Agenda: atividades do Dia Mundial do Diabetes na Região Sudeste


Vou postar aqui, região por região. As informações são oficiais e constam no site da campanha: www.diamundialdodiabetes.org.br

Região Sudeste

Espírito Santo

Eventos no Restaurante Popular de Vitória
A Equipe do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Municipio de Vitória planejou atividades educativas focadas em prol do Dia Mundial do Diabetes, com ações diversificadas,todas realizadas no Restaurante Popular de Vitória (Praça Misael Pena, s/n) com a seguinte programação de palestras:
06 de novembro – O que é diabetes: Sinais e Sintomas – Médico do SESC/ES
13 de novembro – Alimentação & Diabetes: Previna-se – Nutricionista do RP / Exibição de video / Medição de glicose
19 de novembro – A importância da atividade física na vida do portador de diabetes – Educador Fisico / Avaliação antopométrica
27 de novembro – Convivendo com o Diabetes – Psicólogo

Atividades do HPMES em Vitória

O Programa de Educação, Controle e Assistência em Diabetes do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPMES) promove algumas atividades no Hospital:

10 de novembro

19h às 22h – Detecção de glicemia capilar e pressão arterial no Ambulatório II/Policlínica

11 de novembro
– 09h- Palestra com o tema: “O entusiasmo como fonte de apoio no tratamento do diabetes”.
– 10h15min – Sorteio de brindes
– 10h30min às 11h – Degustação de lanche diet
– 11h às 12:00h – Detecção de glicemia capilar e pressão arterial no auditório
– 14h às 16:00h – Detecção de glicemia capilar e pressão arterial na praça da internação

Neste dia, ainda haverá:
– Exposição de painel e banner educativos
– Distribuição de folhetos educativos
– Exposição de faixa comemorativa (Dia Mundial do Diabetes) na frente do HPM e auditório
– Orientações gerais sobre o tema
– Decoração em azul pelo Dia Mundial do Diabetes
– Exibição de filme educativo no Ambulatório II

Minas Gerais

Atividades em Juiz de Fora
No dia 07 de novembro, das 09h às 12h, haverá palestras e treinamento para as crianças e adolescentes do Polo de Diabetes na Criança e Adolescente do Serviço de Diabetes , Hipertensão e Obesidade do SUS Juiz de Fora.

No dia 13 de novembro, das 08h às 16h, haverá medição de pressão arterial, circunferência abdominal e glicemia, além de orientação e distribuição de panfletos no calçadão da Rua Halfeld, próximo ao Cine Central. Este evento terá o apoio da iniciativa privada e da Liga de Endocrinologia e Metabologia da UFJF.

Palestra e Campanha em Uberlândia

No Hospital e Maternidade MadreCor, em Uberlândia (Av. Francisco Ribeiro, 1111, bairro Santa Mônica, será realizada uma palestra sobre como prevenir a doença, no dia 10 de novembro, às 15h30. A explanação será feita pela nutricionista do Hospital, Camila Mendonça.

Do dia 10 ao dia 13 de novembro, será montado um estande no hall de entrada do Hospital com uma equipe para realizar testes de glicemia nas pessoas que passarem por lá.

Campanha em Alfenas

No dia 08 de novembro, a partir das 9h, haverá um evento de conscientização do diabetes. Será em frente à prefeitura da cidade, próximo à feira livre. A iniciativa é da Liga de Endocrinologia e Medicina (LEM) da Universidade de Alfenas.

Está previsto para o dia distribuição de panfletos elaborados pela LEM, esclarecimento sobre o diabetes, além da realização gratuita do exame de glicemia capilar juntamente com a população.

Semana do Diabetes em Caeté

A Secretaria de Saúde de Caeté está promovendo atividades nas nove unidades do Programa Saúde da Família. Junto com o NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), serão feitas reuniões educativas nas unidades. No dia 13 de novembro, para encerrar a semana de atividades, haverá uma caminhada, além de testes de glicemia, aferição de pressão, cálculo de índice de massa corporal e avaliação dos pés.

Uberaba na Campanha pelo Dia Mundial

A Associação de Diabéticos de Uberaba e Vale do Rio Grande (ADUVARGRA) vai realizar na cidade de Uberaba (dia 13 de novembro, das 7h30min às 12h, uma manhãcom 4 palestras (médico, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros), aferição de glicemia, café da manhã, sorteios de brindes para os inscritos. Será no Anfiteatro B do CEA da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

As inscrições podem ser feitas por telefone, e-mail, na sede da ADUVARGRA (Rua Getúlio Guarita, 61 – bairro Abadia – Uberaba) ou por telefone: (34)3321-6952.

8º Agitanhandu

O 8º Agitanhandu, na cidade de Itanhandu, acontece no dia 14 de novembro, das 08h às 11h, na Praça Pref. Amador Guedes, Centro. Haverá caminhada e passeio ciclístico com participação de pessoas de todas as idades, além de atividades voltadas para a prevenção e informação sobre diabetes. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esportes e Educação de Itanhandu.

BH pelo Dia Mundial

Na capital mineira, haverá uma comemoração, que ocorrerá no Terminal Rodoviário, no dia 14 de novembro de 2009, de 13h às 17h. Farão parte das atividades:

– “Diabéticos, Mostrem sua Arte”: Exposição de quadros e fotos realizados por pacientes e premiação para o primeiro e segundo lugares
– Apresentação de grupo teatral interativo abordando o tema (Projeto Mobiliza SUS BH)

– Oficinas de orientação sobre atividade física, nutrição, cuidados com os pés, prevenção do diabetes e de suas compliações e aplicação correta de insulina (para os usuários)

– Questionário para avaliar score de risco para desenvolver diabetes, cintura abdominal, índice de massa corporal e pressão arterial e triagem para glicemia capilar

– Distribuição de folhetos explicativos

– Participação da Banda dos Militares e da Guarda da Cidade, e do Coral da Prefeitura

O evento terá apoio da SBD-MG, Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Santa Casa, Uni-BH, SESC-MG, Adimig, SBEM-MG.

Palestra em Piedade de Ponte Nova

A UBS/PSF João Ferreira Gomes, que fica na Rua Professor Xavier, 36 – Centro, fará uma palestra com médico e enfermeira. Será no dia 18 de novembro, às 15 horas. Também haverá testes de glicemia capilar.

Rio de Janeiro

Feira Anual de Diabetes

O Programa de Diabetes do Hospital Geral de Bonsucesso – Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, fará a comemoração do Dia Mundial durante a Feira Anual do Diabetes, no dia 11 de novembro. Ela acontece no pátio do Hospital, com participação da equipe de saúde, da associação de diabéticos do hospital e de toda comunidade visitante. Haverá atividades lúdicas dirigidas a educação em diabetes, participação dos Doutores da Alegria e aferição da glicemia capilar.

Campanha em Arraial do Cabo

A Eticus Farma promoverá, no dia 14 de novembro, uma campanha pelo Dia Mundial. Quem for à farmácia, de 9h às 16h, poderá medir a glicemia capilar e saber o IMC (índice de massa corporal). A farmácia fica na Rua Monte Castelo, 182 – Canaan.

Atividades em Aperibé

No dia 14 de novembro, haverá um evento com teste de glicemia, aferição de pressão, teatro sobre diabetes para orientar os pacientes sobre os sinais e sintomas do diabetes, corte de cabelo e massoterapia. As atividades acontemcem das 09h às 17h, na Praça Francisco Blanc.

Nova Iguaçu e Valença no Dia Mundial

A Drogaria Galanti e a Drogariamais Valença em parceria com a HDI do Brasil promoverão, no dia 14 de novembro, uma campanha pelo Dia Mundial do Diabetes. Quem for a ambas as lojas neste dia, poderá medir a glicemia capilar e terá acompanhamento farmacêutico com informações sobre a doença.

A Drogaria Galanti fica na Av. Governador Amaral Peixoto, 328 – Centro – Nova Iguaçu – RJ. A Drogariamais Valença fica na Rua dos Mineiros, 42 – Centro – Valença- RJ.

Escola Pantanal Promove Evento
No dia 14 de novembro, a Escola Estadual Municipalizada Pantanal, em Miguel Pereira, fará um evento com palestras, teste de glicemia, distribuição de panfletos. Também será colocado um círculo azul iluminado.

Encontro para Diabéticos no Rio de Janeiro

O evento acontece no dia 28 de novembro, às 09h, no Parque Lages (Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico). Ele será coordenado pelo endocrinologista Dr. Rogério de Oliveira. Serão discutidos os seguintes temas:

– Quem monitora o diabetes, vive saudável

– Quais são os “segredos” do bom controle de glicemia?

– Por que monitorar a glicemia?

– Qual a frequência e o melhor horário para os testes?

– Quais as metas (valores) a serem atingidas para manter a glicemia sob controle e evitar as complicações do diabetes?

– O que é importante avaliar antes de escolher o sistema de monitorização?

– Qual a importância das visitas periódicas ao médico?
– Quais as principais dicas para manter a hemoglobina glicada e frutosamina dentro dos limites sem riscos, como usuário de automonitorização e como pacientes?

São Paulo

Campanha em São José do Rio Preto

A Medicina Preventiva da Unimed São José do Rio Preto estará participando do Dia Mundial do Diabetes com as seguintes atividades:
09 a 13 de novembro: Glicemia capilar na Farmácia Unimed e Medicina Preventiva com entrega de folhetos educativos sobre prevenção e cuidados com o diabetes.
12 de novembro: Evento na Sociedade de Medicina de São Josá do Rio Preto com as atividades: café da manhã, orientações nutricionais, oficina dos pés, gincana educativa, stands de produtos e orientações preventivas sobre diabetes e atividades físicas.
13 de novembro: Evento na Praça Municipal Ruy Barbosa, com realização de orientações sobre prevenção do diabetes, glicemia capilar e orientação nutricional. Uma parceria Unimed São José do Rio Preto, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Faculdade de Enfermagem- UNIP.

Campanha em Marília

Do dia 09 ao dia 14 de novembro, a Liga de Endocrinologia e Metabologia da Unimar (Universidade de Marília) irá realizar uma Campanha do Dia Mundial do Diabetes, com realização de glicemia capilar, medida da circunferência abdominal e orientações sobre o diabetes para a população em geral, em locais públicos de grande circulação:

09 e 10 de novembro – Supermercado Tauste
11, 12 e 13 de novembro – Terminal Rodoviário de Marília
14 de novembro – Esmeralda Shopping

Palestras e Lançamento de Livro em Piracicaba

A Amhpla Cooperativa de Assistência Médica, promove, no dia 12 de novembro, uma palestra com o tema “Diabetes: a prevenção é o remédio!”. No local, ainda haverá realização de teste glicêmico e lançamento do livro: “Educação Nutricional & Diabetes Tipo 2 – compartilhando saberes, sabores e sentimentos”.

O evento acontece às 19h, no auditório do Clube Recreativo Cristóvão Colombo (Av. Vollet Sachs, 2200 – Morumbi).

ADJ Colore São Paulo de Azul

Para aderir à campanha do Dia Mundial do Diabetes, durante todo o mês de novembro a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) estimulará o uso do azul. Haverá dois eventos em alusão ao Dia Mundial, na cidade de São Paulo, em que os participantes usarão camisetas azuis. Em ambos, serão realizados testes de glicemia e atividades de orientação em diabetes:

Dia 13 de novembro: Campanha na Estação Sé do Metrô – das 9h às 17h
Dia 14 de novembro: Campanha na Rodoviária Tietê – das 9h às 17h

Evento do Centro de Referência da Cidadaniado Idoso. Evento do Dia Mundial do Diabetes CRECI & CUEBLA (Cidade, Unidade, Esporte de Base, Ligas Amadoras)

O dia mundial do diabetes será no dia 14 de novembro e o CRECI convida a todos para participar de atividades variadas durante o dia todo no dia 13 de Novembro a partir das 9 horas.

CUEBLA e CRECI Promovem Evento na Capital

No dia 13 de novembro, as entidades Associação Cidade, Unidade, Esporte de Base, Ligas Amadoras (CUEBLA) e o Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI) um evento na Unidade Básica de Saúde da República. Haverá massoterapia durante todo o evento. Confira a programação:

09h – 10h: Teste de glicemia, avaliação da pressão arterial, avaliação do índice de massa corpórea

10h – 11h10min: Palestra “Conhecendo o Diabetes”
Dra. Lara Miguel Quirino Araujo – Médica Geriatra

11h20min – 12h15min: A importância do exercício físico no controle do Diabetes
Dra. Rosangela Villa Marin

12h15min – 13h: Intervalo para almoço e continuidade das atividades: teste de glicemia, avaliação da pressão arterial, avaliação do índice de massa corpórea

13h10min – 14h: Palestra “Alimentação saudável”
Alessandra Martins – Nutricionista especializada em Gerontologia

14h10min – 15h10min: Palestra “A saúde da boca”
Dra. Katya Blat – Dentista

15h10min – 16h: Palestra “Prevenção de quedas”
Helith Moreno – Fisioterapeuta especializada em Gerontologia

16h10min – 17h: Palestra “Cuidados com o pé diabético”
Maria Lúcia Bergamini – Fisioterapeuta e Podóloga
Educação Nutricional em São Vicente

A Secretaria de Segurança Alimentar e Combate à Fome (SESEA) da Prefeitura Municipal de São Vicente promove, no dia 13 de novembro, um evento com o objetivo de realizar educação nutricional para alimentação saudável, voltada para a prevenção de diabetes e complicações. O evento acontece das 08h às 13h, no Supermercado Coop, no Shopping Brisamar (Rua Jacob Emerick, 249 – Centro).

Haverá um stand com equipe composta por nutricionistas, enfermeiros e biomédicos, com materiais educativos e de divulgação.

Campanha Alerta D em Santo André

A Associação de Diabetes do ABC (ADIABC) promoverá no dia 14 de novembro, das 9h às 17h no SESI Santo André, a II Campanha Alerta D voltada ao público em geral da região do Grande ABCD. O evento tem como principal objetivo alertar e informar a população sobre as causas, os sintomas, as complicações e os tratamentos existentes para o diabetes.

No Ginásio de Esportes do SESI serão realizadas duas etapas diferentes de avaliação. Na primeira fase serão feitos exames de pressão arterial, medição de peso, altura e circunferência abdominal para verificação do IMC (Índice de Massa Corporal) e avaliações de tireoide, catarata e câncer bucal. Haverá um trabalho especial de fisioterapia que engloba postura geral, flexibilidade da coluna vertebral, equilíbrio, orientações sobre cuidados com a pele, articulações e exame de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e ultrassonografia de calcâneo. Outros serviços estarão à disposição da população como orientação ao alcoolismo e apoio à família do alcoolico, e instruções para o autoexame de câncer de mama.

Caso o exame de glicemia capilar der alguma alteração, o paciente será encaminhado para a Casa do Diabético, onde serão prestados serviços por profissionais especializados em diversas áreas.

Matéria Sobre o Dia Mundial

A Revista Nosso Bairro, da cidade São José dos Campos, bairro Jardim da Granja, vai publicar no dia 14 de novembro uma matéria com o título “14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes”.

Recreação Para Crianças com Diabetes
No dia 14 de novembro, das 14h às 18h, haverá um evento na tenda do SESC de Presidente Prudente, com recreação para integrar as crianças com diabetes com os pais e profissionais: cama elástica, touro mecânico, tobogã e guerra de cotonete e mais 5 monitores voluntários que promoverão a recreação. Serão medidas as glicemias capilares antes e após a brincadeira e, ao final das atividades será servido um lanche diet.
Haverá degustação de alguns produtos e sorteio de brindes. Será distribuído material educativo e também haverá o anúncio da formação da ADJ de Presidente Prudente.
Durante o período da manhã, haverá uma tenda no Centro (Praça 9 de Julho) para fazer triagem da população, orientação de sinais e sintomas e prevenção.

Orientações em Piracicaba

A Santa Casa de Piracicaba vai promover, no dia 14 de novembro, das 08h às 11h, atividades na área de lazer da Rua do Porto. Serão oferecidos à população os seguintes serviços:
– Verificação de Pressão Arterial
– Realização de Teste de Glicemia Periférica
– Orientação Médica e Nutricional
– Sessões Liang Gong
– Sessões de Alongamento
– Caminhada orientada pelos Educadores Físicos

Samaritano Realiza Evento Gratuito

Com o objetivo de alertar o público em geral sobre o impacto do diabetes, formas de prevenção e tratamento, o Hospital Samaritano de São Paulo realizará um evento gratuito e aberto à comunidade na Praça Esther Mesquita, em Higienópolis. A ação oferecerá medição gratuita do diabetes; orientação do NUMAD (Núcleo Multidisciplinar de Assistência ao Diabético do Hospital Samaritano) – que inclui médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiras; kit lanche saudável para o diabético e folhetos educativos. O encontro vai acontecer no dia 14 de novembro, das 10h às 15h, na Praça Esther Mesquita, ao lado do Hospital Samaritano.

Vou postar aqui, região por região. As informações são oficiais e constam no site da campanha: www.diamundialdodiabetes.org.br

3ª Caminhada pelo Diabetes em São Bernardo do Campo
Com o slogan “Diabetes: Seja o primeiro a saber, faça o teste!”, a caminhada acontece no dia 14 de novembro. A concentração será no Ginásio Poliesportivo, às 08h, e os participantes caminharão pela Av. Kennedy por uma hora, com realização de alongamento com orientadora física. Haverá kit caminhada com camiseta, brindes e material educativo sobre diabetes.

Após os participantes voltarem da caminhada, serão oferecidas diversas atividades gratuitas, como avaliação da pressão arterial, testes de glicemia, quick massage, higienização da pele, avaliação do pé diabético e degustação de produtos diet.

As inscrições podem ser feitas na Drogal São Bernardo (Av. Kennedy, 34), pelo telefone (11) 4125-3666 (com Talita ou Mariana) ou pelo site da drogaria.

4 ideias sobre “Agenda: atividades do Dia Mundial do Diabetes na Região Sudeste

    1. Luciana Oncken Autor do post

      Paula, a minha intenção é divulgar o site da campanha, como faço questão de fazer todos os anos. Não sei o que aconteceu, na pressa devo ter clicado em alguma coisa que o texto de introdução do post, com o link foi parar no meio do texto, antes da 3a Caminhada de São Bernado. Sou jornalista e sei da importância em se divulgar a fonte da informação. E assim sempre faço, como vc pode ver nos posts anteriores. Peço desculpas pelo ocorrido. Deixo corrigido no meio do texto para vc e a Paula verem onde foi parar o texto. Obrigada e bom trabalho.

      Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Paula, a minha intenção é divulgar o site da campanha, como faço questão de fazer todos os anos. Não sei o que aconteceu, na pressa devo ter clicado em alguma coisa que o texto de introdução do post, com o link foi parar no meio do texto, antes da 3a Caminhada de São Bernado. Sou jornalista e sei da importância em se divulgar a fonte da informação. E assim sempre faço, como vc pode ver nos posts anteriores. Peço desculpas pelo ocorrido. Deixo corrigido no meio do texto para vc e o Pablo verem onde foi parar o texto. Obrigada e bom trabalho.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s