2012… tudo outra vez


O ano começou e já dá para perceber que terei de voltar à velha rotina de melhores controles. É tempo de me cuidar. Voltar à atividade física, cuidar mais da alimentação, ir ao médico, ao dentista, medir mais a minha glicemia…

O Lucas praticamente não mama mais no peito. As várias mamadas diárias foram reduzidas a uma mamada pela manhã. Isso e mais o retorno ao trabalho foi o suficiente para que eu recuperasse dois quilos e meio dos tantos que eu perdi (de forma saudável) depois da gravidez. Engordei nove e emagreci 18. Recuperei uns dois há alguns meses e estava bem satisfeita com o meu novo peso, que favorecia um controle melhor. Mas recuperei mais esses dois quilos e já estou ficando preocupada. Academia, vamos lá!

Também estou precisando cuidar dos meus dentinhos. A gente sabe que o diabetes não é muito amigo do nosso organismo. Ele ataca os órgãos e os dentes também. Temos de ter um cuidado ainda maior e um acompanhamento mais estreito. Dentista, vamos  lá!

A alimentação tem de ser ajustada. Ando abusaada! Descontrolada mesmo. Comendo muita massa, pouca fruta e em intervalos desregulados. Péssimo!

Voltar a medir em intervalos menores é outra necessidade. Não dá para bobear. E eu ando bobeando muuuito. Ponto negativo pra mim.

O importante é perceber o que estamos fazendo de errado e corrigir antes que o diabetes ataque.

Bons controles para todos!

8 ideias sobre “2012… tudo outra vez

  1. fernanda

    Preciso de uma ajuda minha mãe tem diabetes tipo 2 e ela e meu pai estão com dificuldades financeiras para comprar as fitas de medir a glicose,eles moram no Sul e eu e minha mana em Sp,tbm nao temos condições de ajudar eles,sabem se o governo dá essas fitas?são aquelas da marca accu chek active,me ajudem…ela agora esta no hospital,alias esta a duas semanas por conta da diabetes,preciso ajudar eles de alguma maneira…

    Resposta
  2. Humberto

    A velha rotina dos diabéticos! É hora de recuperar os pontos, no que possível!
    Sorte e Felicidade a vc e ao Mateus!

    Parabéns pelo blog e pela dedicação, de um colega de disfunção endocrinológica !

    Resposta
  3. Silvia

    É isso ai Lu, começar tudo de novo, pois só quem é diabético ou convive com um sabe da importância de tudo isso.

    Bons controles pra vc!! Beijoss

    Resposta
  4. Paulo Alves

    Oi Luciana
    As vezes queremos esquecer que temos diabetes, mas na realidade não dá para esquecer e ai temos de retomar os cuidados. Desejo muita força de vontade e determinação. Vale a pena se cuidar, temos que conviver com isto.

    um abraço
    Paulo Alves

    Resposta
  5. Analine Bellinati Brambila

    Olá Meu nome Analine tenho 27 anos tenho Diabetes a 15 anos gostaria de perguntar se vc lembra quantos estava sua hemoglobina glicada assim que engravidou do Lucas? a minha está 7,7% a minha endocrinologista não me liberou para a Gravidez estou muito ansiosa !

    Um hiper beijo

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Oi, Analine, tudo bem? A minha estava 6,2, ou 6,5, se não me engano. O ideal é que esteja até 6. Durante a gravidez girava em torno de 5.9, 5.8. Não fique ansiosa que é pior. Você vai conseguir. Persistência! Boa sorte. Beijos.

      Resposta
  6. Paulo

    Nem sei como vim parar aqui, mas foi muito bom ter encontrado essa comunidade (acho que posso chamar assim??!!), Peço desculpas por estar incomodando vocês ….. Mas desde o dia 19 (segunda-feira passada), quando fui no PS, pois estava com uma virose, com vômitos e diarreia, fiz um exame e deu 280 de glicemia. O 1º médico falou que eu devia ser diabético, e pediu para me darem uma dose de insulina, e a glicemia foi para 215, fui para casa dormir, não ingeri nenhum alimento, almocei levemente por volta do meio dia, após cerca de 8 de jejum fiz o exame de GLI (retirada de sangue pela veia) e deu 141.

    Dessa vez o médico falou que o problema pode ser ocasional, por causa do stress emocional, outros me disseram que por causa da virose e por eu ter tomado muitos “isotônicos (gatorades)” o valor da glicemia estava alto …

    Será que seu fizer uma dieta de açúcar séria e começar a praticar exercícios físicos com mais frequência, eu volto a ter uma glicemia abaixo de 100? Outros dizem que se ela ficar abaixo de 100 eu vou ter um hipoglicemia(falta de glicose)? Fiquei meio louco, sou jornalista, lido com muito stress, e minha vida pessoal passou e passa por um momento de muito nervosismo, por causa de problemas de saúde dos meus pais.

    Tenho 46 anos, 1,75m, e pesava 103 kg, com a dieta desses últimos dias passei a pesar 101 kg.

    Não estou tomando nenhum tipo de medicamento para diabetes e, ainda, não consegui marcar um endócrino, pelo convênio esta difícil …

    Minha glicemia nos últimos dias (comprei o aparelhinho) esta em torno de 147, umas quatro horas após as refeições e, de 106 a 120, quando acordo (em jejum).

    Venho fazendo caminhadas diárias de 1 hora, dou uma boa suada e me sinto bem melhor.

    Urinava bastante, mas nos últimos dias não, bebia muita água, mas agora tenho pouca sede, mas tenho acordado com a boca um pouco seca.

    Será que posso caminhar, correr e/ou me exercitar se estiver com a glicemia em torno de 160? Ou seja, se estou com 160 de glicemia, com 04 horas de jejum (4 após ter feito uma refeição sem alimentos com açúcar), posso fazer exercícios, correr, nadar ou caminhar?

    Sorry por tomar o tempo de vocês … estou muito chateado desde que descobri essa glicemia alta, preciso continuar a trabalhar com muito empenho, pois sou autônomo. Agradeço e parabenizo a colega Luciana e a todos vocês pelas informações e orientações!

    Um detalhe:tenho asma, uso broncodilatador (bombinha) e minha pressão é normal e nesses dias está em 11 por 8.

    Valeu!!!

    >>>>>>>>>>Paulo – paulopress@yahoo.com.br

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Olá, Paulo! Que bom que você apareceu por essas bandas. Olha, você pode estar com resistência à insulina por conta do excesso de peso. Pode ser um estado de pré-diabetes (aí, sim é reversível) ou de diabetes já consumado. Só um médico poderá avaliar com base nos seus exames e marcações do exame destro (do aparelhinho). Marque numa tabela, durante pelo menos uma semana, a sua glicemia de jejum e duas horas pós-refeição para levar ao médico. Pode ser de uma hora também, mas que isso, perde-se o parâmetro, não há indicadores para que ele possa fazer a avaliação. Marque também se você fez ou não atividade física no dia e por quanto tempo.

      Mas mesmo que já esteja com diabetes, nem tudo está perdido. Há quem controle somente com mudanças alimentares (controle na ingestão de açúcares – que inclui todo tipo de carboidrato e restrição no consumo de açúcar branco, principalmente) e atividade física diária (pelo menos meia hora por dia e musculação, que, dizem, ajuda na absorção da insulina, caso vc esteja com essa resistência).

      Quanto a fazer atividade física dependendo da glicemia, é sempre bom dar uma checada. Mas somente o médico vai poder te dizer o limite e o que você deve ingerir antes de depois da atividade física.

      Mais uma coisa: abaixo de 100 não é hipo! É o normal estar abaixo de 99. Hipo é abaixo de 70.

      Paulo, vc precisa marcar o endocrinologista o mais rápido possível.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

      Luciana.

      Resposta

Deixe um comentário

