Uma gota de sangue que pode salvar uma vida. Pela obrigatoriedade do teste de glicemia capilar!


Conte até cinco – um, dois, três, quatro, cinco. Pois neste exato espaço de tempo, mais uma pessoa no mundo descobriu ter diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. Neste mesmo espaço tempo, uma vida pode ser salva. Um furinho no dedo, uma gotinha de sangue, cinco segundos e pronto, você têm em mãos o resultado teste de glicemia capilar. Rápido e praticamente indolor. Mas a falta desse teste pode ser desastrosa no atendimento hospitalar. Nos últimos meses, ouvimos falar de ao menos dois casos de crianças que foram a óbito porque não foram submetidas a um teste tão simples antes de qualquer procedimento.

Uma garotinha de apenas 1 ano e 8 meses, no interior de São Paulo, teve seus sintomas de diabetes confundidos com dengue. Foi medicada, mas o quadro não evoluía. Entrou em coma por cetoacidose, uma complicação grave da doença. Quando desconfiaram que pudesse ser diabetes já era tarde demais. Outra garota, de 8 anos, chegou ao hospital, em Teresina, com desitratação, recebeu soro glicosado e morreu. Ela também tinha diabetes, ainda sem diagnóstico. Suas vidas poderiam ter sido salvas com apenas uma gotinha de sangue.

É isso que queremos mudar. Queremos tornar obrigatório o teste de glicemia capilar antes de qualquer procedimento em hospitais, prontos-atendimentos e prontos-socorros. Temos nos mobilizado para isso. Criamos um movimento que começou no blog da Silvia Onofre, do João Pedro e o Diabetes e foi tomando corpo. A Sarah Rubia, do Eu, meu filho o Diabetes, a Nicole Lagonegro, do Minha Doce Vittória, a Luana Alves, do A Diabetes e Eu, a Teresa Bujoukas Nunes, do Dia Dia Diabetes, a Carol Naumann, do Ao Trabalho, enfim os Blogueiros de Diabetes abraçaram esta causa.

Imagem

Foi criada uma petição pública para que o teste se torne obrigatório. E você pode colaborar. Não só assinando, mas espalhando e convencendo cada um com o qual você convive a assinar.

Calcula-se que existam 12 milhões de pessoas diabéticas no mundo, sendo que grande parte ainda não sabe que tem diabetes. Portanto, este movimento não diz respeito apenas a quem vive com diabetes, envolve cada um de nós. Nossos filhos, nossos pais, amigos. Porque o diabetes pode estar escondido ainda, ou estar começando a se manifestar e precisamos estar protegidos de equívocos quando somos atendimento em situações de urgência e emergência.

Conte novamente até cinco. Um, dois, três, quatro, cinco. Pronto. Este é o tempo que você vai levar para assinar a petição pública que será entregue no Congresso Nacional, nos ajudando a mudar o cenário atual e possibilitando que vidas sejam salvas por uma gota de sangue, uma gota de vida.

Não fique parado. Vamos à ação! Clique aqui e assine!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s