Cecília é diabética há 20 anos, mas leva a vida com bom humor, e sonha em ser mãe


Hoje publico uma carta muito bacana, da doce Cecília. Ela quer se corresponder com outras mulheres diabéticas que vivem o sonho da maternidade, como ela mesmo diz. Amei a cartinha, é super alto astral, e pode trazer uma luz, aí, para várias pessoas.

### 

Olá, todos doces colegas!

Tenho 31 anos e sou diabética, tipo 1 há 20 anos! Claro que passei por todos os conflitos possíveis em relação à doença, sendo imprescindível conhecê-la cada dia mais, através de pesquisas, leituras e contato com pessoas/profissionais que entendam sobre a doença.

Tive fases deprê, fases de “morrer de vontade” de comer o que não podia, fases de “comer e morrer de culpa”, fases de me comparar com pessoas sem a doença, fases questionadoras da minha fé (meu maior sustentáculo!!), enfim, viver e vencer as variantes fases da vida de um diabético é a primeira credencial para “entrar no time”!!!… Faz parte!… rsss…

Porém, o que quero dizer e dividir com todos que acessam este amável blog é que nossas reações, questionamentos e comportamentos variados em relação à nossa vida como diabéticos é muito mais que normal! O que realmente muda e é determinante é como atravessamos e reagimos a tais fases, pq quando falamos de saúde, não só para diabéticos, falamos do maior tesouro que fomos incumbidos por Deus de proteger e zelar!

Claro que somos cobrados muito mais pela constante vigilância à nossa saúde plena mas, em contrapartida, é maravilhosa a certeza de que se, vencemos estas fases, respeitando nossas dores e nos levantamos, seguindo com nossos cuidados, vencemos! Temos uma vida normal, lutamos e realizamos projetos, vivenciamos todas as experiências possíveis e, de repente, percebemos que nossa “doçura” nos fez mais fortes e fez de nossas vitórias muito maiores do que as conquistas de qualquer uma daquelas “pessoas normais”!!… E esse gosto, ah, é muito bom!!!… O doce (diet) gosto da vitória!!!

Graças à Deus, minha família e minha própria determinação, tenho conquistado muitas bençãos e vitórias apesar da diabetes (aliás, vai saber se não devo justamente à ela minha força e determinação na vida!); acompanhando pesquisas, vivenciando muitas melhorias e facilidades nestes 20 anos de doçura, enquanto, claro, renovo meus sonhos, uma vez que eles não giram em torno da sonhada cura da diabetes!!

Atualmente, meu mais novo e precioso sonho é a maternidade! Graças ao meu filho, que creio em Deus já estar “reservado” para mim, tenho conseguido encarar a diabetes e tudo o que ela exige de mim com maior determinação, aceitação, disciplina e objetivo!! E, acreditem, nunca tive tão bons resultados clínicos!! Se não é por mim, é pelo meu já amado filho! OBJETIVO! SONHO!! É isso que motiva o ser humano e, nós, seres humanos tão especialmente doces, não seríamos diferentes!!! Precisamos e devemos nos utilizar dos nossos sonhos, sejam quais forem, para nos estimular a olharmos para frente, a buscarmos o fortalecimento de nossa fé, independente de nossa religião, a nos assumirmos com nossas limitações, respeitá-las e supri-las através do comprometimento com nosso tratamento de saúde, tratamento este que não é impossível e, só por isso, já é sim um motivo de rendermos graças ao Nosso Pai Celestial!!

Sim, ninguém disse que é fácil! Mas não sejamos presunçosos ao achar que a vida de outrem é sempre mais fácil do que a nossa! Devemos sim é vivenciarmos nossos infortúnios, assumi-los, chorar, sofrer, questionar, … tudo é compreensível!!…

Só não será compreensível, depois de tudo isso, desistirmos de algo que depende tanto de nós, e que nos levará à realização de nossos sonhos!!! E, o que não depender somente de nós mesmos, que sejam convidados para perseverar conosco, nossos familiares e amigos mais amados, pq acima de tudo isso, quando fazemos a nossa parte, eu garanto, Deus está cuidando, administrando, sustentando e abençoando a doce vida de cada um de nós!

P.S.: Gostaria muito de me corresponder com meus doces colegas, principalmente, mulheres diabéticas que já viveram ou sonham viver o sonho da maternidade!

Um abraço,
Cecília
(sissamp@uol.com.br)

8 ideias sobre “Cecília é diabética há 20 anos, mas leva a vida com bom humor, e sonha em ser mãe

  1. Fernanda

    Olá, Cecília!
    Temos histórias em comum, já que tenho 29 anos e vou completar 21 deles com diabetes tipo 1!
    Meu maior sonho sempre foi e ainda é ter um filho. Agora mais do que nunca! Ano passado tive o gostinho de estar grávida por quase 3 meses e perdi meu bebê com 11 semanas… Agora não consigo mais me separar do meu sonho. Eu e meu marido (que é maravilhoso!) estamos tentando novamente com bravura há 7 meses e até agora não conseguimos… É claro que grande parte disso é psicológico, mas estamos tentando sem cessar, ainda sem resultados, o que me deixa muito triste às vezes.
    Como você mesma disse, o sonho também me fez mais forte e mais perseverante em conseguir um bom controle (A1c = 5,7), mas ainda assim convivo com um medo muito grande.
    Vamos conversar mais, peguei seu e-mail e vou te mandar uma mensagem, ok? Quem sabe podemos nos ajudar?
    Bjo
    Sucesso e boa sorte!

    Resposta
    1. Tatiana

      Olá, tenho 28 anos e há 20 sou diabética, e este ano tbm quero realizar o sonho de ser mãe, mas minha hemoglobina glicada não sai dos 9,0, por isso tenho medo….vou pegar seu e-mail pra trocar idéias…
      Abraços

      Resposta
  2. Elaine

    Boa noite!!

    Tenho 36 anos e sou diabética (mellitus) há cerca de 17.
    Quero muito ainda tentar engravidar… Sei que pode parecer inconsequênte, mas, gostaria muito de tentar. Meu controle é péssimo!… Muito ruim mesmo!… Mas, não tenho problemas de rim, retina, coração, etc. Adquiri neuropatia dos membros inferiores há uns 5 ou 6 anos, mas, hoje não sinto mais os sintomas – acho que estou bem quanto a isso. Ao mesmo tempo que quero muito engravidar, tenho medo de perder meu bebê – sobretudo pque dificilmente poderia engravidar novamente… Gostaria de conhecer mulheres diabéticas que possam compartilhar comigo suas experiências (sobretudo neste momento decisivo da minha vida). Muito obrigada!!!

    Resposta
  3. joseane

    OI CECILIA TUDO BEM.SOU TAMBEM PORTADORA DIABETES 1 TENHO 25 ANOS FAZ DOIS ANOS QUE DESCOBRI ESTA DOENCA QUE ME ABALOU MUITO MEU SONHO E GERAR UM LINDO BEBE QUE TODAS NOS VAMOS CONSEGUIR QUE A MAO DE DEUS VAI POR EM NOS TA DIFICIL ALGUM TEMPO JA TREINANDO MAIS AINDA NAO CHEGOU MINHA HORA MEU ESPOSO ESTA MUITO ANCIOSO AS VEZES E ISTO QUE ATRAPALHAR…………… BJOS SORTE A TODAS NOS

    Resposta
  4. Bianca

    Oii Meninas td bem? tbm sou diabetica tipo 1 a 10 anos
    tbm era louca pra ter um filho mais tinha muito medo.! por meu diabete ser descontrolado.! mais me casei no ano passado.! e com Fé e coragem engravidei esse ano to de 8 meses e meio.! minha Gravidez foi maravilhosa Não precisei de hospital e meu diabete controlo muito com a gravidez.! desejo sorte pra vcs.! Beijo

    Resposta
  5. Gessiane

    Oii meninas, meu nome é Gessiane Almeida, sou estudante de design da Universidade Estadual de Minas Gerais — Campus Ubá.
    Me formo este ano e meu projeto de graduação é totalmente voltado para vocês mulheres diabéticas, que estão atuando no mercado de trabalho e que por serem diabéticas necessitam de cuidados especiais com calçados, o meu projeto visa um calçado no qual traga para as mulheres além de especificações medicas, um calçado esteticamente agradável e que amenize os tantos problemas que os calçados comuns trazem para nós.
    Estou em uma fase de procurar saber afundo informações dos usuários, sei que tem muitas mulheres no mundo que são diabéticas e buscam como qualquer outra, conforto e bem estar, o que os calçados especializados muitas vezes não dispõe .
    Peço encarecidamente se alguém tiver o interesse de contribuir para que este projeto aconteça entrem em contato comigo por e-mail gessiane-almeida@hotmail.com
    Abraços

    Resposta

Deixe um comentário

