Resultados dos exames…


Na sexta-feira passada, fui a minha ginecologista, Dra. Fernanda. Um pouco adiantada, ela me disse. No meu prontuário estava marcado que era para eu voltar só daqui a três meses. Veja só. Falei que devia ser saudade, afinal passei quase um ano indo lá todos os meses por conta da gravidez e do acompanhamento pós-parto. Foi bom. Já aproveitei para deixar os exames em dia. Porque estou mesmo em débito é com a Dra. Cintia, minha endocrino. E ainda por cima acabei por desmarcar a consulta desta semana porque não tinha conseguido fazer os exames.

Ontem, deu. Fiz. Estão aqui os resultados. Pensei que a minha glicada ia estar lá nas alturas e o jejum altíssimo. Para a minha surpresa: glicada 6,6 e jejum 104. Nada mal, heim? Ainda mais para quem está sem remédio e sem insulina. Sim, ainda estou sem nada, mesmo após um ano do nascimento do Lucas. É o milagre da amamentação! Sim, ainda amamento. Acho que o que tem contribuído também para o controle (apesar do meu descontrole em relação a alimentação e a minha indisciplina com os testes) é que estou mais magra do que o habitual. Nunca fui gordinha. Estava com um peso saudável antes de engravidar, mas agora estou 8 quilos mais magra do que antes. Ou seja, quanto menor o peso, menor a resistência à insulina…

Fiz também hemograma completo, exame de hormônios, colesterol, triglicerides… tudo, tudo excelente… Mesmo assim, acho que não vou conseguir escapar de uma bronquinha básica. Principalmente, em relação ao diabetes, porque se os números já estão bons, se eu estivesse me cuidando um pouquinho mais, estariam nota 10, com uma glicada abaixo de 6,0. Isso sim seria maravilhoso.

Posso melhorar e vou melhorar!

E você, como está a sua disciplina? Como é o relacionamento com o seu médico? Você tira todas as suas dúvidas com ele? Conte-me.

32 ideias sobre “Resultados dos exames…

  1. Briza Mulatinho

    eu também posso melhorar e vou melhorar! =) tenho que emagrecer e vou num médico novo hoje ver se me ajuda.
    fico sempre muito nervosa quando vou ao médico, qualquer médico. minha última glicada deu 6.4 e me deixou feliz da vida, porque sou tipo 1 e o controle é difícil e complicado. mas, seguimos em frente! menos de 6.0 é um sonho, né? pra mim, já foi um sacrifício danado conseguir menos de 7.0. era sempre 7.0, 7.3…

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Briza! Na gravidez, fiquei entre 5.8 e5.9! Maravilha, né? Minha mãe, que tb é diabética tipo 2, está sempre com 5.8. O máximo dela é 6.2… Já meu irmão… fica em torno 7.5, 8… Mas ele não cuida da alimentação. Sei que DM1 é mais difícil de controlar! Mas 6.4 é bom! Boa sorte no médico novo! Faça muitas perguntas. Beijos.

      Resposta
  2. Briza Mulatinho

    pois é. minha médica achava que eu não ia conseguir, na verdade (o que me deixou um pouco triste, mas não menos otimista) porque estou bem acima do peso. mas também fico de olho na alimentação, faço exames toda hora e tomo insulina direitinho. minha meta é menos de 6.0 também e se deus quiser chego lá! beijo.

    Resposta
  3. Joseane

    Lu, parabéns. Tb. não posso reclamar. Peguei meus exames ontem e fiquei feliz da vida. Glicada 6,7 e jejum 115. Posso e vou melhorar, mas minha alegria é pq estava morrendo de medo dos exames. Engordei 4 quilos e ando descuidando da alimentação. Aí, já imaginei q os resultados seriam catastróficos. Fiquei aliviada. Bjo.

    Briza, boa sorte com o novo médico. Isso não posso reclamar. O meu é uma graça.

    Resposta
  4. Briza Mulatinho

    joseane, meu médico de novo é engraçado, parece dr. rey. não sei ainda dizer se gostei. vou continuar com a minha endocrino, mas ele vai cuidar dessa área de emagrecimento, que tem me preocupado e não tenho resolvido. ele também achou ótima a minha última glicada de 6.4, mas quero melhorar ainda mais! e me passou exames que nunca fiz: um que esqueci o nome, que examina os membros inferiores, pra ver se tenho neuropatia e insulina em jejum e duas horas depois de comer. ele passou também uma ultrassom da tireóide porque viu um mini mini nódulo, mas acha que não é nada demais. vou pro rio semana que vem e na volta começarei a bateria!

    Resposta
  5. Dani

    É uma maravilha qdo pegamos o resultado da A1C e ele está de acordo com a SBD, rsrs… O meu último exame deu 6,1% e tb estou feliz da vida… Briza, eu assim como vc estou precisando emagrecer…Mas, no meu caso, eu sei exatamente porque não consigo…não faço exercícios físicos regularmente…porque dieta eu sigo direitinho…com exceção, às vezes que saio da linha, comendo uns salgadinhos… É muito legal a médica que me acompanha… Ela é bem consciente e muito aberta ao que temos a dizer. O interessante é que ela não é desses médicos que acham ruim a gente ver o exame antes dele. Então qdo chego lá já vi, revi meus exames, aí a gente conversa sobre os resultados e define o

    Resposta
  6. roberta

    Parabens …Posso falar ???? Deu uma invejaaaa rsrsrsrs …menina fico feliz por vc !!!
    Eu estou cinco kilos mais gorda …e com alguns probleminhas …minha glicada desse mes sdeu uma subinha 7.2% mes passado estava 6.9% tenho altos e baixos hj meu jejum foi 48 PESSIMO e tive um de 248 essa semana tb PESSIMO …estou indo assim tentando me ajustar …estou sendo bem acompanhada …sei que vou conseguir …

    Resposta
  7. briza

    eu também olho todos os meus exames antes, roberta. e quando não sei do que se trata, ainda pesquiso na internet (que pode ser péssimo, digo por experiência própria). também não estou fazendo exercícios e posso dizer que é pelo cansaço do dia-a-dia, porque tava com uma dor chata na perna (que já passou), mas é só desculpa! =)

    e roberta, vc vai conseguir sim! minha glicada, já chegou a quase 9,0! só depois consegui chegar a faixa dos 7,0 e agora 6,4… mas, seguimos em frente tentando e nos esforçando pra melhorar mais e sempre.

    vai dar certo.
    beijo grande.

    Resposta
  8. roberta

    briza …
    essa e uma luta diaria ne? A gente tem que ir levando minha glicada chegou a 9.4% …estou pegando firme e consegui o melhor resultado desse ano no mes passado 6.9% ( aqui o A1c e feito todos os meses um pouco diferente do brasil ne?)
    bjim

    Resposta
  9. Briza Mulatinho

    nem me fale! por mim, faria todo mês. mas, a médica diz que só se percebe alguma diferença mesmo a cada 3 meses. pois eu já pedi a médicos diferentes e fiz em menos tempo com uma diferença considerável… =P o jeito é a gente prestar atenção nos resultados e anotar tudo direitinho.

    beijo, flor!

    Resposta
  10. MeuProntuario.net

    Excelente blog.
    Em breve, teremos um sistema que permitirá uma conversa online entre médicos e pacientes; que permitirá aos pacientes o acompanhamento online de suas metas de tratamento.

    Os médicos poderão avaliar o percentual de seus pacientes que estão com a meta de diabetes (hemoglobina glicada menor que 7%, por exemplo).

    Ou seja, teremos um ambiente online para maior integração entre médicos e pacientes – e quanto maior esta relação, melhor é o tratamento.

    Parabéns pelo blog.

    Resposta
  11. Briza Mulatinho

    falando em exames… o médico novo que é super detalhista, passou um exame chamado eletroneuromimiografia dos membros inferiores, porque sou diabética há 16 anos e ele quer saber se tenho neuropatia, apesar de não ter sintomar. vou viajar para o rio, mas já marquei para a volta, assim como os exames de rotina (sangue e urina). gente, eu sempre fico nervosa e vocês?

    Resposta
  12. Mariana

    Parabéns pelos exames! Sou DM1, e quando descobri a diabetes há 6 meses, estava com a clicada de 10,1%! Depois de 3 meses de tratamento ja baixou bem, estava com 6,8%. Agora fou fazer novamente, espero que esteja abaixo de 6,5 para eu poder engravidar tranquilamente no ano que vem!
    Já tinha postado um comentário mas você não me respondeu, de qualquer forma parabéns pelo blog, li inteirinho, principalmente os relatos da gravidez, que é o que mais me preocupa no momento!
    Bjos

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Mariana! Fiquei um tempo ausente aqui do blog! Estou de volta! Desculpe não ter te respondido antes. Quer engravidar? Está. No caminho certo procurando se cuidar. É por ai mesmo! Volte sempre! Vamos manter contato. Beijos.

      Resposta
      1. Mariana

        Estou querendo sim, estou mais ou menos como voce estava quando quis engravidar, esperando passar as festas e férias do final do ano.. ai vou começar a usar a insulina rápida e depois que me adaptar vou começar a tentar! Bjos

  13. Briza Mulatinho

    mariana, você tá sendo muito campeã, viu? eu sou diabética tipo 1 há 16 anos e demorou um tempão pra conseguir deixar a glicada menor que 7. só agora chegou a 6.4. é claro que antes não tinha acesso a tantas tirinhas de exame e insulina humalog, que ajudam demais! mas, parabéns pela dedicação e força de vontade.

    Resposta
    1. Mariana

      Obrigada Briza! Realmente eu me dediquei muito, logo no início ja me conformei com a doença, nao tive a fase de “negação”.. mas tbm eu estou mais ou menos em lua-de-mel, só uso a Lantus, por enquanto nao iniciei a insulina rápida, estou somente com medicação oral e a Lantus.. Logo vou começar com a rápida para me adaptar e começar a tentar engravidar!
      A sua glicada está excelente, parabéns também!
      Voce tem filhos? Bjoss

      Resposta
  14. Briza Mulatinho

    não, não tenho. primeiro porque não conseguia um bom controle e agora porque não sei se quero mesmo. fico com medo, que não tem só a ver com diabetes… =) eu também não tive uma fase de negação. embora, às vezes fique triste e achando que melhor era não ter nada. o que acho natural… eu usei a lantus, mas não senti muita diferença e pelo custo x benefício, não compensava. quanto a insulina rápida uso humalog e me dou muito bem! o problema é que antes não trabalhava e não tinha condições de comprar as tiras pra controlar melhor a glicose e logo que fiquei diabética, usava só a regular, acho que nem tinha (ou eu nem sabia) essas de ação mais imediata… mas, vamo em frente! =)

    ah! tu usa o http://www.glicemiasonline.com.br pra ajudar no controle e conhecer melhor teus resultados? eu descobri agora e tô adorando!

    Resposta
  15. Briza Mulatinho

    gente,
    o que vocês – principalmente quem é DM1 e faz uso de insulina – fazem quando precisam fazer exame com 10 a 12 horas de jejum (colesterol, triglicerídeos, etc, etc.) e tem hipoglicemia? será que tem problema tomar água com açúcar, por exemplo?

    Resposta
  16. Dani Yumi

    Briza, no dia anterior ao exame, procuro deixar a glicemia um pouco mais alta do que o normal, que é para não ter risco de hipoglicemia. E outra, faço jejum de no máximo 8 horas, mais não faço não! E mesmo assim, às vezes acordo e a glicemia tá baixa. Aí eu não arrisco sair de casa assim pra fazer o exame. Tomo uma aguinha com açúcar, fazer o quê!!!! Bj.

    Resposta
  17. Briza Mulatinho

    pois é, ia fazer hoje e meia-noite, glicose 63… =/ chato isso. e como tinha reunião às 08 da manhã, não ia dar mesmo. o médico disse pra fazer com 10, 12 horas de jejum, mas é muito difícil… vou tentar amanhã. outra coisa, tu já fez insulina pós-prandial? o médico novo passou e acho que pode fazer 2h depois de comer/tomar insulina, mas no laboratório insistem que tem que ser 2h depois do almoço. por que do almoço, especificamente? ô dificuldade! =P

    Resposta
  18. Dani Yumi

    Ai Briza, pra mim é sempre um estress fazer exame… É muito chato essa história de fazer jejum… A gente tem que ficar preocupada com o que come, tem que ficar contando o tempo…acho um saco! Mas, estranho vc ter que fazer esse pós-prandial. Vc não faz as suas medições diárias? Estranho o médico pedir se vc já faz…Bj.

    Resposta
  19. Dani Yumi

    Nossa Briza!!! Mais um exame que eu não conhecia… Depois vc conta sobre o resultado tá?
    Eu achei que vc estivesse falando do exame de glicemia pós prandial, hihihi… Bj.

    Resposta
  20. Briza Mulatinho

    pois é. quando falei com a moça do laboratório, acho que ela também pensou isso. vou tentar fazer amanhã 2h depois do café da manhã. soube que o ideal é fazer no mesmo dia de outro exame, que eu também não conhecia: insulina em jejum. =) a moça lá falou que era pra fazer 2h depois do almoço, mas pelo que vi na internet (tenho que parar de ver tudo na internet…) pode ser 2h depois da “administração do medicamento”. e como amanhã, os laboratórios só funcional até meio-dia, vou ver se dá certo. e torcer pra que a glicemia não baixe de novo! torce tu aí também!!! =

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s