Dia Mundial do Diabetes – Educar para Prevenir


Esses dias, no Twitter, uma garota questionava o que comemorar no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A data não é necessariamente para se comemorar, mas para chamar atenção de todos para essa doença que atinge grande parte da população mundial, é para chamar atenção para que as pessoas se cuidem, prestem atenção, já que 50% das pessoas que têm diabetes nem ao menos sabe que tem a doença. É um dia para chamar a atenção do poder público para criar políticas públicas de saúde compátiveis com as necessidades da população diabética. O dia 14 de novembro é para acabar com o preconceito em relação a doença. E, acima de tudo, especialmente este ano de 2009, para que as pessoas saibam que prevenir é o caminho. Prevenir tanto o diabetes, para quem ainda não é, quanto as complicações, para quem já é diabético.

Por isso, a ideia de iluminar espaços públicos e privados com a luz azul é uma grande ideia, porque as pessoas vão parar e olhar e vão procurar saber porque está tudo azul, o que aquilo significa. As pessoas vão sair do lugar comum e por causa da nossa causa ter uma noite mais iluminada, mais bonita. É uma luz sobre as nossas angústias, sobre as nossas pequenas vitórias diárias e sobre a nossa trajetória de viver com diabetes.

A seguir, o texto da organização do Dia Mundial do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.org.br) , 14 de novembro, explicando o tema do ano:

O tema do Dia Mundial do Diabetes é Diabetes – Educar para Prevenir . A proposta é informar e conscientizar todos aqueles que estão envolvidos com os cuidados com diabetes. O tema será trabalhado durante cinco anos (2009-2013).
As mensagens-chave dessa campanha são:
– Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta;
– Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer;
– Saber como cuidar do diabetes e controlar.

Os objetivos da campanha são:
– Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações;
– Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações;
– Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações;
– Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce;
– Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados;
– Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O dia 14 de novembro foi escolhido para ser o Dia Mundial do Diabetes por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Banting. Ele e Charles Best projetaram a ideia que levou à descoberta da insulina.
Para que o diabetes ganhe destaque, a International Diabetes Federation incentiva a realização de centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também apoiam a causa.

Vejam, a seguir, os temas mais recentes:

4 ideias sobre “Dia Mundial do Diabetes – Educar para Prevenir

  1. Teresa Bujokas Nunes

    Oi Lu,
    Com certeza não tem nada para se comemorar no Dia Mundial do Diabetes, mas sim conscientizar!

    Eu já comprei a minha camiseta azul e a vela também!! 😉
    Vou participar do The Big Blue Test, onde diabéticos do mundo todo vão fazer um teste de ponta de dedo as 14:00 (horário local), fazer algum tipo de exercício físico por 14 minutos, fazer outro teste e no final colocar os resultados no http://www.thebigbluetest.org ou no twitter com link para esse site.

    Bjs

    Resposta
  2. eduardo luiz

    Ola luciana, tudo bom?

    navegando um pouco pela net achei o seu blog. achei muito interessante, parabens pela iniciativa e você tem todo o meu apoio.

    entre no nosso site e conheça um pouco do trabalho do centro de diabetes de belo horizonte (cdbh).

    grato pela atenção.

    Eduardo Luiz.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s