Verônica Mattos vai compartilhar a sua história aqui, no Viver com Diabetes


Esta semana, tem início uma Blog Novela, aqui no Viver com Diabetes. A idéia surgiu a partir de uma mensagem que recebi de uma leitora. Ela prefere que seu nome real não seja divulgado. Foi aí que nasceu Verônica Mattos.  Um nome forte para uma garota de 20 anos, a nossa personagem principal. Verônica é baseada na história dessa nossa leitora e de muitas outras garotas que passam pela mesma dificuldade. 

**

A garota me mandou a seguinte mensagem no último final de semana:

Acabo de completar meus 20 anos e sou diabética desde os 13. NUNCA, mas nunca mesmo consegui [controlar] minha glicose.Os médicos não entendem, muitos já desistiram, me deixaram de lado mesmo! Não consigo parar de comer meus doces, na verdade, nem tenho uma vida de diabética, pelo contrário, como mais doce que qualquer pessoa não diabética. Acho que isso é uma questão de aceitação (discutiremos isso nos próximos e-mails). Já tive um problema sério relacionado à anorexia nervosa e acho que minha cabeça ainda não está completamente sadia. Vivo insatisfeita com meu corpo, me acho gorda e isso só piora a minha situação: fico super pra baixo e ao invés de me cuidar.. hum… ” enfio” a cara numa lata de leite condensado, como bolos, mais bolos com cobertura de chocalate, caixas de bombons e de bis, eles têm até medo de mim quando passo pela prateleira…e o que isso faz?? (sic) Engordar mais ainda… e o que isso leva??? (sic) A uma auto estima super baixa.. e o que isso significa? mais caixas de bombons.. bis.. bolos e blá blá blá…

O que eu queria ti pedir  é que me ajude… me ouvindo (ou melhor.. lendo) meus desabafos e situações…

Ahhh!!! E o mais importante… não desiste de mim, não…

Por mais que eu prove o contrário, a todo instante, eu quero muito ter uma vida normal… apesar de já estar sofrido consequências de um mau controle.

Posso contar com você?

***

E a minha resposta foi:

Eu é que te pergunto: posso contar com você? Porque para você contar comigo é preciso antes que eu possa contar com você. Você deve estar se perguntado: como assim?

Preciso saber onde você quer chegar. Preciso que você queira mudar. De que forma? Que estes seus desabafos sirvam para que você se conheça melhor, para que você saiba porque tem agido assim.

 Não sou psicóloga. Não sei até que ponto posso te ajudar. Se os meus olhos sobre os teus desabafos te ajudarem. Se saber que tem alguém que os lê e que se importa, pode te fazer mudar… aí, sim, talvez eu possa te ajudar.

 Ah! Tem uma condição: publicar os seus desabafos e as minhas respostas para que possamos ajudar outras pessoas. Se você não quiser divulgar o seu nome, tudo bem, nós inventamos um outro. Mas é preciso que isso tenha uma dimensão maior, que esteja além de mim, e de você.

Topa o desafio?

**

Assim, surge a blog novela que conta a história de uma jovem que vive com diabetes, mas bate de frente com ela o tempo todo. Uma luta diária. Como se os seus desejos de mulher jovem não fossem compatíveis com as necessidades de uma pessoa com diabetes.

Verônica vai retomar os principais episódios que marcaram a sua vida desde os 13 anos. Vai dividir com você a sua experiência de vida, as suas angústias, os seus deslizes, as suas pequenas conquistas e grandes vitórias.

Aguarde, sexta-feira tem início a nossa primeira e mais nova Blog Novela:

O Desafio de Verônica Mattos

***
Se você se identifica com a história, mande a sua contribuição, histórias que possam contribuir com a trajetória da nossa personagem. Participe dessa blog novela.

Independente disso, vou continuar publicando as cartas da nossa garota, que inspirou a criação disso, a quem eu tenho muito a agradecer.

Deixe um comentário

