Agenda do Dia Mundial do Diabetes


Aqui está a agenda de mais duas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Lembrando que são informações oficias da organização do Dia Mundial do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.org.br). Confiram lá mais informações.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Testes e Exercícios em Gama

O Programa de Educação e Controle em Diabetes da Regional do Gama promove uma série de atividades no dia 09 de novembro. Serão realizados cerca de 500 testes de glicemia capilar, além de exercícios de alongamento e uma caminhada ao ar livre. As atividades acontecem de 08h às 14h, na Chácara Aoyama, na zona rural da cidade.

Diabetes no Parque da Cidade

No dia 14 de novembro, das 8h às 13h, haverá uma série de atividades no Parque da Cidade de Brasília. Serão palestras voltadas à educação e prevenção do diabetes, ao monitoramento da glicemia e da pressão arterial. Além disso, serão realizadas atividades físicas e recreativas variadas (alongamento, ginástica, corridas, danças, gincanas, entre outras). Às 20h, alguns monumentos da cidade serão iluminados de azul, com parte da campanha pelo Dia Mundial do Diabetes.

A realização do evento é uma ação conjunta entre a Associação de Diabéticos de Brasília (ADB), o Programa de Educação e Controle de Diabetes da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – PECD- SES/DF e a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Blitz da Saúde em Recanto das Emas

Os voluntários e a equipe de profissionais Blitz da Saúde, da ONG Saúde Até Você, estarão na área da praça e do estacionamento da Quadra 103/104 (em frente às Casas Bahia), no dia 14 de novembro. Será realizado o evento “Dia Mundial do Diabetes” e comemoração de 1 ano do registro da ONG Saúde Até Você, que já registrou 16 mil atendimentos. O evento acontece das 08h às 13h e haverá vários procedimentos na área da saúde, totalmente filantrópicos e gratuitos para a comunidade.
Prevenção e Educação em Brasília
No dia 9 de novembro, das 8 h às 14 h, a Regional de Saúde Gama, do Programa de Educação e Controle do Diabetes (PECD – Gama), realizará atividades de prevenção e educação para o público:

  • Coral da Terceira Idade, composto por pessoas com diabetes;
  • Testes de glicemia capilar (250);
  • Alongamento;
  • Vídeos da Campanha 2009;
  • Orientação e Prevenção do pé diabético;
  • Atividade recreativa com balões;
  • Atividade de prevenção dos problemas da visão;
  • Dinâmica de grupo sobre educação e prevenção;
  • Entrega de 200 kits (material educativo);
  • Pausa para lanche – aprendendo a ter alimentação saudável;
  • Bingo “Amigos do Diabetes”;
  • Encerramento com entrega de 250 camisetas para caminhada ao ar livre

O evento acontecerá na Chácara Aoyama (DF 180, Chácara 101, Gama), com o apoio da equipe do PECD-Gama, além de voluntários e pacientes. A direção é do Hospital Regional do Gama e o idealizador e responsável técnico é o endocrinologista Joselio Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Goiás

Semana do Diabético em Anápolis

Para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Programa Escola Viva, irá comemorar a SEMANA DO DIABÉTICO:

  • No dia 11 de novembro, a partir das 08h, um café da manhã será servido no Cais Jardim Progresso, com um variado cardápio de frutas e sucos. No dia 12, acontece no mesmo horário, no Mini Cais Abadia Lopes. E na sexta-feira, 13, o café da manhã será servido na Unidade de Saúde Jundiaí e no Hospital Dia do Idoso.
  • Até o dia 13 de novembro, serão realizados cafés da manhã em algumas unidades de saúde e no sábado, 14, as atividades se encerram na Praça Dom Emanuel.
  • Em 14 de novembro, haverá uma mini-maratona de 5km, com início previsto para as 08h30min, tendo como pronto de largada e chegada a Praça Dom Emanuel, no bairro Jundiaí. Os atletas interessados deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no site: www.anapolis.go.gov.br e depois de preenchida, deverá ser impressa e entregue na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, situada no Ginásio Internacional Newton de Faria, situado na Avenida Senador José Lourenço Dias, s/n, Centro.Não será cobrada taxa de inscrição. O prazo para inscrições termina em 12 de novembro .
  • No dia 14 também haverá a realização de atividades recreativas em parceria com o Programa Escola Viva. Tendas com profissionais da área também estarão montadas para realizar exames e orientações de saúde gratuitos.

Mato Grosso

Atividades em Alta Floresta

A Secretaria de Saúde de Alta Floresta, em parceria com a Escola J.V.C., Rotary Club e Cometa Motocenter, fará distribuição de panfletos e camisetas na cidade no dia 14 de novembro.

Lions Clube de Juína

O Lions Clube da cidade de Juíina realizará no dia 14 de novembro a segunda campanha de prevenção do diabetes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Das 07h30min às 12h a população poderá fazer testes de glicemia na sede do clube, à Rua Carmem Miranda, bairro módulo 02.

Alagoas

Festa Para Pacientes com Diabetes

A Casa do Médico fará um evento para 50 clientes com diabetes sorteados. A festa acontece no dia 11 de novembro, às 19h, no Salão de Festas Bistrot. Haverá palestra com endocrinologista, sorteio de brindes e produtos, música ao vivo e jantar diet.

Segundo a organização do evento, o objetivo é que através de um encontro descontraído entre profissionais da saúde e pacientes, seja feita uma contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes.

 

Palestras em Marechal Deodoro

O Centro de Saúde Prof. Estácio de Lima, na cidade de Marechal Deodoro, realiza, na manhã do dia 11 de novembro, palestras sobre alimentação, prevenção, pé diabético e saúde bucal. A atividade será realizada na Sociedade Musical Santa Cecília.

Um dos palestrantes é o endocrinologista Edson Perroti, da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ele vai falar sobre o tema “Diabetes: Educar para Prevenir”. O encerramento está previsto para o meio dia, quando serão oferecidos lanches. O apoio é da Secretaria municipal de Saúde.

II Fórum de Apoio ao Diabético

A Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal de Alagoas (LADUFAL) promove, no dia 12 de novembro, das 8h às 11h, o II Fórum de Apoio ao Diabético. O objetivo é esclarecer as pessoas com diabetes e seus familiares sobre aspectos relacionados ao diabetes. Serão realizadas palestras e atividades práticas multidisciplinares, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde acadêmicos e profissionais de saúde vão orientar sobre fisiopatologia da doença, complições, aspectos nutricionais e da reabilitação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes.

Também haverá triagem para pessoas com diabetes, com medição de glicemia capilar, pressão arterial, circunferência de cintura e quadril, peso e altura, além de exame do Pé Diabético, de urina e de fundo de olho.

2ª Corrida Contra o Diabetes

Cerca de 1000 atletas, amadores e profissionais – com diabetes ou não – partirão em prol da saúde e qualidade de vida no dia 15 de novembro. A corrida terá percurso de 5 e 10km, com largada prevista para as 07h (horário local), na Praça Multieventos, na Pajuçara.

A 2ª Corrida Contra o Diabetes é uma realização das regionais Alagoas da SBD e da SBEM. O evento tem objetivo de mobilizar pessoas, empresas e governos, no sentido de difundir os avanços no tratamento da doença. Durante o evento, serão realizados testes de glicemia, ginástica, atividades recreativas, além de palestras.

A organização da prova fará uma distribuição de R$ 15 mil em prêmios para os vencedores das várias categorias. Para sua realização a corrida recebe o apoio do Instituto GBarbosa, Drogarias São Luiz, Vip Aerobic Assessoria Esportiva, Top Academia, Prefeitura de Maceió, Sesi, Nutrilar, Governo de Alagoas, Cesmac, Braskem, Novo Nordisk, Turiscam, Unicred, Sococo, Maceió Shopping, Casa do Médico, Diagnose e Cardio Cardiologia Avançada.

 

Amigos Acadêmicos em Maceió

O Grupo de Estudos em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, realizará pelo segundo ano consecutivo, o Projeto AMIGOS ACADÊMICOS – como forma de contribuição ao Dia Mundial do Diabetes.
Local: Universidade Federal de Alagoas
Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n,
Tabuleiro do Martins – Maceió – AL, CEP: 57072-970
Data: 16 a 18 de novembro
Público-Alvo: Estudantes Universitários dos cursos das áreas de saúde
Objetivos:

  • Avaliação do conhecimento dos estudantes sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, medidas antropométricas (Índice de Massa Corpórea, Circunferência Abdominal), Pressão Arterial, Medidas da Glicemia Capilar;
  • Promoção de medidas educativas sobre fatores de risco para diabetes mellitus e suas complicações; estimulo a uma vida saudável;
  • Sensibilizar os estudantes sobre a importância do Diabetes Mellitus e da necessidade de uma integração entre todos os cursos com o intuito de formar multiplicadores de medidas educativas e preventivas sobre diabetes em suas populações–alvo.

Metodologia: Serão confeccionados bannerseducativos abordando os fatores de risco, conhecimentos sobre diabetes e suas complicações e a importância de cada curso da área de saúde para a promoção de educação em diabetes. Um questionário será aplicado para avaliar o conhecimento dos alunos sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, bem como para registrar as medidas antropométricas e glicemia capilar.

O coordenador é o Dr. José Anderson da Silva, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

 

Comemoração Para os Funcionários do HGE – Maceió
O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE) promove uma manhã de atividades em seu auditório, junto a seus funcionários, com a realização de exames de glicemia; palestra com nutricionista ,abordando a importância de uma alimentação equilibrada; além de um lanche. O evento acontece no dia 18 de novembro, às 07h.

 

Bahia

Várias Atividades em Santo Antônio de Jesus

O setor de Projetos de Promoção a Saúde e Prevenção de Agravos Crônicos da Unimed de Santo Antônio de Jesus (UNIMEDSAJ) realizará os seguintes eventos:

09 a 13 de novembro, das 08h às 12h: Visita às Empresas com aplicação do questionário FIND RISK (com número ampliado de perguntas) para rastreio de diabetes, além de realização de palestra sobre a importância da prevenção e controle do diabetes.

11 de novembro, às 14h: Sessão educativa para os 120 pacientes do Projeto, com a apresentação das estratégias educativas usadas pela equipe para favorecer a adesão ao tratamento: paródia do pé diabético; ímã para geladeira em formato de pé, com a inscrição CUIDE DE MIM!; pé em cera; fazendo o meu prato, dentre outras. O Auditório da sede da UNIMEDSAJ fica no Loteamento Quinta do Inglês – Rua A, 130 – Centro.

 

Exames Gratuitos em Salvador

O Bio Ensaio Laboratório de Análises Clínicas está organizando uma campanha para a a realização de exames/testes gratuitos e conscientização sobre a prevenção de diabetes. Os exames/testes e conscientização da população serão realizados entre os dias 09 a 13 de novembro, das 07h às 12h. O laboratório fica na Avenida Dom João VI, Brotas, 331 (em frente ao Hospital Aristidez Maltês).

 

Atividades em Itabuna

Nos dias 13 e 14 de novembro, o curso de Farmácia da Unime – Unidade Itabuna promove atividades pelo Dia Mundial do Diabetes, no corredor principal do Shopping Jequitibá, próximo à loja Insinuante. No horário das 10h às 22h, estudantes e professores do curso farão anamnese, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre controle do diabetes.

Centro Médico Médico Odontológico de Salvador

O Ambulatório do Centro Médico Odontológico -Secretaria de Planejamento Tecnologia e Gestão-SEPLAG, em Salvador,
promove, no dia 13 de novembro, às 9h, palestras sobre: Saúde bucal, Qualidade de Vida e Dietoterapia para Pessoas com Diabetes. Também haverá testes de glicemia capilar, distribuição de alguns brindes, sorteio de glicosímetros e lanche. O endereço é Avenida Joana Angélica, nº399 – Bairro Nazaré.

Dias D’Ávila – Atividades Educativas

Um calendário de atividades educativas realizadas por equipe multidisciplinar está programado nas escolas municipais e nas Unidades de Saúde da Família, no Município de Dias D´Ávila e em Salvador. Tudo em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro. Veja as datas e os eventos:

  • 13 de novembro – Evento no CEDEBA, com Associação de Diabetes;
  • 20 de novembro – Atividade educativa na Escola da Concórdia;
  • 21 de novembro – Caminhada no Dique do Tororó, em Salvador, a convite da ADISA, terminando o dia no Parque de Pituaçu;
  • 25 de novembro – Atividade educativa na Escola José da Conceição, Genaro;
  • 26 de novembro – Atividade educativa no PSF Entroncamento;
  • 27 de novembro – Atividade educativa na Escola Santos Titara, Parque Petrópolis;
  • 30 de novembro – Palestras: Epidemiologia do diabetes e suas complicações, Município de Dias D’Ávila; Promoção e Prevenção, seguida de café da manhã com os cadastrados no Programa de Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo.

 

Mutirão do Diabético

O Hospital de Olhos Beira Rio de Itabuna realizará, no próximo dia 14 de novembro, das 8h às 16h, o Mutirão do Diabético. A atividade seguirá os moldes do Mutirão do Olho Diabético, realizado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), acrescido de avaliação do Pé Diabético e de nefropatia nos pacientes com retinopatia diabética grave.

Como complemento do Mutirão do Diabetes, também realizará uma Feira de Saúde em Diabetes. O evento contará com atividades de educação em diabetes, através de material educativo, orientação multidisciplinar, oficina de nutrição, entre outros. O mutirão tem o apoio da Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), Secretaria de Saúde, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), LIONS Clube de Itabuna, além da participação de empresas e de entidades, como a Unimed/Itabuna.

A coordenação dos eventos é do Dr. Rafael Ernane Almeida Andrade e o Hospital de Olhos Beira Rio fica na Rua Mario Padre, 185, Goes Calmon. Tel.: (73) 2102-5444. Visite também a galeria de fotos e o twitter do evento.

Caminhada da ADISA

A Associação de Diabéticos de Salvador (ADISA), promove, no dia 21 de novembro, às 08h, uma caminhada em prol do Dia Mundial. O ponto de partida será no Dique do Tororó.

Ceará

Diversas Atividades em Fortaleza

Para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes, haverá vários eventos e atividades na capital cearense:

– A SBD regional Ceará, junto com a Sociedade Cearense de Oftalmologia, lançará a campanha “De olho no olho do paciente com Diabetes”. A atividade terá inicio no Congresso Cearense de Oftalmologia, no dia 05 de novembro, com uma palestra para o público leigo, no hotel Seara, às 10h.

– Entrevistas e depoimentos sobre Aspectos Educativos e Preventivos do Diabetes na Radio Universitária (07 de novembro) e na TV Jangadeiro (10, 11 e 12 de novembro).

– Atividades de Educação e Detecção do Diabetes e de Fatores de Risco em comunidades, shoppings centers, supermercados e praças públicas pelos alunos da Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal do Ceará, durante a semana do dia 09 a 14 de novembro.

– Atividades de Educação e Detecção do Diabetes e de Fatores de Risco no Campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará para alunos e profissionais de saúde pelos alunos da Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal do Ceará, durante a semana do dia 09 a 14 de novembro.

– No dia 10 de novembro, haverá uma atividade educativa para estudantes no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Estado do Ceará (CIDH-CE), às 19h.

– No dia 12 de novembro acontece uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com o objetivo de sensibilizar nossos políticos para a problemática do diabetes e prevenção da cegueira.

Palestrantes:

  • Dr. Renan Montenegro Jr. – Presidente do Instituto Cearense de Endocrinologia
  • Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos – Vice-Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde

Convidados:

  • Dr. João Ananias – Secretário Estadual de Saúde do Governo do Estado do Ceará
  • Dr. Alex Montealverne – Secretário de Saúde do Municipio de Fortaleza
  • Dr. José Edson Evangelista – Secretário de Saúde do Municipio de Maracanaú
  • Dr. Renan Montenegro – Presidente do Instituto Cearense de Endocrinologia
  • Dra. Ana Paula Montenegro – Presidente do Instituto Renan Montenegro de Apoio e Orientação à Criança Diabética
  • Mãe de um Portador de Diabetes tipo 1 ( a definir)

Em 13 de novembro, haverá uma campanha aberta ao público, com atividades educativas. Entre elas, a realização de exames de fundo de olho por retinólogos para pacientes com diabetes, no BNB Clube (Av. Santos Dumont), com início às 08h30min. O evento terá apoio da SBEM-CE, Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal do Ceará, Instituto Renan Montenegro de Apoio e Orientação a Criança Diabética e Instituto Cearense de Endocrinologia.

 

No dia 14 de novembro, das 07h às 12h, o Centro Integrado dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza fará um evento no Grande Bom Jardim Praça da Escola Princesa Isabel (Av. João Gentil, 2741 – Granja Lisboa). Haverá exames de glicemia, verificação de pressão arterial, palestras, corte de cabelo,emissão de documentos, caminhada, atendimento do PROCON.

 

Além destas atividades, a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza (ADHFOR), está programando várias atividades educativas com a população no período, durante a semana do Dia Mundial do Diabetes:

Em 14 de novembro haverá atividades em praças públicas (Praça do Ferreira, sob a responsabilidade da SBD e da Secretaria de Saúde) e na Praça dos Estressados, na beira-mar. É uma ação conjunta da SBD-CE, da ADHFOR e dos estudantes das Ligas de Endocrinologia e Diabetes da Universidade Federal do Ceará.

 

No dia 18 de novembro terá inicio o XVII Congresso Brasileiro de Diabetes, e será realizado o curso pré-congresso sobre “Doença Ocular do diabetes”. O objetivo é congregar diabetológos e oftalmologistas para discutirem juntos sobre os mais recentes avanços na área. O curso será no Centro de Convenções, das 08 às 12h, com o custo de R$100. O profissional interessado poderá se inscrever no site do congresso. A inscrição no congresso não é obrigatória, pode-se inscrever somente para este curso.

A campanha terá encerramento no dia 21 de novembro na Universidade do Diabetes, evento educativo para o paciente do XVII Congresso Brasileiro de Diabetes.

 

Campanha em Eusébio
A Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio (Rua Irmã Ambrosina, 81 – Centro) promove, de 10 a 16 de novembro serão realizados vários eventos em coloboração com as equipes do PSF junto com o NASF:

  • 10 de novembro: Será realizado um evento às 13h na UBSF da Tamantanduba para promover atividade física junto a um professor de educação física;
  • 11 de novembro: Reunião do grupo de pacientes com diabetes tipo 1. Esse grupo participa há um ano de um trabalho de educação permanente em diabetes e, nesse dia, os integrantes vão conversar com os gestores de saúde para sensibilizar sobre o que é conviver com o diabetes no dia-a-dia;
  • 13 de novembro: Será realizada uma caminhada da localidade de Olho d’Água até o Timbu reunindo os grupos que participaram no trabalho de educação permanente em diabetes nos últimos meses,sensibilizando a população local para os risco de diabetes;
  • 16 de novembro: O grupo de diabeticos de Amador-Guaribas participaram de um evento de atividade física promovida pelo NASF; atividades de sensibiliação e prevenção do diabetes será realizada na UBSF da Mangabeira.

 

Maranhão

Atividades em São Luís

No dia 14 de novembro, por iniciativa da Regional SBD do Maranhão, a cidade terá pontos de realização de glicemia capilar e orientação sobre prevenção e diabetes em seis terminais de integração de ônibus, na Praça Deodoro (principal praça popular da cidade) e na Lagoa da Jansen (local de lazer e realização de atividades esportivas).

Na Lagoa da Jansen também será realizada a Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, às 08h, na Concha Acústica, com participação de profissionais de saúde, pacientes e familiares. Haverá distribuição das camisas e material informativo, realização de glicemias capilares e medição da pressão arterial.

 

A prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), também realizará atividades:

13 de novembro:

Dia Mundial e Nacional de Diabetes

  • Ação: Teste de Glicemia Capilar, Aferição de Pressão Arterial, Peso, Altura, Circunferência Abdominal, IMC
  • Objetivo: Realizar o teste em pessoas do grupo de risco para diabetes
  • Horário: 09h às 12h
  • Local: Praça Deodoro (em frente à Biblioteca Benedito Leite)
  • Parceiros: SEMUS, Associações de Diabetes, Profissionais de Saúde, Universidades, Acadêmicos dos Cursos da Área da Saúde, Ligas das Universidades (Liga de Endocrinologia, Obesidade e Saúde Pública)

Seminário Multidisciplinar em Educação à Obesidade e Diabetes

  • 14h às 14h20min: Obesidade, uma Visão Global
    Drª Viviane Chaves Carvalho (Endocrinologista, Doutoranda em Endocrinologia pela UNIFESP)
  • 14h20min às 14h40min: Atenção Nutricional na Obesidade
    Drª Érica Maria Frasão C. Silva (Nutricionista/SEMUS )
  • 14h40min às 15h:Importância da Atividade Física no Combate à Obesidade
    Drª Denise Araújo (Educadora Física, Academia Viva Água)
  • 15h às 15h20min: Tratamento cirúrgico da Obesidade
    Dr. Gutemberg Fernandes de Araújo (Médico, Professor Dr. do Curso de Medicina da UFMA, e Secretario de Saúde/SEMUS)
  • 15h20min às 15h40min: Diabetes Mellitus Prevalência e Prevenção 15:20h – 15:40h
    Dr. João Furtado (Médico Endocrinologista, Professor do Curso de Medicina da UFMA)
  • 15h40min às 16h: Diabetes: Por que “Educar para Prevenir”? 15:40h – 16:00h
    Enfermeira Aline Muniz (Educadora em Diabetes, Coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes – Secretaria Municipal de Saúde)
  • 16h: Encerramento
  • Coffee Break

14 de novembro: Dia Mundial Do Diabetes

Caminhada na Avenida Litorânea

  • Objetivo: Mobilização da população quanto à importância da Educação e Tratamento do Diabetes
  • Testes de Glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações em educação em diabetes, ginástica laboral.
  • Serão oferecidos frutas, sucos, águas, apoio de educadores físicos e profissionais de saúde
  • Horário: 07h às 10h
  • Concentração: Parquinho da Avenida Litorânea
  • Percurso: Direção à Praia de São Marcos com finalização em frente à escadaria do Ipem
  • Término: Será feito um círculo azul humano com auxílio de balões, representando a marca da campanha mundial

 

Paraíba

Atendimento à População de Campina Grande

No dia 13 de novembro, alunos dos cursos de Nutrição, Biomedicina e Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau estarão na Praça da Bandeira fazendo atendimento à população, das 08 às 12h. Confira a programação das tendas:

Tenda de Nutrição:

– Orientações sobre alimentação adequada
– Orientação sobre a dieta para o diabético
Com distribuição de flyers educativos e demonstração de alimentos saudáveis

Tenda de Biomedicina:

Teste glicêmico através de glicosímetro

Tenda de Enfermagem:

– Orientação sobre atitudes que se deve ter no cuidado do diabético

 

Pernambuco

Atividades no Hospital Regional do Agreste de Caruaru

Entre os dias 09 a 13 de novembro, das 08h às 12h, haverá uma série de atividades no Hospital Regional do Agreste de Caruaru. Serão palestras voltadas à educação e prevenção do diabetes e de suas complicações, ao monitoramento da glicemia capilar, da pressão arterial, do peso e altura e da cintura abdominal realizadas em parceria do Hospital com ajuda dos estudantes de enfermagem.
Nesses dias, ainda haverá:
– Exposição de painel educativos
– Distribuição de folhetos educativos
– Exposição de banner sobre o Dia Mundial do Diabetes
– Orientações gerais sobre o tema
– Exibição de filme educativo
Segundo a organização das atividades, esse evento será realizado pela equipe do programa de prevenção das complicações do diabetes que funciona no próprio hospital e que há um ano vem contribuindo para redução destes problemas.

 

Campanha em Recife

A Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) e o Instituto Brasileiro de Diabetes (IBRADI), em parceria com o Governo do Estado / Secretaria de Saúde, Prefeitura da Cidade do Recife / Secretaria de Saúde / Fundação de Cultura, SBD e SBEM, realizarão as seguintes atividades:

Detecção de diabetes: No dia no dia 14 de novembro, das 08h às 12h, na Av. Boa Viagem, no 2º jardim,serão realizados 3 mil testes em pessoas do grupo de risco para o diabetes e na população em geral, com mais de 25 anos. As pessoas que apresentarem resultado fora do padrão da normalidade serão orientados pelos profissionais de saúde presentes, já iniciando a educação em diabetes, e encaminhamento necessário.

Serão ainda disponibilizados testes para conferir a glicemia de pacientes com diabetes já diagnosticados. A ideia é conferir e orientar aqueles que não apresentem resultado dentro do padrão de normalidade.

Caminhada na Praia de Boa Viagem: Acontecerá no dia 14 de novembro, com saída às 08h da Pracinha de Boa Viagem, seguindo até o 2º jardim da Av. Boa Viagem. Na terra do frevo, caminhada é ao som da Frevioca. Com muito frevo, os participantes seguirão pela orla, colocando fitas azuis nos banhistas, convidando todos a participarem da Campanha de Detecção ou realizarem um exame de glicose em jejum, durante a semana. Quando os participantes da caminhada chegarem ao 2º jardim, se juntarão aos da detecção, para assistir o show da Banda BLUEWAY, terminando com a soltura de balões azuis, pintando de azul o céu de Boa Viagem.

Projeto Colmeia: Em parceira com o SESC, a APDJ prosseguirá a Campanha de Detecção, disponibilizando 7 mil testes, na 10ª edição do Projeto Colmeia, um mega atendimento voltado para a saúde e cidadania. O projeto acontecerá no Pátio do Carmo, nos dias 18 e 19 de novembro, das 08h às 17h.

 

Uma ideia sobre “Agenda do Dia Mundial do Diabetes

  1. Evaneide

    O Diabetes deve ser combatido e esclarecido à população permanentemente,pois é uma doença que se alastra indiscriminadamente.Penso que os recursos financeiros destinados ao tratamento medicamentoso dos portadores não serão suficientes se não houver uma grande diminuição de novos casos.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s