Alimentos para quem tem diabetes com isenção de impostos


Essa é a proposta do Projeto de Lei 3755/12, da deputada licenciada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que a Câmara analisa. Pelo projeto, esses produtos industrializados estariam isentos de IPI e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). “A proposição tem por objetivo reduzir os preços dos referidos alimentos, de forma a torná-los mais acessíveis aos portadores da doença”, explica a autora.

Achei a proposta bastante interessante, já que os preços de produtos para diabéticos são muito caros e acabam não sendo acessível a todos. E você, o que pensa a respeito.

Saiba mais sobre o projeto, clicando aqui.

Com informações da Agência Câmara

 ***

Você gosta deste blog? Acha que ele traz informações relevantes. Se a sua reposta é sim, não deixe de votar no Prêmio Top Blog 2012, categoria saúde. Vamos colocar o diabetes no topo do pódio! Obrigada! Clique no banner abaixo:

9 ideias sobre “Alimentos para quem tem diabetes com isenção de impostos

  1. Andréa

    Lu,

    Com toda certeza esse tipo de produto deveria chegar a nós por um preço mais acessível. Posso dizer que desde de que descobri a diabete meu orçamento alimentar aumentou drasticamente.

    Se o governo colaborasse com uma qualidade de vida não apenas para as pessoas diabéticas, mas para a população em geral. Seja com a prevenção, mudanças de hábitos alimentares (diminuindo os impostos de produtos benéficos) , incentivando a largar o sedentarismo, construindo ciclovias, praças apropriadas para praticar esporte enfim… Sem dúvida isso a longo prazo seria benéfico para os cofres do governo, menos pessoas doentes, menos pessoas precisando de tratamento, menos pessoas aposentadas ou com auxílio doença.

    Uma outra questão que eu gostaria até de saber é como deduzir do meu imposto de renda esse custo ? Afinal seria justo deduzir já que nosso gasto com fitas, medicamentos, alimentos se torna tão caro. Não é correto ainda termos que pagar impostos.

    Resposta
    1. Luciana Oncken Autor do post

      Andrea, a Ana Claudia Cendofanti, do Bate-Papo Diabetes do face, respondeu o seguinte: “Já fiz essa pergunta e infelizmente não há solução para isso, não é possível deduzir do IR. Somente se a diabetes tornar a pessoa incapacitada para o trabalho, ai alguns direitos são possíveis. Mas acredito que ninguém quer chegar nesse ponto.” E a Nicole Lagonegro completou: Só consultas médicas particulares, convênio… Beijos.

      Resposta
    1. Andrea

      Uemerson, concordo com você que ter diabetes não é algo nada fácil. Tem momentos que a vontade que dá é jogar tudo pro alto, porém temos que lembrar que com o controle, podemos ter qualidade de vida. A ideia é aceitar doença, manter o controle e seguir em frente.

      Vamos pensar positivo a diabete ainda é algo controlável.

      Resposta
  2. Pingback: Alimentos para quem tem diabetes com isenção de impostos « Boneca diabética

  3. Jucelino G. Maimone

    Temos que exige dos nossos deputados federais que aprovem a lei PL 3755/2012 é um absurdo o valor que pagamos a diferença a mais de 50% dos alimentos que levam açúcar temos que levantar essa bandeira principalmente para as crianças que consomem biscoitos, doces diet e etc.

    Resposta
    1. Andrea

      Desde que descobri que sou diabética tipo 2, o meu custo de vida aumentou consideravelmente. O medicamento que consegui me adaptar é caro e não é fornecido pelo sistema de saúde do governo. Aqui em Salvador tenho uma dificuldade enorme para adquirir produtos diet em supermercado e quando acho tenho que pagar até 3X mais do que um produto que não fosse diet.

      Um outro aspectos que deveríamos nos unir é tentar incluir a diabete (já que é uma doença crônica e que gera um custo muito alto, pois não se trata de um tratamento e sim uma condição para o resto de nossas vidas) é para incluir como uma das doenças para insenção de imposto de renda ou na possibilidade de incluir nossos gastos no imposto de renda.

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s