é estar sempre nos comparando aos outros. E, assim, nos sentindo inferiores, porque costumamos pensar que a vida do outro é perfeita. A nossa não. Buscamos os padrões dos relacionamentos de novela, o amor perfeito, a felicidade sem fim. Mas a vida não é assim, e nos frustramos.

A reportagem fala sobre os exemplos de superação são expostos em todas as mídias. Aí, fiquei pensando no meu blog e que eu já fui personagem de diversas reportagens sobre diabetes. Mas o meu objetivo não é parecer perfeita. Quero ser humana, com todos os meus medos e as minhas fragilidades. Se eu puder ajudar alguém com a minha forma de encarar o diabetes, fico imensamente feliz. Se eu puder inspirar alguém a se cuidar mais, é um grande prêmio. Mas sei que cada um tem sua forma de encarar as coisas. Não sou eu que vou dizer que a minha é a forma certa.

Quando você conhece a história de alguém, você pode se identificar com ela. E é essa identificação que pode dar aquela sensação de “puxa, não sou só eu que estou passando por este problema”. Você não se sente tão só, se sente, sim imperfeito, como outros seres humanos. Mas são exatamente as nossas imperfeições, talvez, que nos tornem indivíduos, pessoas únicas. Porque cada imperfeição traz uma vivência, que é diferente para cada um.

Viva a nossa condição de seres humanos, seres imperfeitos.

Deixe um comentário

