Comportamento de Crianças Diabéticas


CRIANÇA COM DIABETES

A Hérica me mandou a seguinte questão:

Estava procurando tirar uma dúvida sobre diabetes e acabei “caindo” aqui no seu blog. Eu tenho um enteado que adora falar alto ou, quando algo não sai do jeito que ele quer, simplesmente grita, então, eu conversei com ele e minutos depois ele gritou novamente, aí coloquei ele de castigo, depois, falando com a mãe dele sobre o acontecido, ela disse que é por causa do Diabetes, que poderia estar alterando o humor dele, o menino tem 10 anos, mas desde que o conheco é assim.
Agora a minha pergunta, NUNCA ouvi dizer que Diabetes altera o humor, sempre li sobre os sintomas,  mas nunca meeesmo ouvi sobre isso, isso e verdade?

####

Olha, vou te dizer, Hérica, que também nunca ouvi falar que diabetes altera o humor, a não ser quando a pessoa está em hipoglicemia, mas é um estado bem passageiro, ligeiro, até subir de volta a taxa de açúcar.

O que acontece muito é que os pais de diabéticos costumam mimar muito a criança, como uma forma de compensar a doença. Isso, sim, influencia no humor, no comportamento. Por isso, é importante o acompanhamento de um psicólogo, para os pais saberem lidar com a doença. Outro dia, entrevistei um renomado endocrinologista, e ele falava sobre isso. Os pais e a escola não sabem lidar com a criança diabética. A tendência é super proteger o filho.

Há casos em que os pais se sentem até mesmo culpados pelo filho ter diabetes, sendo que no tipo 1 não há influências externas. Trata-se de uma doença auto-imune, como lúpus, esclerose múltipla. É o organismo se protegendo contra o próprio organismo. Acontece. Ainda não há explicação de como.

Não sou psicóloga, ou psiquiatra, mas parece que a mãe é que precisa de ajuda. Se você tiver esta liberdade com ela, oriente-a a procurar um profissional.

 

17 ideias sobre “Comportamento de Crianças Diabéticas

  1. Pingback: Mônica tem uma filha diabética e acredita que a taxa glicemia altera o humor dela « Viver com Diabetes - Blog

  2. Pingback: Mônica tem uma filha diabética e acredita que a taxa glicemia altera seu humor « Viver com Diabetes - Blog

  3. Mônica

    Esclarecendo melhor,quando está com hipo fica com olheiras profundas mas, a mudança de comportamento acontece quando esta com hiper, geralmente acima de 400.
    Espero poder ajudar com meu depoimento…
    um abraço e adorei o blog! O primeiro que participo!

    Resposta
  4. Fatima Bellesso

    Amigos,

    Vc tem toda a razão sobre o comportamento ou humor de diabéticos – tem um filho de 18 anos, com diabetes há 12, e sempre foi um mau-humorado. Realmente mimei demais esse menino, até em detrimento do mais novo, de 12 anos hoje – Me arrependo de muitas coisas, mas os pais devem buscar muita força porque as crises de hipoglicemia que já vi no Pietro me deixaram arrasada – Agora ele é um homem e continua não aceitando muitos “nãos” da vida. Vamos continuar juntos… me escrevam…

    beijos

    Fátima Bellesso

    Resposta
  5. Janaina Nascimento

    Tenho uma filha de 4 anos que tem diabetes a 2. Ela é muito nervosa e agora está com uma mania de ficar abrindo a boca bem aberta e piscando os olhos repetidamente.Não sei se é estado nervoso ou se é alguma mania de criança mesmo.Por favor me responda. Obrigada

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Jananina, este tipo de dúvida tem de ser respondida pelo médico da sua filha. Não posso responder perguntas técnicas relacionadas ao diabetes, já que não sou profissional de saúde. Obrigada.

      Resposta
  6. mayara herculano

    tenho uma finha diabetica ,ela so quer as coisa do jeito dela e eu acabo, fazendo tudo q ela quer .ela nao para acorda de manha 9horas e vai dormir 10 da noite nao sabe brinca sem bater mas ela adora brincar com outras criancas queria sabr sua opiniao

    Resposta
  7. Patricia Bruno Lopes

    Tenho 2 filhos com diabetes tipo 1 uma de 12 e um de 8 anos. Eles tem gênios diferentes,porém são nervosos com o menino passo muito sufoco em relação a escola,acham q mimo mas, não, realmente a médica disse que as oscilaçoes de glicemia altera e muito o humor e mais as picadas de insulina várias vezes ao dia(se imagine no lugar?)Pois bem ja tratei com pisiquiatra e psicologos até agora não tive resultados,coloco de castigo, etc… È uma questão de paciência ,amor e oração. Essa é a jornada dos pais de diabéticos. Então os que nâo vivem por favor não falem porque não é fácil ,sofremos todos juntos a ponto de passarmos noites em claro cuidando deles. Obrigada .

    Resposta
  8. Gabriela

    Olá, tenho uma irmã diabética desde seus 4 anos de idade… Agora ela já tem 12 anos, e não está sendo muito fácil lhe dar com isso nem pra ela nem para os que a cercam. Peço que me respondam o mais rápido possível e que possamos trocar msn e assim manter contatos… Podemos trocar informações e dividir nossas apreenções sobre o assunto.
    Quero saber se tem por aqui alguma criança diabética para que minha irmã não pense que é só ela no mundo e sua revolta diminua.
    Um grande abraço e adorei esse site, parabéns pela iniciativa. Que DEUS abençoe a todos… aguardo respostas.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Gabriela! Vou te indicar dois blogs, o da Nicole, “Minha Filha Diabética”, que traz a história da Vivi, que é super alto-astral, e da Jo, que conta o dia-a-dia do Gui, “Vida muito doce”.
      http://minhafilhadiabetica.wordpress.com
      http://www.vidamuitodoce.com.br
      Acho que faria bem para ela frequentar a Associação de Diabetes Juvenil, que tem muitas atividades para a idade dela:
      http://www.adj.org.br
      Obriagada e continue aparecendo por aqui.

      Resposta
  9. gabriela lima dos anjos

    gabriela lima dos anjos 06/02/2012

    tenho diabetes desde os 6 anos de idade
    hoje tenho 12 anos
    e moro num lugar onde as pessoas nao tem muita informacao sobre o diabetes
    eu procuro ficar bem informada para ter boa saude
    onde eu moro as pessoas pensam que todas as coisas diet e light sao completamente sem gosto
    eu gosto de tudo que eu posso comer
    e ninguem tira essa minha opiniao

    Resposta
  10. tatiana sardinha

    olá, sou tatiana mão de pedro davi diábetico desde os dois meses de idade , foi quando descobri e quase que perdi meu pequeno príncipe, lendo os relatos cheguei a conclusão de que essas alterações de humor devem sim ocorrer pois meu pedrinho é uma criança hoje com 2 anos e sete meses por sinal muito saudável, e muito elétrico de gênio forte e não para um segundo e quer quer tudo do seu jeito, as vezes fico muito cansada com ele mas depois penso que nada como uma criança que quase foi embora, ser tão alegre e extrovertida, agradeço muito a deus por ele ser assim, e que deus me ajude a não reclamar que estou cansada.
    um abraço a todos e força

    Resposta

Deixe um comentário

