Anvisa: victoza não serve para emagrecimento


Às vezes, me decepciono com meus colegas jornalistas que prestam um desserviço à população. Recente matéria na revista de maior circulação no país exalta o Victoza como uma alteranativa para quem precisa perder peso. Há exemplos de pessoas que o usam com essa finalidade e médicos que receitam o medicamento, mesmo não sendo apropriado para este fim. Resultado: correria nas farmácia e drograrias levou à falta do produto para quem realmente precisa, os diabéticos tipo 2.

Encontrei esta nota no site da Proteste e resolvi postar aqui:

Novo medicamento, destinado para pacientes com diabetes tipo 2, não é indicado para perda de peso.

Recentemente um novo medicamento causou grande correria às farmácias especializadas. O Victoza (liraglutida) ganhou fama na imprensa e no mercado com a promessa de auxílio na perda de peso – e sem efeitos colaterais. A procura pelo Victoza é tão grande que o medicamento literalmente sumiu das farmácias. Isso se transformou em um problema para quem realmente precisa desse produto: os diabéticos. Atualmente, o Victoza está em falta em vários estados.

O que muita gente não sabe é que o Victoza não serve para quem quer emagrecer. O medicamento é destinado ao controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, e precisa ser associado com dieta e atividade física. Ele deve ser administrado uma vez ao dia (como monoterapia) ou como tratamento combinado com um ou mais antidiabéticos orais (metformina, sulfoniluréias ou uma tiazolidinediona), quando o tratamento anterior não proporciona um controle glicêmico adequado.

Diante desse quadro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em seu site uma nota informando a real utilidade do Victoza. A entidade também alertou para a falta de estudos que comprovem a eficácia ou segurança do uso deste medicamento para a redução de peso e tratamento da obesidade. Segundo a Anvisa, o uso do Victoza por pessoas não diabéticas pode oferecer riscos à saúde.

Dentre os efeitos colaterais listados na bula do Victoza estão hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarreia (mais frequentes) e ainda pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide. Por ser um medicamento novo, ainda não houve tempo suficiente de utilização para que se possam conhecer todos os efeitos adversos que podem decorrer do uso desse produto. Nesse contexto, fica claro que só deve utilizar o Victoza quem realmente precisa dele: pacientes com diabetes tipo II, que não respondem bem às demais opções de tratamento para controle de glicemia e, ainda assim, sempre sob recomendação médica.

9 ideias sobre “Anvisa: victoza não serve para emagrecimento

  1. ELIZABETH

    O Victoza é um medicamento novo aqui no Brasil, na Europa ele já é utilizado desde 2007.Eu encontrei ele facilmente na SAR, com receita do meu endócrino e tomo junto com Gligage XR 500.Pedi pelo telefone e chegou em casa 2 dias depois.
    Vamos ver se vou ter um controle melhor da minha Diabetes 2.

    Resposta
    1. Cláudia

      Elizabeth, minha médica receitou o Victoza porque só a metformina não está resolvendo e eu não consigo encontrar. Ela comentou sobre a SAR, mas não tinha o número, vc pode me passar? Obrigada desde já.

      Resposta
  2. Briza Mulatinho

    perguntei pro meu médico assim que saiu a matéria na veja. ele disse o mesmo que você, que era um absurdo divulgarem o produto com esse fim, sem nem ter estudos suficientes a respeito. inclusive, eu que sou diabética tipo 1 e preciso emagrecer, não tomo…

    Resposta
  3. Vanessa

    Sinceramente,as pessoas precisam de mais informação mesmo.Tenho diabetes tipo 1 e tb preciso perder peso,mas existem outras maneiras.Precisamos de informações que virão com o tempo de uso e estudos futuros.

    Resposta
  4. Maria

    Tenho 26 anos e recentemente descobri que tenho resistencia a insulina, meu medico me receitou a metformina, porem tenho diarreia e nauseas terriveis, preciso emagrecer! Com todo o mal estar q ele me causava eu suspendi o uso. Sera q me faria mal tenter o victoza? Temo a descoberta de novos efeitos colaterais. Nao quero mais tomar o metformina e estou sem cobertura medica por esses tempos o que me impossibbilita a ida ao meu meu medico. Abraço.

    Resposta

Deixe um comentário

