Gravidez e diabetes: mudanças


É minha gente… muitas mudanças. A gravidez vai avançando, a barriga vai crescendo. O meu menininho vai se tornando um meninão (aliás, já tinha contado pra vocês que é um menino?). A parte ruim é que a glicemia vai se descontrolando, a dose de insulina vai aumentando.

Ando cheia de confissões. Portanto, vai mais uma aqui: administrar o diabetes na gravidez tem me causado um tantinho de estresse. Fico sempre apreensiva, porque sei que agora “o açúcar que corre no meu sangue” atinge outra “pessoinha”. E eu não posso protegê-lo disso. Não é ruim? Ontem, a minha médica endocrinologista me tranquilizou, disse-me que o meu controle basal (da insulina lenta, NPH) é bom. Os descontroles acontecem no pós-refeição, mesmo que eu só coma salada (é claro que eu não faço isso! e nem poderia), e faça ginástica. Por isso, ela introduziu a insulina rápida sempre antes do café da manhã e antes do jantar. Não inseriu antes do almoço, porque a minha pós-almoço anda até controlada, por enquanto. Ela me explicou (parece que eu tenho de ouvir isso todo dia para me dar conta) que eu uso uma dose bem baixa de insulina para o meu peso. Apenas 12 unidades de NPH por dia. E que o aumento dessa dose, com o passar dos meses, é inevitável.

Fico analisando e acho que essa minha frustração vem do fato de que eu queria “ser normal”, pelo menos na gravidez. Nunca me importei tanto em ter diabetes como agora. Não chego a ficar deprimida, mas não relaxo, sabe? Porque me preocupo com o meu bebê. Mãe é mãe. Agora, eu sei como é.

36 ideias sobre “Gravidez e diabetes: mudanças

  1. MARGARETE

    Sei como é isso Luciana também passei por isso , e o que é pior ouvia cada besteira que as pessoas me falavam ,mas é assim mesmo .
    Acredite que tudo vai dar certo e que seu bebê vai nascer saudavel! É importante que você esteje bem .
    Procure se distrair e não deixe que pensamentos ruins tome conta da sua mente ,ok . Beijos

    Resposta
    1. Ana Renata

      Olá Luciana, Sou diabetica e estou gravida de 2 meses, minha glicose está muito discompensada como sempre, minha médica está preocupada pq ñ consigo controlar, até aumentou as doses, Vc sabe dizer se posso tomar insulina na barriga? ando cheias de duvidas…como foi sua gestação tranquila? teve aos nove meses mesmo?

      Resposta
  2. Roberta

    Concordo com a Margarete!
    Luciana, quando vc engravidou, foi planejadinho? Estou perguntando pq descobri que estou grávida, mas não planejei, estava descompensada, e confesso que isso tem me preocupado bastante…a única coisa que estava fazendo era tomar ácido fólico desde o incio do ano. Mas na pascoa saí completamento dos trilhos, e não quero prejudicar o desenvolvimento da gravidez…
    Ajustei minhas doses…até q consulta médica…
    agente lê tantas coisas sobre gravidez e diabetes que nos assustam…
    Beijão e Deus te abençoe!!

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Roberta, foi planejado, eu estava compensada, mas não tinha ainda começado a tomar insulina. Se vc for lá no primeiro post, vai ver. Nem desconfiava que estava grávida e fiz tudo o que não pode, inclusive em relação à alimentação no final do ano. Quando desconfiei, parei tudo, fui ao médico e iniciei a insulina. E tudo está correndo bem, graças a Deus. Tudo vai dar certo para vc também. Beijos.

      Resposta
      1. patricia

        Oi luciana eu gostaria de saber qual é o gral de risco para poder engravidar sou diabetica desde os meus 11 anos e agora tenho 32 e tenho muita vontade de ser mae mas tenho muito medo e a minha diabete é mais ou menos controlada tem dia que esta normal mas quando eu fico ansiosa sobe e muito eu nao sei o que fazer me tire esta duvida por favor. obrigada

      2. Luciana Oncken Autor do post

        Oi, Patrícia, o ideal é que vc pergunte isso ao seu médico. Ele vai estudar o seu caso, os seus controles, ver se está tudo certo com os olhos, com os rins. Sei que há um aumento no risco de desenvolver retinopatia diabética, por exemplo. Há riscos de o bebê ter má formação e nascer grande demais, caso não haja um controle adequado. Vc tem de planejar tudo. O ideal é que a glicada esteja abaixo de 6,5%. É bom que vc tenha um atendimento multidisciplinar, com endocrino, gineco/obstetra e nutricionista. Espero ter ajudado. Obrigada. Beijos.

  3. Danielle

    Olá Luciana, gostaria muito de deixar um desabafo também.
    tenho 25 anos, sou diabetica tipo 1 deste 12 anos de idade. agora descobri que estou gravida e pior ja estou com dois meses, voçê não sabe o tamanho da minha preocupação pois as coisas q eu andei lendo sobre o diabetes e de chorar mais confio muito em Deus e sei q ele não vai me desamparar nesse momento. fiz minha primeira ultra pra levar para o medico e está tudo bem de inicio mais ainda não fiz nenhum uso de nenhum medicameto como o acido folido, na altura do campeonato ja com 8 semanas tenho que correr contra o tempo, sempre usei insulina mais agora ela ta descontrolando estou fazendo como vc, usando ultra rapida antes das refeições e tenho confiança q irá dar tudo certo.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Danielle, vc me escreveu o seu desabafo bem no dia que o meu pequeno completou cinco meses. E o resultado de todo o esforço durante a gravidez está aqui: lindo, forte, saudável. Faça o controle a partir de agora. Vai dar tudo certo. Peço que vá nos informando como está passo a passo, é importante para outras mulheres que estão na mesma situação. Beijos.

      Resposta
  4. Júlia Scherer

    Olá, meu nome é Júlia, tenho 31 anos e sou diabética tipo I desde os 8meses de idade. Eu e meu noivo decidimos ter um bebê e acho que estou grávida. Fiz todo um acompanhamento com ginecologista e com meu endocrinologista, porém a minha glicose das 11 hrs sempre está acima do ideal. Tenho muito medo de isso interferir no desenvolvimento do meu bebê. O que me conforta é que, há alguns anos atrás, enquanto aguardava uma consulta com meu endocrino, conheci uma diabética (que tb estava aguardando) e que tinha um filhinho de um ano perfeitinho! e ela disse que o diabetes dela era bem descontrolado. Estou preparada para tudo, mas peço todo dia a Deus para me dar um filhinho saudável

    Resposta
  5. Fabricia

    Olá, a seis meses perdi o meu bebê. Eu tive Diabetes Gestacional, ele morreu na minha barriga com 37 semanas de gestação, prestes a nascer, lindo e perfeito. Nunca tive diabetes e após o parto tb não fiquei diabetica, foi somente na gestação. Descobri a diabetes com 7 meses de gravidez e por indicação médica fiz somente dieta alimentar, e o descontrole da diabetes fez o meu bebê morrer. Antes não tinha informações sobre o assunto, hoje estou mais por dentro da diabetes mas tenho muitas dúvidas ainda. Estou fazendo um controle alimentar (msm não tendo diabetes, estou prevenindo para poder engravidar novamente) e exercício físico (caminhada), mas mesmo assim tenho muito medo de ter a diabetes em uma nova gestação. Gostaria muito de trocar experiências com você. Obrigada pelo site o encontrei hj e mesmo já tendo algum tempo que esteve grávida estou lendo os tópicos.

    Resposta
  6. Nádia Gomes

    Nossa, estou amando ler os seus posts.
    Confesso que tenho minha diabetes desde os 20 anos (hoje com 28) e nunca havia levado tão a sério como hoje em dia. Acho que nunca aceitei a doença por inteiro.
    Sou casada há 4 anos e nosso maior sonho agora é termos o nosso bbzinho. Nos últimos dias dei um giro de 360 graus. Estou me policiando muito (medindo antes e depois de cada refeição, antes da academia, antes de dormir e de madrugada) e buscando muita orientação na internet, fora a orientação médica da ginecologista e endocrinologista.
    Vou continuar lendo os posts.
    Bjos e bora lutar pelos meus sonhos.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      É isso aí, Nádia! Dou a maior força. Vc tem mesmo de ir em busca dos seus sonhos. E te digo, por experiência própria, que vale muito, muito a pena. Fico feliz que esteja gostando dos posts. E me conta quando ficar gravidinha, heim? Estou aqui torcendo. beijos.

      Resposta
      1. Nádia

        Lu!!! O grande dia chegou: estou gravidíssima de 7 semanas e aqui estou relendo todos os seus posts sobre sua gravidez. Calhou que acabei encontrando este aqui e precisava te contar da novidade. Estamos radiantes e felizes como nunca! Comecei a tomar o ácido fólico em Maio/11 e parei com os métodos contraceptivos em Setembro/11. Agora em Nov/11 percebi que algo estava faltando porque um pequeno ser estava se formando dentro de mim. Já estou tomando as vitaminas necessárias para o bbzinho e cuidando da glicemia (essa sim tem me dado um pouco de trabalho). Mas espero que tudo dê certo. Com fé em Deus. Beijos flor

      2. Luciana Oncken Autor do post

        Parabéns, Nádia! Que notícia linda neste final de ano. Fico muito, muito feliz mesmo. Parabéns! Engraçado, quando engravidei, também comecei a tomar ácido fólico em maio (2008) e me descobri grávida de seis semanas na primeira semana de janeiro. Legal! Vai nos contando como anda o controle. Uma linda gestação pra você! A alegria de 2012 já está mais que garantida. Eba! Beijos.

  7. Jéssica Ribeiro

    Olá, tenho 21 anos, e portadora desse probleminha chamado DIABETES desde os 12 anos, nunca dei muita importância a doença, sempre comi de tudo, doce então? a uns anos atrais comia era uma lata de leite condensado sozinha em um dia! tinha uma irmã portadora do mesmo problema, e em 2004 perdi ela decorrente desse problema, mas mesmo assim, continuei comendo de tudo, não sei onde estava meu juízo. E agora descobri que estou grávida, ainda nao sei de quantos meses, mas vou fazer a ultra som terça agora, ja corri na médica, ja marquei o endocrinologista, cortei o doce, tomo menos refrigerante do que tomava, como muito pouco, mas to com tanto medo dessa nova fase, temo nao so por mim, mas pela criança que to gerando. sinto minha diabetes alta durante o dia, e de madrugada se faço uma caminhada pequena que seja durante o dia, a minha glicose esta caindo, tenho que levantar para comer algo para poder controla-la. Na mesma hora que me sinto confiante, ja estou aflita, com medo, anciosa, e sei que tudo isso so piora meu quadro! Quero tanto poder ter uma gestação saudavel, ver a carinha do meu bebe e ver que correu tudo bem, que passei por tudo isso!

    Resposta
  8. Juliana

    Olá parceiras rs.
    Meu nome é Juliana, tenho 22 anos e estou gravida de 8 meses!
    Sou diabética desde os 8 anos, e tomo insulina Lanthus.
    Minha bebê é uma menina e é linda, ja vi no ultrassom 3D.
    Minha diabetes anda meio alta…mas graças a Deus minha nenem esta otima e nasce mes que vem!
    Nao vejo a hora!
    Se quiserem conversar por email e saber mais me escrevam!
    jujucamunhoz@hotmail.com

    Beijooo! E sortecpra nós, guerreiras!

    Resposta
  9. taína santhos de lima

    Olá tenho 14 anos e sou diabética tipo 1, por favor me ajuda, estou desesperada, me falaram que vou morrer si engravidar …
    por favor, minha vida ta um caos, to tensa demais com isso, Obg

    Resposta
    1. patricia

      Ola taína eu sou diabetica eu ainda nao tive uma oportunidade de ser mãe mas pelo meus conhecimentos vc não vai morrer nao o que vc tem que fazer é somente controlar a glicemia, te desejo toda sorte do mundo.

      Resposta
      1. taína santhos de lima

        obrigada, é que muitas pessoas que conheço me falaram isso, e minha avó por parte de pai morreu no parto por causa da diabetes dela e isso me assusta ainda mais

    2. cleonice

      Morrer se engravidar???que isso?
      olha flor eu tenho 21 anos e sou diabética desde os 5 anos.
      sou mãe de uma menina linda e saudável de 3 anos,ela é perfeita,tive uma gestação ótima e tive um parto normal.
      não ligue pro que os outros dizem,somos doce mais somos humanas como qualquer mulher.
      boa sorte
      beijos

      Resposta
  10. Tatiana Bento Marcilio

    Boa tarde…
    estou um pouco desesperada, tenho diabetes desde os 22 anos, hoje com 33 anos, tive minha primeira menstruação com 14 anos e depois nao veio mais, fui no medico e constatou que tinha sindrome dos ovarios policistico, nunca importei com isso. Os medicos quando ia me falava que se eu emagracesse podia voltar ao normal, a diabetes atacou e comecei a emagracer, de 107 kilos cheguei a peasr 78 kilos, aquilo acabou comigo, hoje estou com 82 kilos, so q minha diabetes é muito alta nao é menos que 350. A minha menstruaçao voltou quando tinha 30 anos, e vem sempre regular, nao atrasa de jeito nenhum. Não faço uso de medicaçãopor falta de vergonha na cara. Fiquei noiva e meu sonho foi sempre ter um bebe… sera q se eu fizer o uso de insulina com acido folico ou metformina com acido folico eu tenho chance de engravidar? Por favor me ajudem !!!

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Tatiana, como assim, mulher? Não faz uso de medicamento? Jura? Olha, você ficou noiva, tem um sonho lindo, e tem de se cuidar, menina! Vá correndo ao médico. Vc sabe da relação entre ovários policísticos e diabetes? Inclusive um dos tratamentos indicados para ovários policísticos é a metformina. Bom, você sabe se é tipo 1 ou 2? O médico poderá te indicar o melhor tratamento. Você tem que correr atrás. E com uma glicemia dessas, você pode vir a ter complicações sérias, com ou sem gravidez… Se cuida! Beijos.

      Resposta
  11. simony

    Ola luciana achei seu blog quando estava gravida a 4 meses atras infelizmente perdi o meu bebe com 8 semanas por conta da minha diabetes tipo 2 e tambem estou acima do meu peso ainda estou usando insulina pois pretendo engravidar novamente mais tenho muito medo ou melhor pavor de engravidar e perder novamente sera que eu sempre vou perder o bb quando engravidar ?

    Resposta
    1. luiza

      Amiga de quanto era a sua Glicose????? fiquei muito preocupada agora pq tmbm perdi uma gestação de 9,5 semanas e a minha tava 127

      Resposta
  12. luiza

    Olá tenho 30 anos perdi ao 29 anos uma gestação de 9,5 semanas por mal formação e agora voltei a ser tentante mas a minha glicose tá 137 e apos 2hs aquela pos prandial 158,e a glicada tá 6 estou preocupada pq ouvi fala q se tem mal formação por causa da diabetes meu pai tinha ,vo ir no endocrinologista,seja feita a vontade de Deus pq não posso ir forte na academia tentante pq da outra vez eu ia hiper forte na academia e perdi e tava com a glicose de 127,e agora fiquei com mais medo ainda pq a SIMONY falo isso meu DEUS??????????????????????

    Resposta
  13. simony

    Luiza a minha glicose estava em 208 ,230 não fazia dieta por isso perdi o nenem mas estou me preparando pra receber meu filho vai nascer com saude se DEUS quiser para um diabetico glicose 137 e considerado aceitavel

    Resposta
  14. luiza

    Amiga to Grávida de pouco tempo acho q de 1 mes pelo meus exames,estou muito preocupada sobre a diabetes vo refazer exames e ir na endocrinologista ou nutricionista até o fim da gestação ,o meu medico falo q se nao baixar vo fazer uso de insulina ,CONFIO EM DEUS QUE DARA CERTO EM NOME DE DEUS AMÉM!!!!!!!!!!!!!!
    ALGUÉM NA MESMA SITUAÇÃO???????????

    Resposta
  15. margareth de medeiros

    oi meu nome e margareth tenho36 anos e estou gravida de oito meses ,e tambem estou com diabete gestacional,tomo insulina dotipo nph todos os dias.estou a base de dietas e insulina.estou muito preoculpada.orem por mim e pelo meu bebe.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Margareth, parabéns pela gestação. Como está o controle? Vc tem feito automonitoramento? Se estiver em ordem, curta muito a gravidez, passa rápido! Vai dar tudo certo. Beijo.

      Resposta
  16. Cátia

    Olá Luciana
    Eu descobri a diabetes tipo 1 a 2 anos logo depois que meu 1° filho naceu foi um susto muito grande, pois nunca pensei que seria tão dificil lidar com a diabetes, mas agora já estou me acostumando tomo insulina Lantus e Apidra. E agora meu sonho é ser mãe novamente, mas não vou mentir tenho muito medo pois do meu 1 filho não tive nenhum problema de saúde, mas agora com o diabetes não sei nem por onde começar, mas se Deus quiser um dia esse sonho sera realizado e esse Blog tem me ajudado bastante com historias reais de gravidez bem sucedida.

    Resposta
  17. Elenice Aparecida

    Acreditem pork para Deus nada e impossível sou diabética deste da a dolência tive um bebê aos 26 anos minha glicemia tava alta descobri a gravidez com 8 semanas comecei tomar insulina e fui firme na dieta tudo deu certo minha gravidez foi maravilhosa hoje meu filho tem 5 anos e agora estou grávida novamente com fé no Deus do impossível tudo vai dar certo .acreditem vcs também bjs

    Resposta

Deixe um comentário

