Ando esquecendo de me cuidar mais


Ando com a cabeça no mundo do Lucas. Esqueço de fazer o destro. Quando lembro, já coloquei o primeiro pedaço de pão na boca, ou um gole do café. Aí, o jejum já era! Até faço, mas sei lá… deve dar alterado.

Nem pareço aquela pessoa que acordava e já ia logo furando o dedo! Na gravidez, nunca esquecia. É porque o Luquinhas ainda estava lá dentro e eu tratava de cuidar direitinho dele, como tento fazer agora. Só que, no momento, acabo esquecendo que eu também tenho de me cuidar. Afinal, quero usufruir da presença dele o máximo possível nesta vida! E com muita saúde!

Vocês estão disciplinados com os testes do glicosímetro? Quantas vezes, em média, vocês fazem o teste por dia?

Um dia maravilhoso para todos!

42 ideias sobre “Ando esquecendo de me cuidar mais

  1. Beth

    Qtas vezes devemos fazer? o meu Dr. mandou eu fazer 1 vez por semana em horários variados. Não estou gostando nada deste dr. Vc teria algum para me indicar. Moro em Barueri, Alphaville, mas se for bom, vou tb p/ S.Paulo.Tb ainda não chegou o meu, meu filho comprou nos USA e deve chegar até o final de semana.Talvez tenha feito besteira pedindo um de la.
    Grata

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Beth, o problema de comprar o aparelho nos EUA é que às vezes vc não encontra fitinhas aqui. Nunca comprei lá por isso. Vc precisa pedir um aparelho compatível, como o Nano, da AccuCheck por exemplo, que agora tem aqui e lá era mais barato. Mas tem muitas promoções aqui. O aparelho não é caro. O problema são as fitinhas. Gosto do da Bayer. Tem preço bom e acho a medição mais precisa. Sobre o médico, te escrevo um e-mail. Beijos.

      Resposta
  2. Karin

    Oi Lu!
    Faço em média 3 medições. Qdo levanto, à tarde de antes de me deitar. Acho imprtante nestes três horários, mas há pessoas q chegam a medir 20 vezes no dia.
    Bjsssssss

    Resposta
  3. Fernanda

    Oi, Lu,
    Eu meço em média 10 a 12 vezes por dia.
    Tento manter o máximo de 2 horas entre as medições, quase sempre apenas 1 hora e meia.
    Como a Karin falou, eu já cheguei a medir 20 vezes, mas foi no início da gravidez e o controle ainda era muito difícil… Não que hoje em dia não seja.
    Mas com certeza não conseguiria retornar ao passado de 3 – 4 medições por dia, como foi desde o início da minha diabetes, no princício apenas com exames de urina (!!!), até eu trocar minha insulina para a Lantus, em 2003 ou 2004. Acho que, para um diabético tipo 1 atualmente, isso é muito pouco.
    Beijos

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Nossa, Fê, 20X! O máximo de vezes que eu medi foi oito durante a gravidez. Fazia como a Beth, uma ou duas vezes por semana, antes da gravidez. Agora procuro medir pelo menos três vezes no jejum e duas pós-prandias. Isso pq sou tipo 2. Beijos.

      Resposta
  4. Margarete Godoy

    bom eu faço teste antes do café da manhã, lanche da tarde, jantar e antes de dormir, e meu marido sempre faz em mim antes de sair para trabalhar, pois ele acorda cedo e eu estou dormindo, isso para ver se eu estou tendo hipo ou hiper ou se está normal. Agora quando está alta demais eu faço depois que tomo humalog, para ver se está baixando.
    Essa foi boa : com a cabeça no mundo do Lucas! rsrs. Ainda bem que é no mundo do Lucas e não da lua.
    Ah isso as vezes acontece comigo de eu sentar na mesa para tomar café e esquecer de fazer o teste, aí mesmo eu já tendo comido algo eu faço assim mesmo.
    Uma dica use algum tipo de despertador para lembra-la de fazer o teste.
    Beijos

    Resposta
  5. roberta

    LU eu meco no minimo 4 vezes ,essa a quantidade basica ,mais como minha glicemia esta muito alterada estou medindo de tres em tres horas ,incluse durante a madrugada .
    bjim

    Resposta
  6. roberta

    AH e sempre antes de fazer qualquer lanche ,eu nao provo nem a comida quando estou cozinhando pra nao alterar o resultado .

    Resposta
  7. roberta

    LU eu estive internada essa semana ,na segunda acordei me sentindo mal ,e minha glicemia de jejum 382 ,fiquei assustada ,entao tomei um cafe ,uma fatia de pao integral com cotage cafe e depois yogurt natural ,e sete doses de novorapid ,duas horas depois 405 ,nao entendi ,nisso ja estava com febre ,e foi assim o dia todo aplicava insulina (com a bomba) e parece que nao fazia efeitonehum , fui ao hospital ja na hora da emrgencia o e meu medico nao estava ,o medico que me atendeu disse ser gripe nem me examinou direito ,entao voltei pra casa , dai pra frente foi terrivel ,vomitei mais de 20 vezes ,aplicava insulina com a bomba e nada ,olha eu nem pensei ,em usar minha caneta ,ou seringa que fosse ,com duas caixas de novorapid fechada na geladeira ,eu tava tao mal que nem pensei nisso ,por fim das contas fui para hospital ja na manha seguinte de cadeiras de roda pois nao tinha mais forcas ,ai meu medico por tel deu as cordenadas e comecaram a medicacao ,estava com alto nivel de desitratacao ,e passando muito mal ,parecia que ia morrer ,entao entrei no soro ,pra cada soro com 15 g de carbohidrato ja eles aplicavam 12 doses de insulina no soro ,e eu ia corrigindo com a bomba ,o incrivel e que ninguem nem sequer eu mesma pensou na hipotese do problema ser com a bomba ,entao essa insulina que foi injetada no soro ,que ajudou abaixar um pouco minha gilcemia ,ja que eu nao comia e nem tomava agua ,so ontem na hora da troca foi que vi que a canula estava dobrada e jogando insulina pra fora do meu corpo.POrque se ela entope ela da uma mensagem ,mais nesse caso a insulina passava ,era como se ela estive funcionando normal .So foi fazer a troca e injetar insulina que logo minha glicemia voltou ao normal .Agora fiquei atenta quando minha glicemia na abaixar ,porque nunca tive problema com isso a insilunina faz efeito normalmente .
    Bem so queria compartilhar isso com vcs
    bjim
    pra todos

    Resposta
    1. Margarete Godoy

      Nossa Roberta! espero que esteje melhor, que Deus te proteja!
      Então a bomba se tornou uma bomba mesmo pra você! Que perigo, então agora tem que ficar de olho, para que isso não aconteça novamente. Se nós seres humanos temos falhas, imagine esses aparelhos.
      Beijos
      Se cuide!

      Resposta
    2. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Rô! Nossa, que perigo! Fico feliz que agora esteja tudo certo. Fico tentando imaginar o desespero que vc deve ter sentido. É bom vc postar, aqui, esta sua experiência p/ as pessoas ficarem atentas. Fique bem e não nos dê outro susto desses, heim? Beijos.

      Resposta
  8. roberta

    Pois eh Margarete foi terrivel ,se eu tivesse desconfiado teria feito a troca da canula ,ou palicado com seringa ( tenho muitas de reserva) ou ate mesmo com minha caneta ,sempre tnho uma pra caso aconteca algo ,mais estava passando tao mal que nem pensei nessa hipotes ,agora estou bem ,minha glicemia voltou as niveis normais ,mais eu nao consigo comer nada doce (adocado com adocante ,o sabor doce me faz ter ansia de vomito,hj no cafe ,o yogurte quase volta ,porque adocei com acocante ,tenho vontade apenas de comer citricos .
    obrigado .
    bjim

    Resposta
  9. Karin

    Oi Ro! Q susto hein??????? Sabe, uma vez a minha glicemia ficou alta durante dias. Percebi que a qdo eu injetava a Lântus (só depois de alguns dias fui ver isso..acho q preciso ficar mais atenta, é tão automático…nem olho p aplicar, apenas aplico e proto..rsss) uma parte da insulina voltava, sabe qdo vc retira a agulha…então, nesse momento, eu perdia cerca de 10U de lântus. Hj troco sempre as agulhas, até pq dói menos…ahahahahahah.
    Mas sobre o doce, eu sei o q aconteceu: vc está em fase de recuperação…até não sentir mais enjôos vai demorar um pouco. Qdo a glicemia fica alta por muito tempo, o corpo fica saturado de açúcar e como não está recendo insulina, a pessoa padece. O corpo busca formas de se livrar desse açúcar, então a 1° coisa a fazer é utilizar toda a reserva de água do corpo para tentar limpar de forma infeliz o sangue, em alguns casos a pessoa continua a comer, aí qdo o corpo n tem mais o q fazer, ele começa a expelir dessa forma: vômitos – pra q a pessoa não ingira mais comida, n q isso adiantaria, mas é uma forma, o corpo está desesperado e precisa se livrar disso. Foi o q eu li num livro. Interessante, né?
    A pessoa fica totalmente desidratada…e precisa fazer o q vc fez…entrar no soro…com doses de insulina…e medições constantes p corrigir o caso.
    N é fácil ser diabético….!
    Bjsss Ro.

    Resposta
  10. roberta

    oi Karin entao foi um susto mesmo ,como eu nem pensei na hipotese da canula ne??? com tanta insulina na geladeira e terrivel so de lembrar …. pois eh o que aconteceu meu sangue ficou com ph acido ,hj comi uma gelatina o kcal quase vomitei ,e olha que minha cglicemia mais alta de hj foi 157 as tres da tarde ,no jantar 93 ,mais nao consigo comer quase nada so salada peixe ou frango .pois e estou medindo de tres em tres horas ate durante a madrugada ,meco a meia noite as tres da manha e as seis ,e alem de medir antes e apos asa refeicoes .
    agora estou bem
    bjim

    Resposta
  11. Teresa Bujokas Nunes

    Oi Lu,
    Eu tenho feito uma média de 15 testes por dia. Eu sei que é bastante, mas é o que eu preciso para chegar na minha meta desse ano que é de ter uma hemoglobina glicada digna de ser exposta na minha sala de estar! rsrsrs… Eu só consigo me lembrar de fazer tantos testes porque a bomba de insulina que eu uso pode ser programada a disparar um alarme me dizendo que eu preciso fazer um teste. Se não fosse por isso, eu duvido que eu me lembraria de fazer tantos testes… isso porque eu não tenho filhos! rsrsrs…
    Eu pego as fitas no posto de saúde e acabo economizando uns R$ 750.00 por mês. Eu posso me valer desse benefício do governo porque sou diabética tipo 1 insulino-dependente. Infelizmente o governo não dá as fitas para quem é diabético, mas não faz uso de insulina (como se diabético tipo 2 não precisasse fazer testes…).

    Bjs

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Puxa, Teresa, 15 testes! Parabéns pela determinação! É isso mesmo, pendura o resultado lindo da sua glicada na sala de visitas…rs. Qto ao fato de diabético que não faz uso de insulina não ter direito às fitinhas, é ridículo! Beijos.

      Resposta
  12. Liana

    Oi !!

    Já passei por algo parecido com o que a Roberta passou, mas não cheguei a ir para o hospital. No meu caso a insulina não estava fazendo efeito (acho que tinha estragado, sido mal armazenada, sei lá…) mas desconfiei e troquei o frasco de insulina, então voltou ao normal…
    Sempre que a glicemia fica alta e não abaixa quando tomo insulina desconfio de duas coisas: estou doente ou tem algo errado com a insulina.
    Tenho feito 10 testes por dia (dois deles durante a madrugada). Mas quando não estava grávida eu fazia uns 4 testes.
    Acho que já ficou automático, pois não consigo iniciar nenhuma refeição sem saber quanto está minha glicemia.
    Tenho pensado em ter meu bebê em São Paulo e gostaria de dicas de obstetra. Alguém pode me ajudar??! Meu plano de saúde cobre o parto na maternidade Santa Joana, vocês sabem se é bom?

    bjos
    Liana

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Liana, a maternidade Santa Joana é muito bem conceituada. Eu ia ter na Pro-Matre, onde nasci, que é do mesmo grupo, mas como o Lucas veio antes, não tinha vaga lá. Nem na Santa Joana, nem no Einstein. Tive na maternidade São Luiz, que é execelente. Adorei. Sobre o médico, te respondo por email. Beijoo.

      Resposta
  13. Fernanda

    Oi, Rô,
    O que você teve foi um episódio de cetoacidose. Realmente é muito grave, que bom que você se recuperou logo.
    Eu tinha postado um comentário pra você em outro tópico sobre isso, para que você trocasse tudo da bomba… Isso já aconteceu muitas vezes comigo, quer dizer, não cheguei a ser internada por cetoacidose, mas já tive taxas altíssimas que não abaixavam… Pra você ter uma idéia, no último mês aconteceu duas vezes de eu ter que trocar o catéter duas vezes no mesmo dia. Isso porque ele não ficou bem inserido… Agora grávida a barriga fica mais rígida, ele custa a ficar bem posicionado. Troquei logo porque agora não posso arriscar, né, quando sobe e eu não consigo resolver troco logo tudo…
    Na quarta feira aconteceu de apitar bateria fraca logo de manhã, quando eu estava indo para o médico (GO) e só voltaria na hora do almoço. Sempre que apita bateria fraca ou reservatório baixo, esses dias são ruins. A bomba não funciona tão eficientemente… Nesse dia não consegui corrigir as híperes da manhã.
    Pense positivo, serviu para que você aprendesse como lidar com essas situações.
    Beijo grande

    Resposta
  14. Fernanda

    Lu,
    Vou postar um comentário aqui porque não sei direito onde ele se inseriria, mas fique à vontade para colocá-lo onde quiser.
    Ontem assisti a um filme na Globo, “Fora de Rumo”, eu acho, com Clive Owen. Eu assiti, foi muito bom inclusive, gostei do final, adoro um suspense, mas…
    O detalhe foi que no filme a filha de Clive Owen tinha diabetes tipo 1, e o filme, ao invés de ser educativo e mostrar coisas boas e experiências para os pais dessas crianças, mostrou uma menina de 12 anos, aproximadamente, que já tinha passado por um transplante de rim, um não, TRÊS!!! Segundo o pai os transplantes não funcionaram por rejeição, por isso eles tinham uma máquina de diálise em casa!!! QUE ABSURDO, QUE EXAGERO!
    Fiquei imaginando a hipótese se esse filme fosse um pouco mais velho e minha mãe por exemplo tivesse assistido na minha infância… DEUS ME LIVRE!
    Além disso, teve uma hora em que o pai acorda de madrugada com um aparelho apitando, como se fosse uma “babá eletrônica”, vai no quarto da filha, e qual a surpresa??? Ela está convulsionando com uma hipo e a mãe tem que aplicar glucagon.
    O que é isso??? Eu achei um absurdo e quero deixar aqui meu protesto. Vamos comentar essa situação?
    Beijos pra vocês, desculpem o texto grande.

    Resposta
  15. Beth

    Colegas.

    Vcs. podem me dizer o que é “passar mal”quem tem diabetes? Desculpe a pergunta, mas é que sou nova nesta doença e gostaria de saber se o que sinto são realmente sintomas dessa doença ou se tenho mais alguma outra coisa.
    Tenho muita TONTURA,muita, muita ,muita……………..o ouvido fecha, tipo quem sobe a serra…………zumbido tb. e nao consigo fixar direito o olhar……….socorro!!! at’e parece que bebo,rsrsrs…
    Bjs. para vcs…

    Resposta
  16. Margarete Godoy

    Oi minha glicose está bagunçada faz dias, antes do lanche e antes do jantar tem dado alta por volta de 261 e 326, desconfio que seje por causa do hipotireodismo que também bagunçou. Fiz outro exame de TSH estou aguardando resultado para dia 10/03, desconfio que seje isso pois minha mestruação bagunçou também. Fora a bursite que me incomoda e agora também estou com a garganta doendo, ufa! que coisa!
    Beijos

    Resposta
  17. roberta

    Fernanda foi isso mesmo que aconteceu ,pois eh eu tenho sempre uma caneta comigo ,mais sabe nao passou pela minha cabeca que o problema fosse com a bomba … porque era facinho de resolver ,tenho sempre 90 conjuntos para troca da bomba de reserva ,tinha acntecido uma vez logo que fiz a troca ela deu no dlivery ,entao tirei e coloquei outro ,bem agora tudo passou e vou ficar atenta com certeza ,tb estou fazendo testes de tres em tres horas inclusive durante a magrugada ,colo alarme e tudo acordo faco o teste , e tenho tido otimos resultados ,a mais alta de hj foi 163 ,vc esta de quantos meses?
    bjim

    Resposta
  18. Fernanda

    Oi, Lu!
    Se você acha que merece um post, pode colocar um lá! Achei esse filme realmente muito exagerado, só vendo mesmo…
    Rô,
    Estou com 7 meses agora!!! Nossa, é tão rápido… Graças a Deus está tudo bem com meu meninão, João Guilherme é o nome dele! Com agraça de Deus vamos conseguir, estamos quase lá, rsrsrs… Ele vem dia 20 d emaio! Fique na torcida!
    Que bom que vc tá melhor!
    Bjos

    Resposta
  19. Liana

    Oi Lú.
    Essa noite tive uma hipo, quando acordei passando mal e fiz o teste deu 36! Já aconteceu umas 4 vezes desde que fiquei grávida. Estou muito preocupada, pois não sei os efeitos da hipo para o bebê. A gente fica sempre preocupada com as hiperglicemias…mas será que a hipo também afeta o bebê?
    Odeio quando tenho hipo!!

    Bjinhos

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Liana, acho que a Fernanda já te respondeu bem. A minha médica era mais conservadora em relação às hipos. O limite era 60 pra mim. Tive alguns episódios, mas nenhum abaixo de 52. Acho a dica da Fê, de acordar de madrugada para monitorar, ótima. A minha, na madrugada, sempre dava em torno de 100, 110. Não tenho muita tendência a hipos. Mas vai dar tudo certo. Talvez comer um carboidratozinho a mais antes de dormir também seja uma boa. Vc está fazendo acompanhamento nutricional? Beijinhos.

      Resposta
      1. Liana

        Oi Lú.
        Não estou fazendo acompanhamento com nutricionista.
        Na primeira gestação eu iniciei um acompanhamento com nutricionista, mas não levei adiante. Não me dei muito bem, ela recomendava misturar alimentos, umas misturas meio louca que eu não tinha muita paciência para fazer. Acho que deveria tentar novamente, né?! Deve ter sido alguma “resistência” minha!
        Bom, também tem o fato de o plano de saúde não cobrir…então fica meio difícil!
        Bjos

  20. Fernanda

    Oi, Liana!
    Não se preocupe, meu médico disse que acima de 35 as hipos são relativamente seguras. No iníccio da gravidez tive várias na casa dos 30, inclusive uma 32 e uma 29 sem sintomas! É claro, fiquei apavorada, fui fazer uma US urgente, mas graças a Deus, nosso milagrinho estava ótimo, perfeito, como está até hoje e continuará sendo….
    Realmente a hiper traz mais efeitos negativos, teoricamente a hipo poderia causar algum dano cerebral, como dizem alguns autores que podem causar conosco também, mas eu não acredito nessa linha não. Graças a Deus, meu João mexe sem parar, ouve, enxerga, está perfeito, sem evidência de dano nenhum! E vai continuar assim!
    Se cuide, coloca o despertador de madrugada todos os dias para acompanhar e evitar as hipos. Observe se elas aparecem nos mesmos horários, isso pode indicar necessidade de alguma mudança.
    Obs: acabei de ter uma 55 no pós prandial do almoço… Comi um sorvetinho, e agora está tudo bem!
    Beijinhos

    Resposta
    1. Liana

      Oi Fernanda!
      Obrigada pela dica! Fiquei mais tranquila com seu comentário.
      Amanhã farei um US (12 semanas – translucência nucal) e poderei ver se está tudo certo com meu bebê.
      Muito lindo o nome do seu filho! Está na minha lista se o bebê for menino!! Boa sorte para vocês e muita saúde!
      Bjinhos
      Liana.

      Resposta
  21. Diana Godoy

    Olá… ai nem me fale.. eu nunca me acostumei em fazer esses testes.. sempre esqueciaa.. ai já era… já tinha comidoo.. e hoje em dia então acabei relaxando de vez.. nem tenho feito mais.. tenho que me cuidar muito mais.. afinal diabetes naõ é uma doença facil….
    Ainda mais.. que minha visão anda embaçada para enchergar de longe.. isso está me deixando bem preocupadaa!
    Beijos

    Resposta
      1. Diana Godoy

        Agora comecei a fazer de novo os testess, mais ainda esqueõ.. tô tentando fazer uma forcinhaa!
        Já falei com minha mãe sobre issoo… tenho que ver quando dá para ela ir.. pois afinal e na mesma clinica o nosso oftalmo.. e ainda por cima é em Guará!
        Mas enquanto isso.. vou tentar voltar a usar o meu oculos que eu tinha aposentado.. pois não conseguia me acostumar com ele!
        Beijos

  22. edison

    passomal praticamente todos os dias tenho muita quedas de glicose minha mae fica apavorada minha glicose chega a dar 25 a36 etambem tenho outros sintomas que sao as vista dores encomadas do lado direito dorins e dor nopeito que min acompanha a quatro anos.

    Resposta
  23. Pamela miranda

    sou diabetica á 11 anos, tem dias que estou bem cansada meu corpo todo dói ,ñ faça a diéta á anos só fiz na gravidez agora ja sinto as dificuldades da doénça será que ainda posso melhorar

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s