Pele de pessoas com diabetes: cuidados especiais no inverno


Você já percebeu que é só chegar o frio que e a gente começa sentir aquela coceirinha chata na pele? O ar seco desse período contribui para o aumento das doenças como dermatite atípica (alergia), urticária e dermatite seborréia. O frio e o ar seco funcionam como um gatilho para que elas surjam. Quem te diabetes sente ainda mais esses problemas, literalmente, na pele, porque normalmente a nossa é mais seca, segundo especialistas. A minha realmente é, eu já percebi.

Para “ajudar”, as gripes e resfriados nos predispõem a processos alérgicos – o que pode piorar esses problemas. Também precisamos ficar atentos a outros fatores, como calor intenso, ambientes muito secos e até estresse emocional.

Entre os mais atingidos pelos problemas estão: mulheres, crianças e idosos.

E para nos protegermos devemos evitar banhos quentes e demorados – com o frio, a gente acaba exagerando na temperatura do banho e dá aquela preguicinha de sair… , é bom usarmos sabote de glicerina e capricharmos na hidratação da pele. Devemos procurar também manter os ambientes ventilados e longe da poeira.

E, se mesmo assim, a coceira aparecer, nada de automedicacão, que pode até mesmo agravar o quadro. A melhor saída é sempre procurar um médico.

Já em relação à dermatite seborréica – a famosa caspa, que nada mais é do que a descamação do couro cabeludo -, os especialista informam que ela está bastante associada à mudança brusca de tempo, distúrbios hormonais, excesso de frio ou calor e à presença de fungo no couro cabeludo.

E aqui estão as recomendações para evitar que ela surja: enxaguar bem a cabeça afim de retirar todo o shampoo, condicionador e outros tipos de  creme do cabelo, evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, nada de banhos muito quentes, usar shampoos próprios para caspa.

Vamos nos cuidar porque prevenir é sempre melhor do que tratar!

Coluna de 20/05/2012 para o blog Educação em Diabetes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s