Novembro pode ser de todos, cada um com a sua comunicação!


Sabemos da importância de campanhas de esclarecimento para a população na área de saúde. O diabetes tem tradicionalmente o mês de novembro (e isso é mundial) e a cor azul como identidade visual (também mundial). Um  movimento criado pelo IDF – Internacional Diabetes Federation, que tem parceiros como a Novo Nordisk, Sanofi Diabetes, Lily Diabetes, sem falar no suporte de empresas como Janseen, Astra Zeneca, Bayer, BD, Roche, Pfizer, Merck, Bristol Meyers Squibb, Novartis, Nestle, entre outras. No Brasil. a Sociedade Brasileira de Diabetes, abraçou a campanha oficial desde 2009. Tem um site oficial do Dia Mundial do Diabetes que divulga todas as ações realizadas no Brasil.

Neste mês, os monumentos são iluminados de azul pelo Diabetes. Mas causou-nos surpresa uma campanha lançada por um instituto, tendo apoio oficial associações e instituições fortes e reconhecidas, criando o Novembro Azul, também com iluminação de monumentos, como já é feito há anos para o diabetes, para outra doença igualmente importante: o câncer de próstata. Que fique claro que não somos contra campanhas de esclarecimento, essenciais em qualquer área, nem contra o mês de novembro ser dedicado a outras questões relacionadas à saúde, mesmo porque são muitas doenças para poucos meses.

A questão é que já existe uma campanha mundial do câncer de próstata, cujo o dia oficial é 17 de novembro, e nós fazemos questão de dar o nosso humilde apoio.  Aliás, muito criativa e bacana e até mais ampla, porque busca alertar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a saúde. O Movember é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003. No mês de novembro, os homens deixam os bigodes crescer para lembrar a importância dos exames de detecção e chamar atenção dos homens para cuidar da saúde. Muito mais interessante, original e bacana do que pegar algo que já existe em outra área, como o Novembro Azul para o diabetes, e mudar o foco. Novembro pode ser o mês de todas as doenças. Além do câncer de próstata e do diabetes, é também o mês do Dia de Combate à Obesidade, dia 27. O que pedimos é que respeitem a nossa identidade visual, o nosso Novembro Azul  para o Diabetes.

Que tal adotar a campanha dos bigodes, que é muito mais bacana e é um movimento mundial para o câncer de próstata?

Links:

Entre no site do Dia Mundial do Diabetes: 14 de novembro

Site da SBD – Sociedade Braileira de Diabetes

Página do IDF

Tem até uma página do Movember Brasil no Facebook, vejam!  

E para quem quiser acessar o movimento mundial, acessem o site do Movember.

Estamos nos mobilizando para ter nosso mês azul e nossa comunicação de volta. Que quiser ajudar, segue o abaixo assinado:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/28468

5 ideias sobre “Novembro pode ser de todos, cada um com a sua comunicação!

    1. Luciana Oncken Autor do post

      Apoio o Novembro para qualquer doença, sem dúvida alguma. Mas em termos de comunicação não dá para ter duas campanhas com o mesmo mote, com a mesma cor, no mesmo mês, infelizmente… Apoio a campanha internacional para o Câncer de Próstata, que embora seja em novembro, não remete à cor.

      Resposta
  1. Fernanda Laranjeira

    Lu, vi no twitter que vc perguntou pro Ministro da Saúde o que eles estão organizando pelo Dia Mundial do Diabetes. Você teve alguma resposta? Trabalho aqui e não estou vendo movimentação nenhuma… Ano passado eles puseram uns banners na portaria sobre diabetes mas no final do dia 14. Aqui em Brasília, com muita pressão, é difícil alguma coisa se iluminar de azul… Anp passado, se não me enagno, só a catedral mesmo… E aí, o que vamos fazer? Conte comigo, é só dar a ideia. Bjos. Saudades… Fê

    Resposta
  2. Marcio Krakauer

    Pessoal, acredito que nossa missão é muito maior. Devemos reforçar e muito a campanha do Novembro Azul e do Dia Mundial do Diabetes e apenas responder ás questões da próstata quando questionados. A quantidade de pessoas com Câncer de próstata é menor que com Diabetes e a mortalidade absoluta também. Sem menosprezo, estamos numa campanha grandiosa e mundial pelo Diabetes. Vamos Prosseguir. Marcio Krakauer – Coordenador do Dia Mundial do DIabetes pela SBD.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s