Desafio é viver com diabetes


Recebi este comentário de um leitor anônimo. Engraçado uma pessoa que nem se quer se identifica querer desafiar alguém. Sr. Anônimo, não aceito desafios desse tipo. Se você tem com o que contribuir, deixe a sua mensagem e contribua. Se você quer brigar, sinto muito, você pode bater em outra porta.

Sim, fui procurar outras referências sobre a sucralose. Mas deixe que o nosso visitante leia o seu comentário, logo abaixo.

***

COMENTÁRIO DO SR. ANÔNIMO:

Recomendo a leitura destes 2 livros e deste site com informações sobre açucar e sucralose (O livro negro do açúcar e Sugar Blues).

http://www.tuberose.com/Sucralose.html

Não é de hoje que a FDA e outros grandes orgãos governamentais, tanto nos EUA, como no Brasil, atuam não pensando na sua saúde, mas sim no bolso de quem está por trás disso tudo.

Eu não tenho diabetes, mas mesmo assim resolvi abolir o açúcar da minha alimentação, e sempre buscando por alternativas comecei a me deparar com a sucralose, que me soa como uma tentativa desse império do açúcar de se “reciclar” e tentar passar uma idéia de que isso ou aquilo são saudáveis.

Um adoçante que pra começo de conversa é derivado do açúcar, um completo lixo pros nossos corpos, e em seguida passa por várias etapas e modificações químicas.

Me desculpe a autora do blog, mas eu te desafio a achar quais são esses “100 estudos científicos sérios” (quem foram os pesquisadores, se receberam ou não financiamento para pesquisa por alguma empresa/indústria), ao que me parece não passam de referências que os sites que só falam bem da sucralose fazem. (Procure por sucralose no google e esses sites virão ao montes tentando te convencer que estudos de longo prazo comprovam a segurança da sucralose, quando esses estudos sequer existem).

***

Sabe, Sr. Anônimo, nem só de Google vive a humanidade. Você precisa ir a uma base de dados de pesquisa científica para encontrar tais artigos. Um exemplo: http://www.pubmed.com. Eu não o desafio, apenas o convido, educadamente, a procurar esses estudos em base de dados apropriadas. E se achar estudos contrários, você também pode e deve trazer e compartilhar conosco, será uma contribuição e tanto.

Talvez você acredite em conspirações. Mas que eu saiba, o FDA e a Anvisa, assim como órgãos reguladores da Europa, são instituições sérias. Se não acreditarmos nisso, estamos perdidos, ainda mais nós, diabéticos, que dependemos de remédio diariamente. Remédios, estes, aprovados por tais instituições.

Se a sucralose é ou não a melhor substância para adoçar nosso café de todo dia, não sei. É uma opção. Deve haver estudos a favor e estudos contra. Assim como em relação ao aspartame e à sacarina. E tantos outros, mas precisamos deles. A minha visão é que tudo em excesso faz mal.

A “tal conspiração da indústria do açúcar e dos órgãos brasileiros e americanos”, a qual você, Sr. Anônimo, se refere, deve ter comprado outras associações sérias. Abaixo, algumas associações que também citam os tais 100 estudos que você acredita “que nem existam”:

American Heart Association

American Diabetes Association

Sociedade Brasileira de Diabetes

The American Council on Science and Health (ACSH)

International Food Information Council

++++

Mais um detalhe: da próxima vez, Sr. Anônimo, se identifique, porque não se desafia uma pessoa sem dizer ao menos quem você é. A propósito, desafio, para mim, assim como para a maior parte dos leitores deste blog, é viver com diabetes.

+++

OBS: não estou, aqui, defendendo o uso da sucralose, apenas publiquei informações que encontrei em sites de entidades sérias. O leitor deste blog, se for diabético, deve sempre consultar o seu médico para se informar sobre as melhores opções.

4 ideias sobre “Desafio é viver com diabetes

  1. Josmar Divino Fereira

    Olá Luciana Oncken. Li as suas ponderações com o Sr. Anônimo e também acredito que qualquer abuso no uso de produtos industrializados ou não pode fazer mal. Claro que o fabricante da sucralose vai falar bem. Existem pesquisadores picaretas e sérios. O melhor mesmo é ler bastante sobre o assunto e depois procurar o médico. Eu tenho diabetes há dez anos. E ainda o mantenho sob controle. Difícil mesmo é regular a alimentação, pois o critério é: se for “gostoso”, deve-se abrir os olhos, ou seja comer muito pouco. Um grande abraço e sucesso no controle da diabetes. Josmar

    Resposta
  2. Roberto Decanine

    Oi Luciana. Meus últimos exames de glicemia deram alterações prá cima e estou deveras preocupado. Resolvi então consultar tudo sobre diabete, por isso além de profissionais da área, também depoimentos dos que sofrem “na própria carne”. Sobre essas pesquisas só sobraram sucralose e stevia. Pergunto; qual sua definição sobre a planta natural do Japão? já que os japoneses são eméritos naturalistas e isso tá provado messiânicamente! e nem por isso os ocidentais a levam em conta. Por outro lado, me atrai o sabor “parecido” com o nosso açucar de todo o dia. E então? me dirime essa dúvida? Vc. é uma guerreira e conto com o seu discernimento, sem levar em conta toda essa baboseira do lado comercial. grato

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Roberto, não sei se entendi direito a sua dúvida. Mas, apesar da stevia ser o melhor adoçante para a saúde, eu, particularmente, não gosto. No café, então… estraga o gosto. Prefiro sucralose, já no café só utilizo aspartame e sacarina. Tomo todos, na verdade. Só, não, stévia. Abraços.

      Resposta
  3. José Alves

    Luciana, sou diabético tipo 2, tenho 59anos, e tive conhecimento que estava diabético há aprox. 3/4 anos. Pesquisando sobre sucralose, tive satisfação em conhecer seu blog que passarei a visitar daqui para frente. Quero agradecer-lhe por sua iniciativa, compartilhando com todos os interessados, acerca de suas experíências. Você disponibiliza um inestimável instrumento de ajuda ao próximo. Peço a Deus te de forças para continuar com esse empreendimento por muitos anos.
    Abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

