Gravidez e Diabetes: insulina só até o parto


Ontem, fui à consulta pré-natal. Adoro minha obstetra, que já era minha gineco, ela é um pouco psicóloga e eu pude desabafar um monte e ouvir coisas bacanas. Está tudo ótimo comigo e com o meu pequeno. Estamos indo bem.

No final da gravidez, ela disse que eu, provavelmente, vou ter de tomar o dobro da insulina em relação ao que tomo hoje, mas que isso é natural A boa notícia é que, como eu não sou insulino-dependente, vou poder deixar de tomar insulina no dia seguinte, e voltar a tomar hipoglicemiante.

Ela também me orientou quanto à viagem. Disse que poderia ir ajustando a dose, porque provavelmente é o que eu vou precisar fazer. Nos EUA não tão fácil encontrar comidinhas saudáveis como aqui em São Paulo.

Controle: hoje, estava com 95 em jejum.

47 ideias sobre “Gravidez e Diabetes: insulina só até o parto

  1. Diabetes gestacional

    Oi, Luciana. Obrigada por ter visitado meu blog, fiquei muito contente. Estou acompanhando teus posts pq tu usas terminologias bem próprias da doença, o que é o meu foco de estudo 🙂
    Gostaria de saber se tens alguma bibliografia para me indicar, ou algum artigo sobre diabetes gestacional, se tiveres tempo, claro. Sei como a vida de jornalista é corrida!
    Boa sorte com o bebê, espero que sigas bem e continuarei vindo aqui para espiar teus texto 🙂
    Abraço!!
    Luciana Villa Verde

    Resposta
  2. MARGARETE

    Que bom Luciana! Que boa notícia , eu ia te fazer essa pergunta mesmo ,se você ia continuar tomando insulina depois do parto ou não, fiquei contente.
    Espero que faça uma boa viagem !
    bjs

    Resposta
  3. briza

    luciana, descobri teu blog quando fui procurar referência de cookies diet pra uma amiga! é que disse que provei o de capuccino com avelã e adorei demais! aí, vi que tu tá grávida e torço demais daqui! também sou diabética, só que tomo insulina (o que nunca me atrapalhou em nada, nunca), mas ainda não tenho filhos! tenho pensado nisso ultimamente, mas preciso emagrecer! é isso. muito legal o teu blog, beijo!

    Resposta
  4. luciana B.A

    ESTOU GRAVIDA DE 29 SEMANAS ,E ESTOU PRECISANDO TOMAR INSULINA POIS A GLICOSE ESTAR DE 170 .ESTOU COM MEDO DE VICIAR .POR FAVOR MIN AJUDA MIN DIGA SE É POSSIVEL VICIAR ….
    TENHO 31 ANOS JÁ É MINHA QUINTA GRAVIDEZ QUE ALTEROU NAS OUTRAS GRAVIDES SEMPRE FOI DE 70 OU 80 A MINHA GLICOSE…..
    NAO SEI SE É PELO FATO DE ESTAR GRAVIDA FEITA LAQUIADURA ……..POIS EU LIGUEI COM 8 MESES DEPOIS A SURPRESA FIQUEI GRAVIDA E POR ESSE MOTIVO ESTOU MUITO PREOCUPADA MIN AJUDEM PELO AMOR DE DEUS ……….POIS MEU SANGUE É NEGATIVO E MEU BEBE É POSITIVO NAO TOMEI A VACINA ……..ESTOU COM A GRAVIDEZ DE RISCO ……….GRAÇAS A D EUS O CUMBBES INDIRETO ESTAR DANDO NEGATIVO
    …………..ESTOU AQUARDANDO SUA RESPOSTA COM CARINHO ……..

    Resposta
  5. Sayonara Souza

    Olá Luciana, tenho 30 anos e neste ano descobri que tenho Diabetes tipo 2, minha avó e minha mãe tb tem…e tá muito difícil pra mim aceitar isso……há 3 meses fiz exames e estava com a taxa de 135 e na última semana fiz outro e está 284, fiquei muito triste, hoje pra mim é um dia triste, não consigo me acostumar , apesar de não comer doce…ate´pq não gosto muito…tenho facínio por massas e sei que elas se transformam em açucar…..estou acima do peso e isso precisa ser reduzido….e pra melhorar quero engravidar ainda este ano…..faço controle com uma endocrinologista……devido ao aumento da taxa tive que voltar a tomar o remedio Januvia 100 mg…..inclusive é muito caro mas tb muito eficiente….mas eu não queria ficar tomando remédios pra isso. quero muito ajuda, mas para conversar …principalmente de pessoas com vc que parece conviver bem com a doença….aguardo vc. bjos Sayonara

    Resposta
  6. Karin

    Ola Sayonara!
    Puxa, se vc conseguir manter-se na casa dos 130 é pq com certeza vc conseguirá diminuir este valor.
    Agora, o ganho de peso é uma das coisas que interferem bastante na qualidade de vida do diabético.
    Um coisa mto interessante que uma amiga que é instrutora em diabetes me disse: hj em dias os profissionais da saúde não se reportam mais ao diabetes como doenças, mas como algo que faz parte da vida da pessoa, pq se bem controlado, a pessoa pode ter uma vida normal, até melhor do que muitos por aí que são “saudáveis” e que por seus hábitos com o tempo terão algum problema. Se vc quer engravidar, precisa de cuidar, para o seu bem e para o bem no bebe. Não queira engravidar sabendo que está com as taxas acima do recomendado.
    Acho que os assuntos postados neste blog são de grande ajuda, temos um grande exemplo que é a Lu!
    Uma recomendação: consulte mais de um médico, ok?
    No início me consultei com mais de quatro médicos que se diziam “endócrinos” e que não me ajudaram em nada, foi só depois de quase um ano que encontrei uma médica boa de verdade e é a única pessoa que confio para conversar sobre o diabetes. Tenho 26 anos e há dois tenho diabetes tipo 1.
    Não perca as esperanças.
    Grande abraço,

    Resposta
  7. kellyane

    namoro um homem que é diabético,apesar disso
    ele toma um monte de rémedios.porq ele não goza???
    estamos tentando arrumar um meio onde eu engrávide

    Resposta
  8. Barbara

    Ola,
    Meu marido é diabetico e estou pretendendo engravidar. Tenho 34 anos e ele 52. Nossa vida sexual é normal e ele tambem ejacula normalmente. Preciso fazer algum tratamento para meu filho nao nascer com problemas? Aguardo resposta. Obrigado.

    Resposta
  9. GILZA MARA

    MUITO BACANA SEU COMENTARIO ,EU TENHO 19 ANOS E TAMBEM TENHO DIABETES E TOMO INSULINA TAMBEM ISSO ESTA SENDO MUITO DEFICIL PARA ME CONVIVER COM ISSO

    Resposta
  10. Marcia

    Ola moro no Japao tenho diabete,estou gravida de 3 semanas,minha diabete esta 301.vou ficar 21 dias internada,ele disse que tem de fazer aplicaçoes de insulia.hoje eu comecei a fazer as 19 horas fiz uma antes da janta e dpois da janta outra as 21 horas isso e correto..ele disse que o bebe corre risco..muito obrigada pela atençao..marcia desculpa os erro..

    Resposta
  11. Fernanda

    Olá, Gilza e Luciana,

    As mulheres diabéticas podem sim ter problemas sexuais, assim como os homens. Mas isso só pode vir a acontecer muitos anos após o diagnóstico e nada mais é do que a manifestação de uma das complicações crônicas: a neuropatia. As mulheres perdem a capacidade de sensação de prazer na área genital. Existem pesquisas que mostram que medicamentos como o Viagra podem ser úteis para mulheres diabéticas, porque aumentam a vascularização e isso pode trazer benefícios. Mas ainda não está totalmente provado.
    Espero ter ajudado.
    Um beijo,
    Fernanda

    Resposta
  12. Jacineide

    Oi Luciana gostaria muito que vc me respondesse descobri o diabetes a 3 anos atras antes minha pressão era baixa tomo remédio metaformina 850 para controlar o diabetes e pressotec para controlar a pressão estou com 44 anos e pretendo engravidar do meu 3 filho gostaria de saber quis os riscos e os cuidados que dee ter ainda não engravidei beijos por favor me responda.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Olha, Jacineide, tudo depende de muito planejamento, vc tem de estar com as taxas de jejum e glicada em ordem; e muito acompanhamento e controle durante a gravidez. Medir várias X ao dia, sempre antes e depois das refeições. Em alguns casos, é preciso começar com insulina antes da gravidez, para acertar a dose, mas há médicos que optam por manter o tratamento com metformina. Converse francamente com seu médico. Beijos.

      Resposta
  13. Janete

    Ola, Luciana
    Há 2 anos tenho diabetes tipo 2, agora estou gravida pela segunda vez, e a medica disse que vou ter que tomar insulina, não consigo aceitar, a glicose depois do almoço esta 147…que não acho tão ruim assim, será que realmente é necessario mesmo tomar insulina?

    Resposta
  14. Cristiane

    Estou grávida de 9 semanas, e já tive crise grave de hipoglicemia, sou diabética tipo 1, dependente de insulina, e minha glicose está sempre 80, e quando como as vezes chega a 137, como já chegou tb a 160…
    Mas é muito raro, a minha diabetes, costuma ficar muito baixa sempre….

    Resposta
  15. ladja

    olá luciana gostei muito do seu blog e senti em vc uma firmesa em mensa ,eu sou ladja tenho 23 anos e estou me preparando para engravidar sou diabetica tipo 2 desde os 19 anos estou fazendo o tratamento com o endrocno mais fiquei desesperada quando soube q eu ia ter q usar insulina durante a gravidez,fico com medo penso tanta besteira q as vezes choro de desespero,eu quero muito ser mãe é o meu sonho e do meu marido sou casada ha 04 anos e nos preparamos muito para esse momento,mas tenho medo de o meu bebe não nascer saudavel ,penso tantas besteiras a minha glicemia ta de 129 e apos 111 será q não é perigoso passa um pouquinho dessa sua coragem para mim.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Ladja, não é perigoso não! Seu diabetes até parece bem controlado. Lógico, tem de se planejar, estar com os números em ordem, e fazer um controle mais rígido durante a gravidez. A insulina é o de menos. Também morria de medo dela, mas achei tranquilo tomar. Afinal, insulina não faz mal pra gente, já remédios, que tomamos todos os dias… Fica tranquila, o estresse atrapalha e faz subir a glicemia. Siga em frente, leia bastante, informe-se bastante. Mantendo o controle, não há risco para o bebê. Estou com o meu aqui, hoje correndo pela casa, rindo, brincando, se divertindo… só posso te dizer que valeu cada minuto de apreensão, cada bolinho que eu deixei de comer, cada folha de alface, cada picadinha da caneta de insulina, cada picada das seis a oito diárias do exame da ponta do dedo… tudo, tudo. CORAGEM! BEIJOS.

      Resposta
  16. Tatiane

    ola
    Tenho 31 anos e estou de 8 meses gravidez, moro na Italia. Descobri que me deu diabete gestacional agora aos 8 meses, por erro e nao interesse das obstetras. Meu ultimo exame deu 139. Estou tratando com o medico e ele me passou insulina 4×4. Ja diminuiu bem de manha em jejum da 91 e as vezes 101. Faço dieta tbm cortei um pouco os carboidratos e nada de doces. Mas estou preocupada, meu bebe corre risco, o que pode acontecer pois a minha maxima de glicemia è de 120 depois da janta e a minima de 79, 80 e 92 antes das refeiçoes.
    Obrigado a todos e espero uma resposta ou um consolo rsrsrrs

    Resposta
  17. ladja

    O i gente so eu ladja de novo quero tirar mais uma duvida pois estou anciosa até ir ao medico dia 6 de dezembro minha endrocnoloista vai ajusar as doses de insulina q irei tomar ela pedio para eu medir sei vezes ao dia tres dias seguidos .Quero saber se vou tomar insulina antes de tar gravida?Ou ela passa a insula para eu tomar quando eu estiver gravida?
    e se eu tiver gravida tomando remedio não vou prejudicar meu bebe.bjs estou adorando o blog seu bebe é muito lindo felicidades!!!

    Resposta
  18. Briza Mulatinho

    ladja, acho que só a sua médica vai saber quando você vai precisar tomar insulina… não sei se as pessoas tomam pra substituir o remédio durante a gravidez ou quando o remédio sozinho, não consegue controlar a glicemia. mas, seja como for, se deus quiser, vai correr tudo bem e tu também vai ter um bebê lindo! relaxa, que não tem coisa melhor que ficar tranquila pra ajudar nos controles todos!

    Resposta
  19. Briza Mulatinho

    hoje, eu que tô tristonha, porque descobri que tenho polineuropatia diabética. é bem leve ainda. mas, puxa vida, não queria… e faço um controle tão rigoroso! tvz, por cont disso, ainda seja leve, né? mas, mesmo assim…

    Resposta
    1. ladja

      ho Briza fica assim, vc faz seu controle rigoroso e vai continuar fazedo pq vc vai se superar vc vai ver só vc é forte decidida e determinda,força mulher vcs estão me fazendo tanto bem espero q eu te ajde também beijão!!

      Resposta
  20. ladja

    hoje eu estou muito feliz meu jejum deu 110 cada vez mais eu consigo me superar,estou medindo 6 vezes ao dia antes e após as refeições para levar ao médico dia 6 agora mesmo fiz deu 95 estou esperando da 3 horas para eu fazer a merenda rsrs tudo em nome do meu bebe eu vou conseguir vcs vão ver só. bjs!!!

    Resposta
  21. ladja

    Bom dia gente! olha hoje vou ter q usar a insulina pela primeira vez só a noite antes de dormi ontem fui ao médico ai para eu ter meu bebe vou ter q trocar meu remedio por insulina fiquei tão triste chorei …dai a médica falou q vai tirar meus remedios aos poucos trocando por insulina talvez só duas vezes por dia mais me sinto tão mau ao ver aquela seringa e saber q vou ter q me furar todos os dias,talvez se meu bebe ja tivesse na barriga seria melhor mais a medica quer q eu me acustume com a insulina primeiro para depois eu parar de usar preservativo pq fico nervosa quando vejo a insulina e a seringa beijos!! espero q eu consiga pois meu fiho vai ser a coisa mais importante da minha vida!! tenho muita vontade de ser mãe e da ao meu marido a alegria de ser papai.ate mais!!

    Resposta
  22. Briza Mulatinho

    ladja, na primeira vez que apliquei insulina em mim, tremia tanto que não conseguia ficar em pé. chorei muito, não aceitei, tive medo, tudo que vc tá passando agora… mas, hoje em dia, nem ligo, nem sinto, não dói nada e não me incomoda em nada e olha que tomo vaaaaaárias vezes por dia, em qualquer lugar. é normal ficar triste, bem sei. mas, tudo vai se ajeitar, tu vai ver. e vai valer super a pena, porque é pelo motivo mais lindo de todos!
    boa sorte, tô na torcida, viu?
    qualquer coisa, me manda e-mail: briza_mulatinho@yahoo.com.br

    Resposta
  23. ladja

    muito obrigada briza ,realmente ontem eu fiquei super nervosa mais deu tudo certo não doeu nada eu apliquei na coxa pq tava comedo de aplicar na barriga por ser mais mole.muito obrigada eu torço muito por vc também linda vc tem msn se tiver me adcc para gente conversar mais vezes onlaine lay_wendell@hotmail.com. pode deixar q qualquer coisa passo um email pra vc sim bjs tudo de bom!!e lembre se nada para Deus é impossível coloca ele sempre na frente de tudo q vc vai fazer ta !! fica com Deus

    Resposta
  24. Cibele

    Olá! Tmbém tive a noticia de que minha glicemia está alta, estou com 4 meses de gestação e estou muito preocupada em ter que tomar insulia, será que com uma dieta rigorosa eu estarei livre de tomar insulina? minha glicemia em jejum deu 97. Beijos a todas!

    Resposta
    1. ladja

      olha cibele seu jejum está normal ,é melhor vc consultar seu medico pqsó ele vai te orientar melhor e quanto a insulina não faz mal nenhum ,eu também tinha medo mais agora ta tudo em paz o meujejum hoje deu 115 ainda não ta no valor normal mais pra eu q j´sou diabetica ta até regular.bj

      Resposta
  25. ladja

    Bom dia !! Feliz ano novo para todos!!
    ainda não estou gravida, pois devido aos calculo renal q já tive vou ter q fazer outra ultrason para ver se sumiu e se tiver vou ter q fazer tratamento pq minha obstetra falou q se eu ficar gravida com calculo além de ter um tratamento rigoroso devido ao diabetes posso sentir dor com o calculo renal então vai vim mais um problema.Estou tomando a insulina 2 vezes e remedio só uma vez apos o almoço estava com tanto medo de usar a insulina e não é nenhum bicho de sete cabeça rsrsrs.beijos

    Resposta
  26. cibele

    Oi Ladja!!
    Muito obrigada…você me deixou mais tranquila, fui na minha médica ontem e ela me orientou a fazer a dieta e terei que comprar o aparelho de medir a glicemia, vou comprar hoje e começar a fazer o controle. Vamos conversando e vou te dizer qual o resultado. Mais uma vez agradeço…beijos.

    Resposta
  27. Tamires

    Oii gente tenho 21 anos e tenho diabetes, a 1 mês atras perdi meu bebe por causa da diabete mal controlada, sou doida pra ser mãe, agora to me tratando direito pra na proxima vez da tudo certo e eu conseguir ter me bebzinho, espero que vcs me ajudem, com as experiências de vcs, beijos e obrigado.

    Resposta
  28. Neuza m.m

    Ladja e tamires ,quero encorajar vocês. Seu bebê deve ser lindo. Tamires espero que você também tenha conseguido. Sou mãe de 3 lindas filhas. Quando estava grávida da segunda tive rubéola e fui pressplicou queionada a tirar o bebê , mas não tirei e deus me presentiou com uma filha perfeita.hoje é Engenheira de Automação . No entanto, no final da gravidez surgiu a diabetes, que não acabou após o parto . após 5 anos engravidei da terceira filha. Fiquei desesperada ao saber que teria que usar insulina. Fiz o acompanhamento com meu ginecologista e minha endoclinologista e minha filha é perfeita e hoje com 21 ano não tem problema nenhum. Ah! Quando nasceu a glicose dela era 36, só correram com ela para o sorom e rapidinho normalisou. o médico me explicou q/ era devido eu usar insulina.E era sinal de que ela não seria diabética. Viu só ,basta acreditarmos em Deus.

    Resposta
  29. catarina abreu

    Bom dia a todas as maes do mundo e futuras tambem como eu.. quero deixar meu testemunho vou ser mae no dia 7 de julho deste ano 2015 de um menino que o nome ainda está no pais dos deuses.. tenho 25 anos é meu primeiro bebe. E descobri aos 4 meses tinha diabetes na gravidez nunca tive diabetes so agora quem tem diabetes é minha avo e tinha que calhar a mim.. pico todo o dia em jejum esta optima acho eu nao passa dos 9 tem uns dias que passa a 9.4 mas e raro esta smp dos 7.5 aos 8.9 mas meu problema é o p.almoço esta em 125 . 130 e meu medico disse e melhor passar para a insulina de caneta ele disse que nao e que tejas a fazer mal mas é para prevenir o bebe e eu tambem mas fiquei triste porque dizem tanta coisa devido o mal que a insulina traz ao bebé e só estou a fazer no p.almoco antes so nessa refeição porque é o que esta mais altinho.. e ja agora na caneta eu ponho no três é muito grave?? Mas tenho a certeza que na proxima consulta o medico vai passar para 4 porque tem dias que chega a 125 e acho que nao pode subir até os 120 nao é? Tenho medo que aconteça algo ao meu bebe devido a isso.. mas vai correr tudo ben se deus quiser. E ja agora tou perto dos 6 meses e engordei 2 kilos e meio é muito?

    Resposta
  30. Carla

    Imaginei mesmo que nso EUA era mais difícil encontrar comidas saudáveis. Eles tem habitos alimentares muito diferentes dos nossos =/
    Mas que bom que deu tudo certo com você e seu anjinho =)

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s