Os carboidratos andam pulando no meu prato


Consegui fazer o Lucas dormir mais cedo hoje. Aproveito para dar uma corridinha aqui no blog e atualizá-lo.

Ando meio desleixada com o controle do diabetes. Faz um tempão que não faço exame e tenho feito um ou outro exame de ponta de dedo em casa. Quando faço, tudo parece sob controle. Mas confesso que estou meio apreensiva com as minhas consultas nas próximas sexta e quarta-feira com as minhas médicas queridíssimas, Dra. Fernanda (gineco) e Dra. Cintia. Acho que vou levar umas bronquinhas básicas.

Os carboidratos andam pulando no meu prato, invadindo a minha boca! Sim, ando muito comilona. É pão de queijo, pãozinho francês, caseirinho, sacadura… tudo com farinha branca. Macarrão, bolo… ai, ai, ai… A vantagem é que ainda estou amamentando. O Lucas mama bastante e o meu controle fica até bom por conta disso. O meu peso também está ótimo. Engordei oito quilos na gravidez, emagreci 16 quilos depois que o Lucas nasceu. Ou seja, saldo positivo: estou com oito quilos a menos do que antes de engravidar. Não é um luxo?

Mas estar magra não significa estar saudável. Semana que vem devo fazer todos aqueles exames chatinhos para ver como estou. Torço para que esteja tudo bem. Torçam por mim. E prometo que vou tomar vergonha na cara e começar a me cuidar melhor, como antes da gravidez e durante a gravidez.

E vocês, amigos, o que contam de novo?

15 ideias sobre “Os carboidratos andam pulando no meu prato

  1. roberta

    LU ….bem vinda de volta …adoro ler seu blog mesmo!
    Eu estava assim a umas duas semanas atras …so queria comer pao …pao doce …ai ja viu ne? A coisa ficou feia pro meub lado …logo agora que minha glicada do mes pasado deu 6.9% …ihhh quase surtei …puro estress e ai mais pao pra compensar …mais gracas a Deus tudo voltou ao normal e dona glicemia anda murchinha tadinha la em baixo …meus jejuns nao chegam a 60 mg/dl isso tb nao e bom …pre almoco na faixa dos 70 nao chegam a 80 …pra jantar menos de 60 …e todo dia reduzo a dose de insulina ..e fatao deixar os carboidrtaos simples de lado tem suas vantagens !!! rsrsrs …pos jantar tem dado 135 …eu acho um bom numero …porque tem semanas que nao consigo de jeito nenhum mesmo aumentando a dose de insulina …
    bom torco por vc …boa sorte nos seus exames …eo pequeno grande Lucas como esta?
    Nao some nao ta …passa sempre nem que for pra dar oizinho!!!
    bjim

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Robertinha, que saudade! Seus números estão ótimo, menina! Daqui a pouco já pode pendurar na parede. Persista, insista! É normal às vezes darmos um ou outro escorregãozinho, só não pode virar rotina. O Lucas está lindo, gostoso e andando! Beijos.

      Resposta
  2. Meire Ribeiro

    Oi Luciana
    Gostei de seu blog. Trabalho com sexualidade de mulheres (a maioria grávida) diabéticas. Tem postagens no meu blog sobre o assunto. Se quiser dar uma olhadinha.
    Parabéns pelo blog
    abraços
    Meire

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Parabéns, Meire, pelo seu trabalho. Dei uma entrada lá e vou visitar com mais carinho, olhar tudo! Parabéns pela iniciativa de falar sobre mulheres diabéticas. Volte sempre! Ah! Há votou para o prêmio? Aguardo o seu voto. beijos.

      Resposta
  3. Ana Carolina Almeida

    Olá Luciana,
    Gostei muito do seu blog, me identifiquei demais contigo. A nem me fale dos carboidratos.. Eu também estava assim, muito desleixada. Mas essa semana eu percebi o quanto eu estava sendo ‘burra’ comigo mesma, pois tudo que eu estava fazendo de errado, lá na frente vai se virar contra eu mesma. Sabe estava naquela fase ‘overdose de carboidratos’, mais hoje com muita força eu estou me segurando mais. Temos que nos controlar né, não basta apenas um rostinho bonito. Olha adorei seu blog, espero que possamos conversar mais. Um beijao, e um beijao para o seu filho!
    Se cuide!

    Resposta
  4. Briza Mulatinho

    Engraçado, porque sou diabética tipo 1 e há um tempo atrás fiz dieta com zero carboidratos e a minha hemoglobina glicada subiu. Foi pra 7.4. A médica não soube dizer porque isso aconteceu. Os exames que fazia durante o dia, faço cerca de dez, davam super altos! Vai entender… No meu caso, a minha glicose varia E MUITO de acordo com como estou me sentindo. Quado estou cansada, não baixa de jeito nenhum. É curioso. Na época da menstruação, por exemplo, baixa muito. Essa madrugada, por exemplo, acordei com 44. É péssimo. Resultado, tenho que fazer exames toda hora, inclusive de madrugada pra fazer o controle. E 6.9 pra mim foi uma vitória! =) Esses dias, por causa da TPM, estou super pra baixo, me sentindo extremamente cansada dessa história toda, dessa preocupação constante, mas depois passa! Beijo!

    Resposta
  5. Briza Mulatinho

    menina, era só a base de proteínas. passei um mês, porque alguns anos depois de ficar diabética, tive síndrome de pânico, engordei, engordei, engordei e não consegui mais emagrecer. aí, minha médica tentou essa alternativa (entre outras) e me avisou de início que tivesse muito cuidado porque, provavelmente, ia ter hipoglicemias até reajustar a insulina, mas aconteceu exatamente o contrário. por isso, tivemos de mudar de estratégia e continuo tentando! =) de qualquer forma, não tenho muito problemas com isso de carboidratos. gosto demais, mas não me desespero. beijo, flor.

    Resposta
  6. Briza Mulatinho

    Luciana,
    não sei se você ou alguém que acompanha este blog sabe informar de novos métodos pra medir a glicose, além do que a maioria de nós conhece, de furar o dedo. isso porque faço muitos exames por dia, pra saber quanto de insulina tomar ou não. além do custo, que é alto, tem sempre o problema das madrugadas. tenho que colocar o despertador pra fazer exame, porque tinha a tendência de acordar com a glicose alta por um fenômeno específico (do qual esqueci o nome agora) e que provoca isso. queria ter um aparelhinho que avisasse, sem precisar fazer exame pra usar pelo menos durante à noite. só não sei se existe. no filme “quarto do pânico”, uma das personagens tem um reloginho. na época que assisti, minha médica disse que não era preciso, mas isso já faz mais de 5 anos, então, não sei… será que vocês podem me ajudar?

    Obrigada e uma ótima semana pra todo mundo!

    Resposta
  7. Joseane

    Oi, Lu. Já disse num outro comentário, como estou feliz em te ver por aqui. Que legal saber que o Lucas já está andando. Aguenta agora, minha linda. Eles não param nunca mais. E a festinha do Lucas? Já foi? O Edu fez 8 este mês. Dessa vez fiz a festa em casa. Foi um luxo. Contratei dois palhaços e uma mesa de pebolim. Os meninos eram ótimos. Entreteram aquela molecada toda por cerca de 3 horas, com mágicas e brincadeiras. Foi o melhor dinheiro que gastei: 3 horas de sossego, rsrsrsrs. E fiz o maior sucesso com meus docinhos diet. Teve gente que não percebeu a diferença. Qto. ao seu “pobrema”, liga não, to dividindo essa com vc. Esses coisinhos teimam em pular no meu prato, nos últimos dois meses. Mas já percebi ser decorrente do meu estado emocional. Fico neura, acabo comendo. Fazer o que né? Gente com pobrema é isso. Beijos.

    Ah! deixei comentário no post do Dr. Drauzio: tb. vou participar do programa. Eles vêm em casa no proximo dia 02/11. Tô alegre e saltitante, sou tiete do Dr. Fofo.

    Resposta
  8. Briza Mulatinho

    falando em gravidez e pensando em hormônios, duas dúvidas: vocês sentem uma vontade louca de comer doce na tpm? eu fico doida por uma fatia de torta de chocolate ou crocante com muitos recheios. que não como… =P

    e no período da menstruação a glicose de vocês costuma baixar muito?

    Resposta
  9. Fernanda Laranjeira

    Oi, Lu! Oi, pessoal!!!
    Que saudade disso aqui! Eu sei, eu sei, tô sumida faz tempo… Mas, vocês sabem… Um bebê enche a nossa vida de toda alegria e felicidade do mundo!
    Desculpa, Lu, não escrevo desde a gravidez, meu filhote completa 8 meses na semana que vem. O João Guilherme nasceu dia 14/05/10, às 15:45, de parto cesáreo, com 3,3Kg e 50cm. Tudo correu bem, graças a Deus, mas infelizmente ele teve que ficar 2 dias na UTI neo-natal. Apesar de eu ter me controlado muito bem no período da gestação, na hora do parto eu estava em hipoglicemia e me recusei a tomar soro glicosado (por orientação da minha médica e concordância do anestesista). Resultado, ele nasceu com uma hipo na casa dos 30, mas foi seu único resultado ruim, todas as outras foram ótimas!
    Tava vendo você falar do teu controle e do peso depois da amamentação. Eu emagreci 5 kg do peso que eu tinha antes da gravidez (engordei 13,5 na gravidez + 5 = emagreci no total 18,5kg). Meu controle ficou bastante prejudicado depois que o João nasceu, como você comentou, as necessidades de insulina caem bastante com a amamentação. No início, a cada mamada eu tinha uma hipo (no meu caso, não dava pra tirar totalmente a insulina como você, né, Lu) e até agora ainda tá muito variável, apesar de já ter melhorado. Glicada 5,2. É isso. Mas vamos melhorar, se Deus quiser, para o bem do meu filhote! Outro dia entro aqui com mais calma pra conversar mais, tá bem? Umbeijão para todos e obrigada pela torcida sempre positiva.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Feliz, Fernanda! Muito feliz com a sua visita por aqui! O João Guilherme nasceu no dia do aniversário do meu marido! Taurinos são ótimos. Determinados, dedicados, pés no chão. Tudo de bom. Um pouco teimosos também… rs… Vc está ótima pelo visto. Glicada de 5,2! Quer mais o quê? Eu continuo amamentando e continuo sem insulina. Feliz 2011! Beijos.

      Resposta

Deixe um comentário

