Gravidez e diabetes: 5 meses depois…


Nosso primeiro Natal juntos.

Quando fiquei grávida, decidi compartilhar com todos a minha experiência como diabética e grávida. Foi a melhor decisão que tomei, porque pude me aproximar de muita gente que passou pelo o que eu passei e que me deu força, me apoiou, assim como pude incentivar outras mulheres diabéticas.

E qual não é a minha felicidade cada vez que me deparo com participantes deste blog grávidas. E utimamente não tem sido poucas. Algumas programaram, outras não. Percebo, em todas, uma pontinha de medo, por mais que tudo pareça sob controle. É assim mesmo. Nossa preocupação como mãe já começa antes mesmo de concebermos. Queremos que tudo esteja nota 10, mas precisamos nos contentar, de vez em quando, com um 9, com um 8,5, às vezes com uma nota abaixo da média.

O mais difícil da gravidez de uma diabética é manter os níveis diários sob controle e manter a calma. A gravidez muda tudo, o organismo age de forma totalmente inesperada. Quando pensamos que estamos fazendo tudo certo, nos decepcionamos com um nível glicêmico ruim. Mas precisamos continuar e continuar nos esforçando para atingir a meta. Vejo isso agora, o Lucas completou cinco meses no último dia 19 e percebo o quanto todo o meu esforço valeu a pena: 6,850 gramas e 64 cm de pura gostosura, sorrisos, chamegos… Cinco meses de fraldas deliciosamente sujas, de mamadas e mais mamadas, colo, noites sem dormir, amor sem fim…

E esses meses pós-nascimento do Lucas só tem feito bem a minha saúde. Controle nota 10! Tá bom, confesso, tirei 9!

A todas as mulheres diabéticas que estão gravidinhas e que terão seus pequenos em 2010, o meu parabéns, o meu apoio, a minha alegria. A todas que decidirem ficar grávidas, o meu incentivo. Tem de ser persistente. O resultado é lindo!

16 ideias sobre “Gravidez e diabetes: 5 meses depois…

  1. roberta

    OI LU nossa que coisinha mais fofinha esse Lucas hein,que bonitinho vcs dois juntinhos e sua carinha de felicidade ,que bom que tudo deu certo e vcs estao bem ne.
    bjim

    Resposta
      1. Margarete Godoy

        Nem pareço que vou ser avó, não é mesmo? rsrsr
        Ah agora engordei um pouco, já não to tão lindona! rsrs.
        beijos

  2. isabel

    ola tambem descobri ke sou diabetica e nao esta a ser facil mas o ke nao fas uma mae pelo seu bebe tudo ne passo meus dias a picarme mas estou levando beijinhos a todas

    Resposta
  3. Fernanda

    Lu,
    Senti que eu estava incluída entre as “gravidinhas” que você citou no post… Até hoje tô te devendo a minha história, né? Mas, pra vocês saberem das novidades, já estou com 22 semanas, 5,5 meses!!!! Daqui a pouco ele tá por aqui, rsrsrs…
    A glicemia ainda não tá 100%, mas já tá por volta de 80% de normalidade, glicada de 5,8, e tudo vale a pena por ele! João Guilherme.
    A barriga só cresce, graças a Deus, e agora sinto que estou na melhor fase, sentindo ele mexer tanto todo dia… É a maior emoção da minha vida!
    Cada dia é uma luta, uma corrida atrás do melhor controle e do bem-estar, meu e do bebê.
    E NÓS VAMOS CONSEGUIR, SEMPRE EM FRENTE, ATRÁS DA VITÓRIA COMPLETA, QUANDO O JOÃO ESTIVER AQUI NOS NOSSOS BRAÇOS…
    AMÉM!

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Claro que vc está incluída, mais do que incluída. Vc viu que tem mais uma na área? A Liana. A sua glicada está excelente. Isso quer dizer que o controle está bom. Vc realmente está numa fase super gostosa… saudade. Adorei estar grávida! Essa corrida, esta luta vale muito a pena, pode ter certeza. Escreva, comente, não nos deixe sem notícias. Beijos.

      Resposta
  4. Liana

    Oi!

    Eu estou de 8 semanas. Está bem difícil controlar a glicemia e minha glicada está 6,2, aumentou um pouco.
    Bom, eu continuo firme no controle, tentando… Mas dá um medo…
    Obrigada Luciana. E parabéns para todas as “gravidinhas”!!!

    Bjos

    Resposta
  5. paloma

    eai como foi sua gravidez ?vc demorou para engravidar?bem estol te fazendo essas perguntas por sua casada ha 2 anos e naum comsigo engravidar!sou diabetiva tbm e tenho 17anos e vivo com diabetes ha 4anos!e ai gostaria que vc me desse algumas dicas bjus brigadao e vc tem um lindo menino!!!

    Resposta
  6. Daniele

    Olá,
    Descobri ter diabetes há menos de dois meses, e agora estou com as taxas compensadas, mas aguardando completar três meses para confirmar o resultado esperado para a hemoglobina glicada.
    Quero muito ser mãe, mas me assutava a ideia de que, durante a gestação, é necessário administrar insulina… Agora, depois de ler os posts, me assusto menos!
    Enfim, esse blog é tudo o que eu precisava no momento!
    Agradeço sinceramente a sua iniciativa em criar o blog. Tudo o que li me encheu de coragem.
    Abraços, parabéns pelo filhão lindo, e muita saúde para vocês dois e toda a família.

    Resposta
  7. Fernanda Laranjeira

    Oi, queridas!
    Tô com saudade desse blog! Voltei aqui nesse post e li todos os comentários, inclusive o meu, quando estava com 5 meses de gravidez… Aiai!
    Agora João já está com 10 meses e meio, cheio de vida, alegria e muita atividade! Engatinhando por todos os lados… Nunca pensei que pudesse amar tanto assim… É isso que a gente sente, né? MARAVILHOSO!
    Meu bebezão está agora com 10,9kg e 73cm e sempre crescendo… Com muita saúde, graças a Deus!
    Lu, vc não vai acreditar, estou morando em São Paulo! Podíamos marcar um encontro com todos os frequentadores do seu blog que moram aqui, o que vc acha? Tenho certeza de que seria só o primeiro de muitos encontros, não só aqui, mas por todo o Brasil… Quem sabe poderíamos estimular pessoas tão queridas que convivem com o diabetes a se encontrarem e trocarem experiências. Fica aqui a dica e o convite!
    Bjos

    Resposta
  8. Ana

    Olá!
    Li todas as msgs e gostaria de dar os Parabéns para as mamães!

    Tenho diabetes a 10 anos e estou usando bomba de insulina a 9 meses…e tentando engravidar…

    Alguem teve alguma dificuldade? Alguma dica?

    Bjs a todas!

    Resposta

Deixe um comentário

