Cirurgia para diabetes tipo 1? Cuidado com as novas notícias


Minha coluna publicada originalmente no blog Educação em Diabetes no dia 06/06/2012*

Volta e meia o diabetes vai parar em capa de revista. Além do caso Victoza, já citado no blog Educação em Diabetes, houve um outro tema que gerou bastante polêmica na capa da revista de maior circulação do país. Lembro até hoje daquela maçã do amor, mordida, sob o título: “Cura do Diabetes. A esperança está numa cirurgia”.

Choveu gente querendo fazer cirurgia. O problema é que a cirurgia era (e ainda é) considerada pelo Conselho Federal de Medicina como experimental, e seria indicada apenas diabetes tipo 2 e para casos específicos.

Como disse o nosso velho conhecido, o dr. Drazio Varella, na ocasião, em artigo publicado em seu site, “até ontem, passaria por lunático quem pensasse em cirurgia para curar diabetes. Hoje, essa discussão está na ordem do dia”. E a discussão pode voltar a ordem do dia. A grande novidade é que agora o foco das pesquisas é o diabetes tipo 1. Isso mesmo, pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Hospital Geral de Toronto, no Canadá, apresentaram um estudo sobre um novo tipo de cirurgia que poderia ajudar no controle – veja bem, controle e não cura – do diabetes do tipo 1, caso menos comum da doença.

A operação, chamada de DJB, apresentou rápida redução nos níveis de açúcar no sangue dos ratos não obesos e com diabetes não controlada.

Os dados ainda são preliminares, mas relevantes, na opinião do endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba, André Vianna.“Mesmo assim, esta pesquisa surge como uma espécie de luz no fim do túnel para os diabéticos do tipo 1”, considera Vianna.

Este novo tipo de cirurgia exclui o duodeno e uma parte do jejuno, localizado no intestino, redirecionando o alimento para uma outra parte do jejuno (distal), do meio para a última seção do intestino. Esta última seção do intestino, de acordo com os médicos pesquisadores, pode enviar sinais ao cérebro para que o fígado saiba que ele deve reduzir a produção de glicose, levando ao melhor controle de açúcar e de glicose no sangue em ratos diabéticos. Esta reação acontece independentemente de perda de peso ou de mudanças nos níveis de insulina no sangue.

Vianna relata que o intestino é um alvo terapêutico mais fácil e, portanto, mais promissor na regulação do açúcar no sangue do que o cérebro ou o fígado devido aos seus potenciais efeitos colaterais. “Mas é sempre bom lembrar que muitos mais anos de estudos futuros são necessários para determinar se a cirurgia proposta pelo estudo canadense é eficaz e segura em seres humanos que têm diabetes do tipo 1”, lembra Vianna.

Notícias como essa devem ser recebidas com ressalvas, já que esses estudos devem demorar anos e anos, e passar por várias etapas até chegar em testes em seres humanos, como bem disse o dr. Vianna, mas nos mostra que há pessoas comprometidas com pesquisas em diabetes, se não para a cura, para um melhor controle.

***

Texto : Luciana Oncken

**

*Eu e a nutricionista Camila Faria escrevemos diariamente sobre diabetes no blog Educação em Diabetes, da Doce Vida! Acompanhem!

2 ideias sobre “Cirurgia para diabetes tipo 1? Cuidado com as novas notícias

  1. CLAUDINEIA

    OLA!!! SOU NOVADA AQUI NO BLOG , TENHO DIABETES TB , QUERO MUITO ENGRAVIDAR , ANO PASSADO ENGRAVIDEI MAS ACABEI TENTO UM ABORDO EXPONTANEO, SOFRI MUITO. MAS SEI QUE VOU CONSEGUIR TER MEU BEBE.
    GOSTARIA DE TIARS DUVIDAS SOBRE TER DIABETES E CONSEGUIR ENGRAVIDAR, MESMO EXAMES ESTA NORMAIS GRACAS A DEUS, MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM.SIGO UMA DIETA RICOROSA. MINHA HEMOGLOBINA SEMPRE DEU ALTERADA 8,7.MAS ESTOU CONSEGUINDO BAIXAR 4,9 GRACAS A DEUS.E MINHA GLICEMIA ESTA TANTO BAIXA TB MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM.TEMOS QUE DETERMINAR E MUITA FORCA DE VONDADE. QUERO TROCAR IDEIAS E SABER SE TEM ALGUEM QUE JA COM DIABETES JA TIVERAM FILHOS E SE OCORREU TUDO CERTO. OBRIGADA FICO AGUARDANDO. PODE ME MANDAR E-MAIL BJOS

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s