Participação num concurso de roteiro


Oi, queridos companheiros de blog. Não sei se vocês sabem, mas eu também sou roteirista e estou me inscrevendo num concurso de roteiro cujo o tema é qualidade de vida e queria muita contar com a participação de vocês para abordar o tema diabetes e compartilhar a nossa vivência. A minha idéia é fazer um documentário. O foco é a prevenção do diabetes (no caso de pré-diabéticos), e prevenção de complicações (para quem já é diabético).

Preciso mandar um vídeo prévio. Se você puderem deixar aqui, por escrito mesmo, para que eu possa usar neste vídeo, um depoimento sobre como é viver com diabetes, o que é ter qualidade de vida para vocês, o que vocês fazem para prevenir, no caso de quem já é diabético, refiro-me a prevenção de complicações. E, de quem ainda está no limite, o que está fazendo para reverter a situação.

4 ideias sobre “Participação num concurso de roteiro

  1. Teresa Bujokas Nunes

    Olá Luciana,
    Sou diabética tipo 1 há 23 anos e gostaria de participar do seu projeto com o meu depoimento.
    Para mim, viver com diabetes é ter um desafio a ser superado a cada dia. É ter muita disciplina e muita força de vontade para ser saudável. É estar muito consciente de que as pequenas escolhas que você faz hoje terão uma grande consequência no futuro, sejam elas boas ou ruins. É tentar agir ao invés de reagir. É encarar a vida numa boa, não deixando que o diabetes atrapalhe o seu traballho, lazer, relacionamentos, etc…
    Ter qualidade de vida é conseguir fazer tudo que os outros fazem com a mesma saúde e disposição. É ter um bom controle glicêmcio sem muitas hipoglicemias ou hiperglicemias.
    Quanto a prevenção de complicações, eu procuro seguir uma dieta bem balanceada, fazer as aplicações de insulina sempre que necessário, fazer o acompanhamento com endocrinologista, oftalmogolgista, cardiologista e dentista (será que esqueci de alguém? rsrsrs…) e fazer todos os exames que eles pedem. Também procuro fazer exercícios físicos com frequência, que é o mais difícil para mim!
    Bom, se deixar eu acho que eu escrevo por umas 10 pessoas aqui!!!
    Sucesso no seu trabalho!
    Teresa

    Resposta
  2. Margarete Godoy

    Para mim viver com diabetes é eu me cuidar para não ter complicações futuras! A parte chata é ter que tomar insulina todos os dias fazer teste com glicossímetro várias vezes ao dia ,estar sempre se monitorando, e não comer aqueles doces maravilhosos e conviver com as hipo e hiper.
    Ter qualidade de vida é ter hábitos saudáveis ,cuidando do corpo e da mente é estar de bem com a vida. O diabetes na verdade tem dois lados o ruim é esse de ter que se auto aplicar insulina ,furar os dedos várias vezes ao dia e não poder comer doces e o lado bom que é você estar se cuidando o tempo todo se alimentando com coisas saudáveis ,fazendo coisas saudáveis. As pessoas que não sabem que sou diabética dizem que pareço saudável e que aparento até ser mais nova ,ninguém diz que tenho 42 anos ,eu acho que foi devido desde pequena (8 anos ) eu não comia doces ,massas no geral muito pouca ,não bebia refrigerantes e nem bebidas alcólicas ,nunca fumei, enfim tive hábitos saudáveis devido ao diabetes.
    Tento evitar as complicações mas devido ao tempo longo de diabetes elas começaram a aparecer infelizmente,mas continuo me cuidando. Vou sempre ao endocrino, ao oftalmo, ao ginecologista ,ao dentista para ver a saúde bucal também. E quando tenho exames para fazer procuro fazer todos ,exames de laboratórios ,exames de vista ,ultrasson,densitometria óssea ,eletroneuromiografia enfim são tantos . A prevenção ainda é o melhor remédio!
    Qualidade de vida é também ter direito a saúde!
    Para se ter qualidade de vida depende de vários fatores que em conjunto nos leva ao equilíbrio
    Abraços

    Resposta

Deixe um comentário

