Gravidez e Diabetes: atividade física, controle rígido, água…


Andei ausente, mas vamos lá! Continuo a narrar minha experiência de diabética gestante.

Ontem fui à nutricionista. Levei alguns puxões de orelha, mas também elogios.

Vamos primeiro aos puxões de orelha:

1) Não estou fazendo atividade física, que é super importante, tanto para manter a forma (antes e depois do parto), quanto para a minha postura e, o principal, para o controle glicêmico. Por não estar fazendo atividade física, perdi massa muscular;

2) Não estou tomando as fibras (Fiber Mais) como deveria: 3 vezes ao dia. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino e também para manter a glicemia controlada nesta fase;

3) Estou tomando pouco líquido, o que também dificulta o funcionamento do intestino; água também é importante para a hidratação do corpo e da pele;

4) Não estou anotando as minhas glicemia. Tiro todos os dias, mas não anoto. A anotação é importante para que você possa ver com o médico se a dose de insulina está sendo suficiente para o controle glicêmico.

Agora, os elogios:

1) Estou com 18 semanas e 1/2 e só engordei 1,7 kg, o que é ótimo tanto para que a glicemia não suba, quanto para o meu corpo e bem-estar;

2) Ganhei muito pouca massa gorda;

3) Meu quadril não aumentou de tamanho. Isso é importante, porque o que você ganha no comecinho da gravidez, depois fica difícil de perder;

4) Nas palavras dela: “eu estou lindinha!”.

Saí da consulta e fui direto à academia para mudar o meu plano para hidro e natação. Na próxima segunda, já faço o exame médico e pretendo começar as aulas no mesmo dia. Estou me policiando para tomar muita água. Vou comprar as minhas fitinhas e imprimir uma tabela para ir anotando tudo. Da próxima vez, quem sabe, só recebo elogios.

22 ideias sobre “Gravidez e Diabetes: atividade física, controle rígido, água…

  1. alexandra

    Também eu tenho diabetes, mas só na gravidez.
    Esta é a terceira e mais uma vez o controle apertado da comida, do exercicio e de tudo começa…
    Esta a correr tudo bem, tenho 20 semanas e engordei 6 Kg. O objectico é chegar ao final com 9 Kg a mais, portanto tenho que me controlar para ganhar só mais 3 até ao final.
    Vou nadar três ou 4 vezes por semana e além disso não como doces, mas o difícil é a comidinha…

    Continua porque no final vale tudo a pena.

    Bj

    Resposta
  2. MARGARETE

    Oi Luciana que bom que esta tudo bem! É assim mesmo voce tem que está atenta a tudo ,se cuidar mesmo, por dois agora .
    Eu anoto o resultados também numa tabela : antes do café da manhã, antes do almoço, antes do lanche ,antes do jantar e antes de dormir , ufa aja dedo para furar!
    Abraço

    Resposta
    1. lidiane

      tbm sou diabetica e estou de 8 semanas e 2 dias, so q descobri dia 7 de janeiro fui ao medico dia 11 de janeiro e tava de 6 semanas e seis dias… entao minha glicemia ta controlada faço caminhada tres vezes na semana e como muita fruta e verdura… mais mesmo assim tenho muito medo… meu primeiro filho tenhu 19 anos sou diabetica desde os 16 anos… dizem q nascem de 7 meses e verdade??

      Resposta
  3. Roberta

    Bom dia!! Fico feliz em ver que está correndo tudo bem com vc e seu bb!!
    Eu tbm tenho diabetes e descobri sexta feira q estou grávida, e confesso q fiquei apavorada, pois não planejei e sei q estava bastante descompensada…mas respirei fundo e pedi a Deus que me ajude.
    Já marquei as consultas, nutricionista, endocrino e ginecologista, e por conta própria alterei a insulina…
    Mas confesso que fiquei feliz por achar esse blog e poder compartilhar, pois as pessoas não entendem e só fazem nos assustar…
    Beijão

    Resposta
    1. lidiane

      ROBERTA fico feliz por vc e vai ocorrer td bem tah bom, tbm sou diabetica e estou de 8 semanas, to consultando, com ginecologista, nutricionista e endocrino, mais mesmo assim estou com medo, entendo o seu lado pois varias pessoas so falam coisas p nos assustarmos mais fica tranquila tenha fé em Deus q vai dar td certo tah!! Minha glicimia ta tao controlada q tive q abaixar as doses de insulina rs espero q vc tbm vai abaixar as doses linda… abrss

      Resposta
  4. tylly

    ola luciana,
    tambem estou gravida e tenho diabetes …estou com dificuldades para controlar …ontem fiz o exame e esta em 145 ..o médico pediu que baixasse para menos de 110 ..mas ta dificil muito dificil. estou com 21 semanas e ja engordei 04 kg.
    nao faço uso de remédios , nem insulina para controlar.
    só mesmo dieta e exexcicios ..mas ultimamente nao tenho tido coragem pra nem uma das duas coisas ..e o que aconteceu o aumento da glicemia.
    t meio preocupada, tentando me policiar mas ta bem complicado.
    bom um xero a vcs todas e que proteja todas nós.
    tylly

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Tylly! Parabéns pela gravidez! Menino ou menina? Vc já tinha diabetes antes de engravidar? O que eu sei é que depois da vigéssima semana o controle vai ficando mais difícil. O seu médico não cogita entrar com insulina? Beijos.

      Resposta
  5. tylly

    oi luciana , desculpe nao ter respondido antes
    mas tenho acompanhado vc ..sei que ja teve bebe ..
    e esta chegando a minha hora
    como vc falou realmente ficou bem mais dificil de ser controlada mas o medico nao achou necessario uso de insulina …agora estou com 08 meses e diabetes em 180 ..vc acha que esta muito alta ..
    pois algumas pessoas me assustam pois minha barrgia cresceu bastante e o medico me falou que o bebe ja ta maior do que deveria e que pode vir a ter problemas neurologicos futuramente.

    cada dia fico mais nervosa

    beijos

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Tylly! Vc tem de se cuidar! Não entendi esse negócio de não precisar tomar insulina e depois dizer que o bebê corre risco. Pq arriscar? Pq não tomar insulina para manter o controle? Vc perguntou isso pra ele? Mantenha-me informada. beijos.

      Resposta
  6. tylly

    oi luciana
    tudo bem
    pois entao…
    meu medico do pre natal me diz que tenho que tomar medicamento por q diz q o diabetes ta alto.
    mas o endocrinologista diz que ta normal e basta uma dieta para controlar …

    um medico me passa uma dieta sem carboidratos e o outro com carboidratos …ta meio complicado a coisa ..

    vou fazer exames essa semana e ver a quem vou seguir …
    mas graças a deus fiz uma ultra a semana passada e o bebe esta normal ..no tamanho e peso normal para gestação ..entao acho que esses medicos estao dramatizando a coisa demais .

    Resposta
  7. jaqueline

    Olá sou diábetica a 15 anos, e agora estou gravida de 8 semana, mas meu controle glicemico esta totalmente desregulado,minha preocupação é grande..mas peço muita a deus para me ajudar…

    Resposta
  8. andresa

    Bom dia Luciana!!
    Q bom q vc vai começar a praticar exercícios; pois e fundamental.
    Sou diabetica há 15a e agora estou planejando minha gravidez. Sou mto obdiente, pois sempre me cuidei p n engravidar no susto e agora ja estou fazendo hidro e mha dieta está nota 10. Estou mto feliz e ao mesmo tempo preocupada, por que temos o temido medo de nosso bb ter o mesmo priblema. Minha medica me garantiu q c os cuidados q estou tendo sera dificil mas, temos so q nos cuidar por eles e pedir á Deus!! por favor outras mamaes doces me ajudem tbm… obriga Andresa

    Resposta
  9. marta maria

    Então tenho 18 anos e descobri a 7 meses que tenho a diabetes eu não faço exercicios e nem fica muito controlada ela fica ate uns268 depois que eu como só que agora esta atrasado pra mim e acho que estou gravida..estou com muito medo e preoculpada..se vcs poderem me ajudar eu agradeço pois uma gravidez ja não é facil imagine com diabetes ah e eu tomo insulina..me deem dicas pessoal por favor..

    bjus obrigada deiz de ja

    Marta

    Resposta
  10. Flávia

    Sabe Luciana, voce esta me tranquilizando um pouco. Pois semana passada fiz o teste da farmacia( alias dois ) e vi que deu positivo, e minha glicemia esta muito alterada, esta uma beleza antes, mas eu parei de tomar o remedio pois não estava me sentindo bem do estomago. Fiquei, alias estou tão desesperada que parei com remedio já, alias com todos que tomo. E marquei médico segunda agora. To apreensiva, só choro, pois sei dos problemas que podem causar, ma formação do feto, peso acima, entre outras coisas. E ainda fico mais apreensiva que não estou na minha casa tb, deu problema na hora de construir, e uma coisa tenho medo do parto. To nervosa demais, choro, nem quero trabalhar. E quando vi a sua historia, parece tao facil, mas minha diabete nao esta abaixando, nao sei q esta acontecendo, esta 257 e fica no 200. To muito preocupada e sei que os tres primeiros meses é fundamental para a formação do bebe. Gostaria de estar muito feliz, mas estou muito preocupada. Meu marido esta irradiante, coitado. Tomara que o meu de tudo certo, oro a Deus todos os dias.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Flávia, tenta se acalmar. O estresse também pode elevar a glicemia. O fato de vc estar sem remédio também… Vc vai conseguir colocar as coisas em ordem. Converse com seu médico. Um tratamento conjunto com gineco/obstetra, endocrino e, se possível, uma nutricionista, faz diferença. Pergunte ao médico sobre atividade física. Caminhadas de meia hora por dia já trazem muitos benefícios. Minha mãe nem soube que tinha diabetes na gravidez dela (eram outros tempos…) e a minha irmã está aí, linda, saudável. Nasceu grandinha, sim, com 4kg650g, mas super saudável. Não se desespere. Minha mãe teve parto normal, eu só não tive (adoraria ter tido) pq já tinha operado o útero, nada a ver com o diabetes. Mantenha-me informada. beijos.

      Resposta
      1. Flávia

        Oi. Luciana a minha primeira gravidez eu perdi ano passado em 2011, mas este ano estava tudo ok meus exames a minha diabetes, fazendo atividade. So no final que minha pressão aumentou e tive muito liquido e nasceu de 8 meses uma linda menina, com 2.615 kg.

    1. Luciana Oncken Autor do post

      Liliane, em primeiro lugar, parabéns! Vc tem diabetes tipo 1 ou 2. O ideal, se vc tiver condições, seria buscar auxílio de uma nutricionista. Caso contrário, a sua própria endocrinologita pode montar um cardápio para vc e ir adaptando conforme a gravidez vá avançando. É muito importante vc ter esse apoio. Vai fazer toda a diferença para o controle durante esse período maravilhoso da gestação, mas ao mesmo tempo conturbado, porque temos de mudar muitos hábitos. Tudo em prol do bebê e da nossa saúde. Beijos.

      Resposta
  11. JeRe

    Olá, tenho 21 anos e tenho diabetes há 17 anos, ou seja, apareceu qndo eu tinha 4 anos de idade. Meu endócrino sempre disse que a chance do bebe nascer com o mesmo é de 1% mas que essa porcentagem são para aquelas pessoas que em hipotese alguma se cuidam. E que um fator mesmo que pode acontecer é de a criança nascer grande, até aí tdo bem. Mas li em uma revista que, aos 25 anos se a mulher diabética engravidar, a gravidez é de risco.. gostaria de saber se alguém sabe se é verdade isso.. que depois dos 25 a gravidez é de risco mesmo e o pq?! Muito obrigada! Bjos

    Resposta
  12. lidiane

    Luciana Oncken tbm sou diabetica a 2 anos apenas e estou cm 19 anos agora, e descobri dia 11 de janeiro de 2013 q estou de seis semanas e seis dias, estou com muito medo, mais minha glicemia esta controlada faço dieta balançeada, evito comida gordurosa pois nao tenho colesterol alto e nem tireoide entao os medicos dizem q estou bem e vou fazer o ultra som dia 19 de fervereiro estou muito anciosa p saber cm esta me bb… mais ao mesmo tempo com muito medo tbm, me ajuda por favor
    bjus aguardo sua resposta!!!!!

    Resposta
  13. ana paula

    oie luciana eu sou ana paula e tbm descobri que estou gravida de 1 mes,mais ainda naum fia nem um ultra som.to com muiito medo,pois tenho diabetes e já perdi meu bb uma vez por causa dissso..minha diabetes em jejum é 140 e depois que como ela sempre fika 200,tomo insulina 25 antes do café e 25 antes do jantar mais naum consigo controlar ela,mais tbm deve ser por causa que estou pesando 93,mais faço bastante caminhada toda manha mais naum ta resolvendo!!estou com muito medoo!!Vc que ja passou por isso,vc axa que minha diabetes ta muito mau controlada,,por favor me de sua opinião

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s