Você já passou pela fase de negação do diabetes?


Negar a doença é bem comum no caso de diagnóstico de diabetes, mais do que se imagina. Pode acontecer tanto com quem tem o diabetes, quanto com os pais e familiares mais próximos. E pode ser bem perigoso para o tratamento.

Já sofri um pouco disso, esquecia até de tomar o medicamento. É chato depender de remédio e insulina, ter de tomá-lo todo o dia ou aplicar, fazer as medições, o controle, mas essa é a nossa realidade.

Negar a doença é agir com displicência. Não tomar os cuidados básicos. Agir como se não tivéssemos nada. Não aceitar a doença, revoltar-se.

Um ano, mais ou menos, após o diagnóstico (sou diabética há nove) andei meio revoltada com o diabetes. Para você ter uma ideia, cheguei a suspender o hipoglicemiante por conta própria, achando que eu não ia mais precisar dele, que podia me libertar de tudo. Resultado? Hemoglobina glicada lá em cima. Cai na realidade. Voltei a me cuidar.

Tem quem diga que eu sou exagerada no cuidado com a alimentação e insistem dizendo que um docinho não vai fazer mal. Sei que não e que, quem usa insulina, pode comer doces, bastando fazer contagem de carboidrato. Mas tenho diabetes MODY, não  uso insulina. Prefiro evitar carboidratos simples, o uso de açúcar. Conheço diabéticos que comem escondidos, sem qualquer controle ou contagem. Escondido de quem? Só se for de si mesmo. Tem quem diga que se comer com vontade não faz mal. O pior é se fazer de vítima, deixando os familiares e amigos apiedados.

A melhor coisa é falar dessa sua dificuldade em encarar o diabetes como algo que merece cuidados. Fale com os amigos, com uma pessoa da sua confiança, procure um psicólogo, se necessário, e não deixe de comentar com o seu médico sobre isso. Ele pode te ajudar. E respeite o seu tempo de assimilar essa nova realidade, mas sempre se cuidando.

Aceite, encare, e tome os cuidados básicos. Vale a pena, por uma vida mais saudável.

E, você, já passou pelo estado de negação do diabetes? Como foi?

Originalmente publicado na minha coluna no blog Educação em Diabetes.

**

Se você curte o blog, vote no Prêmio Top Blog 2012. Ajude a colocar o diabetes no topo do pódio!

Uma ideia sobre “Você já passou pela fase de negação do diabetes?

  1. Andréa

    Olá Lu! Tenho pouco tempo convivendo com a diabete desde o diagnóstico (02/2012) e posso dizer que vivo em uma gangorra em relação a negação dessa doença. Assim como você não necessito tomar a insulina, apenas medicamento oral (Galvus de 50mg).

    Tem semanas que fico extremamente obsessiva e começo a fazer o controle melhor tanto da minha glicemia quando da alimentação, atividade física e até o uso do remédio. Confesso que na maioria dos casos estou tão revoltada por ser uma pessoa diabética e ai é que mora o perigo, pois começo a ficar relaxada.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s