Terceiro episódio da série – Diabetes no Fantástico pelo Dr. Drauzio Varella


A minha opinião está há uns dois posts abaixo. E você? O que achou?

2 ideias sobre “Terceiro episódio da série – Diabetes no Fantástico pelo Dr. Drauzio Varella

  1. Barbara

    Oi, Luciana. Sou diabética e decobri isso faz 5 anos. Tenho 31. Acontece que nunca achei propriamente “gostoso” ser diabética, mas não fazia drama. Só que me vi muito mal nesse último mês, achando tudo uma droga e me lamentando muito por ter esta doença. Posso dizer que estou revoltada e isso me faz comer TUDO o que não posso, me afastando da minha boa saúde. Sei o que pode e o que não pode, mas não quero seguir a médica, a nutricionista, estou fazendo tudo ao contrário. Nem olho mais nada do que elas me passaram e não tenho tido vontade de comer coisas boas, saudáveis, ou nas quantidades certas para uma diabética. Não estou conseguindo nem ir na academia. Estou muito triste e preocupada porque sei que estou me fazendo mal, que estou me atacando. Tenho uma profissão muito estressante, na área comercial. Não estou satisfeita com isso também. Não estou sabendo o que fazer e queria a sua ajuda para conseguir lidar um pouco melhor com a minha doença. E não tenho dinheiro para procurar uma terapia.

    Resposta
  2. Estudante

    Bem eu pelo menos acho que tive sorte ou talvez conhecimento suficiente para conseguir fazer andar.
    O que a reportagem não fala é que o aparelho está disponível, assim como os lancetadores e as fitas na rede publica para quem tem a tipo 1! Para isto o médico precisa PRESCREVER o aparelho e vc passa a fazer parte de um grupo de controle.

    Para quem é tipo 2, o controle pode ser feito diretamente nas UBS mas para tanto voce precisa ter a requisição médica, pois eles entendem que se trata de um procedimento invasivo e que precisa ser feito com acompanhamento médico. Nestes casos o aparelho NÃO é disponibilizado para uso em casa!

    Quanto ao procedimento uma dica é quando for diagnosticado no AMA, PRONTO ATENDIMENTO OU ALGO DO TIPO solicite ao médico atendente que ele faça a guia de atendimento diretamente para o endocrinologista!! Em seguida converse com a assistente social do local onde vc foi atendido e na UBS mais próximo de sua casa, explique a situação e se possível peça ao médico um exame de sangue de glicemia em jejum no atendimento que vc fez inicial.

    Pois o que é mais demorado é passar no clínico geral, portanto se voce for direto ao especialista é mais rápido (mas para isto é preciso de uma necessidade que justifique e da intervenção da assistentes sociais).

    Será requerido alguns exames de sangue, estes exames tem um tempo de demora via o SUS – em São Paulo – de 30 dias para ficar pronto após a coleta. Recomendo que pelo menos a primeira vez faça em um laboratório particular, as demais vc pode se programar para fazer 1 mês antes da consulta e terá os dados a mão, o custo para os exames mais básicos em um laboratório sem muita pompa fica em torno de uns R$100,00 (cem reais) e resultado fica pronto em uns 2 ou 3 dias.

    O retorno no começo é mais curto, depois passará a ser semestral de controle. Portanto, é aquilo vc tem que se programar. Como ela disse muitas vezes marcaram as datas e ela não compareceu, na verdade o diabético não pode se dar o luxo de deixar de ir a sua consulta! Ela é de controle!

    Uma dica tb é para quem faz o uso de sistema privado pode e deve utilizar as farmácias populares e os postos de medicamento das UBS. Para isto é preciso ter o cartão do SUS (se não tiver é possível faze-lo na hora GRATUITAMENTE) e a receita original na validade em 2 vias (uma fica retida). Atualmente estou empregado e como minha empresa fornece convênio estou neste status.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s