Uma carta para Vittoria


Maria Vittoria, a Vivi, tem seis anos. Ela tem diabetes tipo 1 há dois anos. Sua mãe, Nicole, de quem eu já falei por aqui, criou um blog para compartilhar com outras mães o cotidiano da família, que conta também com a pequena Maria Eduarda, a Duda. A cada dia, Vivi nos surpreende com a sua maturidade. E nos ensina com sua inocência. E nos conquista com a sua desenvoltura. Resolvi escrever uma cartinha para ela:

Olá, Vivi!
Meu nome é Luciana. Como você, sou diabética e leonina. Tenho um bebê de oito meses que faz aniversário no memo dia que você: 19 de agosto! Que dia lindo!
Conheço você pelo blog. Sempre acompanho as suas histórias.
Diferente de você, não era diabética quando criança. Fiquei mais velha, quando tinha 29 anos. Hoje tenho 35. Minha mãe é diabética também. E tenho um irmão que também é. Nosso tipo de diabetes é diferente. Você é tipo 1. Eu sou tipo 2. Mas somos igualmente “mais docinhas”.
Assim como você, eu também tenho um blog onde conto a minha história. Assim como você, já apareci na televisão por causa disso. E também em jornais e revistas.
O que tenho aprendido com isso é que de tudo dá para tirar o lado positivo. O lado bom de ser diabética e falar sobre isso numa boa é poder ajudar outras pessoas e ser ajudada por elas. É uma troca.
Tudo bem que eu preferia não ter diabetes, mas, por algum motivo, vim a este mundo como diabética. E tornei-me conhecida por isso. Não sabia que isso aconteceria quando criei o blog. O retorno que ele me traz é fantástico. Por diversas vezes, fiquei emocionada com os depoimentos e comentários que as pessoas deixam. Percebi que o que estava fazendo, ao contar a minha história, não era só para mim.
Ao contar a sua história, você toca o coração e a alma de diversas outras pessoas como você, como eu. Você, Vittoria, não tenha dúvida, é uma menina pra lá de especial.
Beijinhos,
Lu.

25 ideias sobre “Uma carta para Vittoria

  1. sarah

    Lindo!!!!
    Essa comunicação independente da idade dá uma perspectiva de futuro fantastica.
    Num curso para educadores sociais eu aprendi a importancia da identificação da criança com adultos. Quando isso acontece de forma positiva, com certeza rende bons frutos, mesmo que seja apenas para a criança.
    Parabéns pela carta.

    Resposta
  2. Margarete Godoy

    Oi Luciana muito linda a sua cartinha para Vitória!
    Realmente faz bem para os dois lados, muito bacana a sua atitude. Os meus parabéns também.
    Beijos

    Resposta
      1. Margarete

        Ficou bonita essa foto com o Lucas!
        Ele está enorme! que lindo!
        Bom eu vou indo na medida do possível, fazendo vários exames, pois como já falei estou com um problema no ombro que está deixando o movimento do meu braço esquerdo limitado e o ortopedista quer fazer infiltração e para isso meu endocrino quer que eu esteja com a glicose controlada.
        Beijos
        Beijos no Lucas

      2. Luciana Oncken Autor do post

        Que chato, Margarete! Minha mãe tem de fazer cirurgia de catarata, mas como está com uns derrames por causa da retinopatia diabética, vai ter de aguardar. Tem de fazer o laser antes. E olha que a glicemia dela é pra lá de controlada! Boa sorte com seu ombro.
        O Lucas deu uma crescida, mas está mais “em forma”. Ele não engorda muito porque, segundo a médica, ele queima muitas calorias. Ele é super agitado. Está com 68 cm e pesa 7.695 gramas. Ele ainda mama no peito e já come papinhas e frutas. É bom de garfo.
        Beijos.

      3. Margarete Godoy

        Espero que dê tudo certo com a sua mãe, que a vista dela se normalize. No meu caso o oftamologista diz que eu tenho um leve princípio de catarata, fiz o laser e correu tudo bem graças a Deus. Eles dizem para eu manter a glicose e a pressão controlada por causa da retinopatia. E a pressão da sua mãe é controlada?
        Beijos
        boa sorte para a sua mãe!

  3. Nicole

    Eu já me emocionei….
    Amanhã com calma, sento com ela aqui e leio devagarinho, sem televisão nem nada pra atrabalhar.
    Obrigada Lu….
    Essa vai ficar guardada pra nossa história !!!!!

    Resposta
      1. Nicole

        Calma calma, direi sim.. ainda não conseguir sentar com ela aqui com calma. Tem que ser um momento especial !!! TE digo como foi. Tô pensando em filmar… aí vc vÊ a reação!
        um beijo

  4. Pingback: Uma carta para Vittoria « Minha Filha Diabética !

  5. Jo Sene

    Lu, é incrível mesmo como contar a nossa história envolve quem está em volta, e atrai pessoas novas para nossas vidas. Quando eu comecei o blog do Gui não imaginava, de verdade, por mais que eu trabalhe com internet, que seria tão especial. Hoje encontro algumas pessoas que não vejo há tempos e que me falam que estão acompanhando tudo! E ter a Nicole, vc, a Roberta e a Sarah, só me deixa mais forte para continuar nessa busca por informação, para deixar o Gui cada vez melhor.
    Obrigada por tudo, parabéns pela cartinha! Bjao

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Jo, depois de criar o blog, em 2006, descobri o quanto nos faz bem compartilhar. Passei até a entender e ver um propósito para o diabetes na minha vida. Vc trabalha com Internet? Faz exatamente o quê? Adoro o blog do Gui também. Beijos.

      Resposta
  6. Nicole

    (A Vivi quer escrever a resposta sozinha. É a primeira vez que ela escreve… e já é no computador)

    “obrigada! quero conecer muto seu filo juto com minha irma duda. bejo vivi”

    Entendeu, né….demorou uns 10 minutos pra escrevermos isso, fazer o som da letra, esperando ela achar no teclado…. essa dedicação dela te mostra o carinho …

    Um beijo MEU agora… e o encontro das crianças só quando o lucas crescer…. pq elas acham q bebê é boneca !!!

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Que linda, Nicole! Que linda, Vivi! Adorei, que graça ela ter se esforçado para responder. Fiquei tocada, mais uma vez. Ah! Mas o Lucas adora crianças, mais até do que bebês. Ele fica olhando num curiosidade só. É um barato. Que gracinha ela querer conhecê-lo.
      – Beijinho Vivi, beijo na Duda e na mamãe também.

      Resposta
  7. Briza Mulatinho

    Luciana,
    essa cartinha é pra você. Sou diabética há 16 anos e nunca, nunca antes, tinha tido vontade de compartilhar a minha experiência com outras pessoas. Isso até encontrar o seu blog. Acredito que porque você trata a diabetes com naturalidade e acho que é assim que tem que ser! Tenho um blog há anos, mas não falo sobre isso, porque não é o centro da minha vida. Sou várias outras coisas, além de diabética. Mas, aqui, tenho aprendido que falar disso pode ser legal sim, sem passar a ser o centro do meu universo, como percebo que não é do seu. Meu marido diz que desde que comecei a ler e comentar aqui, tenho lidado melhor com tudo e acho que é verdade. Porque vejo que outras pessoas enfrentam os mesmos problemas, de um jeito melhor ou pior, mas enfrentam. E isso ajuda tanto! De um modo geral, as pessoas não-diabéticas não tem a compreensão do que a gente enfrenta: exames constantes, medicamentos, consultas médicas, medos e esperanças. Por mais que tentem e que nos amem, não alcançam, simplesmente, porque não faz parte da rotina delas. É diferente, é outro olhar. É isso, queria te agradecer. Por mim e mais um monte de gente que te acompanha e admira. Um beijo grande!!!

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Puxa, Briza! Fico emocionada com depoimentos como o seu. Quando comecei com esse blog não tinha idéia da dimensão que isso tomaria na minha vida. Saber que incentivo as pessoas a compartilharem suas experiências e que isso pode ajudar de alguma forma quem passa por aqui faz muito, muito bem pra mim, pra minha saúde. É o diabetes não é o centro da minha vida, mas é uma parte importante dela. De alguma forma, me transforma no dia-a-dia, mesmo que eu não queira. É inevitável. Vc. Briza, não quem o que me agradecer, porque entrar no blog e ler seus comentários têm me dado gás para continuar. Eu tinha parado um pouco de escrever, mas quando vejo que existem pessoas como vc, que querem conversar, dar dicas, trocar experiências… só penso no quanto é importante levar adiante este projeto. Adoro os seus comentários, as suas intervenções, assim como da Roberta, da Margarete e de um pessoal que espero que volte a escrever por aqui agora que eu voltei. Ei, vc não quer escrever um post por semana, como blogueira convidada não? Eu adoraria! Beijos.

      Resposta
  8. Briza Mulatinho

    eita, que convite lindo! claro que quero e me sinto muito honrada. =) hoje eu tô meio tristinha porque o médico novo descobriu que tenho uns nódulos na tireóide, fiz ultra e confirmei. são bem, bem pequenininhos e, aparentemente, não é nada grave. deixei o exame no consultório do médico que deve me dar uma resposta amanhã. aí, sabe como é, você pensa: agora mais essa! e tento ser forte e confiante. minha mãe e um monte de gentecom quem conversei tem esses mini nodulozinhos, mas ainda assim…! vou viajar pro rio na sexta e meio que desanimei. fiquei sem graça, sabe como é? mas, vim aqui e tinha esse convite-presente que deixou meu coração quentinho. obrigada! como é que vc quer que eu faça? =)

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Briza! Desculpa nao ter te respondido antes. Vou viajar e estou na correria dos preparativos… E esses nodulos? Já sabe o que é? Estou torcendo por vc… Vamos começar em dezembro, quando eu voltar de viagem? Se quiser ir preparando uns posts… Fale de vc, da sua experiência, de como descobriu… Acho legal falar um pouco tb dos lugares que vc vai e que encontrar comidinhas diet, dos dia-a-dia, dos foras que as pessoas já deram contigo… Fique a vontade! Beijos.

      Resposta
  9. Briza Mulatinho

    eita, eu também estou viajando! no rio, nesse exato momento e adorando tudo (tem um pouquinho lá no blog)! o médico olhou a ultrasson dos nódulos e disse que não é nada com que tenha que me preocupar (será que dá? =)), não tem nenhuma indicação cirúrgica, nem de punção. vou fazer exames de sangue e saber se tá tudo ok com a tireóide e cuidar (minha mãe tem probleminhas e talvez eu tenha também… ainda mais essa!). falou que era pra eu relaxar e só acompanhar. então tá. a gente tenta, né, lu? mas, menina, fiquei morta de preocupada e o médico que fez o exame não foi nada legal. sobre os escritos, por mim, tá ótimo! vou já pensando em algumas coisas e te mando por e-mail, pode ser? beijo enorme e boa viagem!!! (ei, qual é teu email?)

    Resposta

Deixe um comentário

