Diabetes e Gravidez: primeiras providências


Capítulo 2: Primeiras providências

Minha primeira reação, ao confirmar a gravidez, não foi contar para a minha mãe ou para o meu marido, mas, sim, contar para as minhas médicas: Dra. Fernanda, ginecologista e obstetra, e Dra. Cíntia, endocrinologista. Estava muito feliz, mas, ao mesmo tempo, apreensiva. Na desconfiança da gravidez, antes mesmo de voltar a São Paulo, havia suspendido o remédio que tomo diariamente. Minha glicemia andava bem descontrolada para os meus padrões. E isso me assustava um bocado.

Liguei para a Dra. Cíntia. Ela estava prestes a viajar de férias. A minha sorte foi que consegui pegá-la antes. E, na manhã do dia seguinte, ela me atendeu em seu apartamento. Passou as informações sobre a insulina, deixou-me um telefone para falar com uma colega dela, que estaria à disposição na sua ausência, de uma semana. Ela mesma ficou apreensiva por não poder me acompanhar justo na semana de estreia da insulina.

Não tinha como. Fiquei, sim, um pouco assustada. Tive, também, dúvidas em relação à alimentação. Coisa que eu nunca tinha sentido antes. Sempre fui bastante equilibrada e sempre soube o que comer. Mas, de repente, parecia que eu havia esquecido tudo. A Dra. Cíntia indicou-me uma nutricionista, a Alessandra. Era uma sexta-feira, marquei para segunda.

Decidi começar a insulina no domingo. No sábado, levantei cedo para ir à Anad – Associação Nacional de Assistência ao Diabético. Queria comprar todos os apetrechos necessários lá, porque sabia que eles teriam alguém que me explicasse como usar.

A Dra. Cíntia receitou-me dois tipos de insulina. Uma, de ação prolongada, chamada Humulin; e outra, de ação mais curta: Humalog. A  Humulin, eu tomaria duas vezes por dia. De manhã, ao acordar, seis unidades; à noite, antes de deitar, quatro unidades. A Humalog seria apenas para quando o exame de destro (ponta de dedo) registrasse taxa acima de 110. Conforme a glicemia, eu deveria tomar um número diferente de unidades. Ela estabeleceu minhas metas, bastante rígidas para o controle glicêmico.

Não fazia nem ideia de como aplicar, por isso comprei todo o necessário: a caneta, as agulhas e as insulinas na Anad. E pedi ajuda. Queria saber exatamente como fazer. A enfermeira da Anad levou-me a uma sala reservada, onde me explicou o passo-a-passo: poderia aplicar na barriga (na linha do umbigo, com três dedos de afastamento de cada lado), formando uma dobra com os dedos, e nas laterais externas das coxas ou dos braços.

Ela também me explicou que as insulinas só poderiam ficar 30 dias na caneta. Se até lá eu não usasse tudo, adeus insulina. No caso da Humalog, não iria usar mesmo. É necessário trocar mensalmente o refil, mesmo que esteja cheio. É o que eu tenho feito. Saí de lá até segura. Parecia simples.

13 ideias sobre “Diabetes e Gravidez: primeiras providências

  1. MARGARETE

    Sabe Luciana quando fiquei grávida tinha 23 anos e já era diabética desde os 8anos de idade também já fazia uso de insulina , as pessoas falavam tanta coisa que me assustava,mas fui bem acompanhada por médicos fiz todo acompanhamento necessário e quando fui para sala de cirurgia fui tranquila , fiz cesárea, claro que tive alguns problemas mas graças a Deus foram resolvidos .
    Meus pontos teve ótima cicatrização que até o médico se surpreendeu.
    Hoje minha filha tem 19 anos .
    Beijo

    Resposta
  2. Ligia

    Adorei seu blog Luciana! A pouco mais de 1 mês descobri que tenho diabetes e tenho planejado este ano com o meu marido de engravidarmos, e lógico que várias dúvidas surgiram. Já vou adicionar o blog na minha lista para voltar sempre!

    Valeu por compartilhar as experiências! Vamos trocar figurinhas!!!

    Bom final de semana!

    Resposta
  3. Tânia Glayde

    Olá Luciana! Gostei muito do seu depoimento. Sou diabética a 10 anos. Ano passado tive uma gravidez difícil, meu diabetes estava muito descontrolado, não tive um bom acompanhamento nem com a obstetra nem com o endócrino que estava tratando, resultado: Perdi minha filha com 38 semanas. Foi muito difícil pra mim. Agora estou tratando com outra endocrinologista, tomando a insulina Lantus e a apidra. Meu controle melhorou bastante. Estou planejando engravidar novamente. Tenho muitas esperanças de que tudo dará certo desta vez. DA minha parte farei de tudo para que isso ocorra. Um grande abraço!

    Resposta
    1. patricia

      Olá Tânia, li seu depoimento e achei seu caso parecido com o meu.Perdi minha filha com 32 semanas, tb sou diabetica e além disso hipertensa.Em relação o diabetes tava tudo bem, mas o médico falou q foi a PH. Ainda hj não entendi exatamente a causa morte,. Um forte abraço!!!

      Resposta
  4. cristiane rodrigues gabriel

    meu nome é cristiane tenho 37 anos e descobri que estou grávida,pela 2 vez meu filho nasceu bem e tem ótima saúde e sou diabética desde os 26 anos.fiz um tratamento rigoroso com obstetra,nutricionista e endocrino e graças a Deus saiu tudo bem da 1 vez,agora estou correndo de novo para tratar a diabétes e manter uma gravidez praticamente tranquila….é um pouco preocupante mas A CREDITO QUE VOU CONSEGUIR NOVAMENTE se Deus permitir.fiquei gravida sem querer pois nunca pensei em engravidar novamente.,

    Resposta
  5. marciele

    oi meu nome e marcieli sou diabetica tipo 1 perdi meu filho com 38 semanas tudo muito descompensad estou me tratando com outra endocrino poara seDeus quiser eu engravidar de novo em nome dejesus

    Resposta
  6. Dayse

    tambem sou diabetica, engravidei tive um aborto retido , eu e meu marido temos um sonho de ter um filho, foi a pior coisa que me aconteceu, fiquei com um pouco de medo mais estou me cuidando e vou tentar de novo se Deus quizer vai dar tudio certo

    Resposta
  7. Ariane

    Estou pesquisando esses blogs, pois tenho 25 anos e me casei há um ano e quatro meses e tenho muita insegurança referente a gravidez…Estou tentando manter o controle e no meu caso tenho proteína renal, o que dificulta um pouco. Mas tenho fé e esses depoimentos estão me ajudando muito!

    Amei esse blog e tenho certeza que ajudou e está ajudando muitas futuras mamães a realizar seu grande sonho!

    Obrigada.

    Resposta

Deixe um comentário

