Cresce número de crianças com diabetes tipo

Cada vez mais pesquisas apontam que o diabetes tipo 1 está crescendo entre crianças. Vale lembrar que diabetes tipo 1 não tem nada a ver com estilo de vida, hábitos alimentares, sedentarismo. Não. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O que torna seu crescimento ainda um mistério entre os estudiosos. Eles não sabem explicar quais fatores estão contribuindo para o aumento no número de casos da doença. O diabetes tipo 1 é a doença endócrino metabólica mais comum na infância e na adolescência, segundo dados do International Diabetes Federation.

O diabetes tipo 2, este sim com fortemente ligado ao estilo de vida, também está crescendo entre as crianças. As causas, nós já conhecemos: hábitos alimentares ruins, com uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes, falta de atividade física, com as crianças cada vez mais confinadas em suas casas.

Ao contrário do diabetes tipo 2, que em seu início pode ser assintomático, e por isso muitas pessoas demoram para descobrir que têm a doença, o diabetes tipo 1 já se manifesta desde o início, com forte necessidade do uso de insulina, sob o risco de morte, caso não seja tratada adequadamente. Mesmo assim, 25% das crianças só são diagnosticadas quando estão em estado grave. Por isso, é importante estar informado e alertar as pessoas que conhecemos.

Barbara Young, presidente-executiva da Diabetes UK, destaca que “é particularmente importante que os pais conheçam os sintomas da doença”. Ela lembra que um diagnóstico precoce evita complicações. Por isso, nunca é demais repetir, os principais sintomas:

– necessidade frequente de urinar;
– sede abundante;
– cansaço extremo;
– uma perda inexplicável de peso.

Você, que está lendo este texto, provavelmente já tem diabetes, mas pode compartilhar essa informação entre as pessoas que você conhece. Quanto mais pessoas conhecerem a doença, melhor para todos.

Segundo o IDF, ao ano, 78 mil novos casos de crianças e adolescentes até 15 anos são diagnosticados. Não podemos fazer nada, por enquanto, para barrar este crescimento. Mas podemos fazer a nossa parte no esclarecimento daqueles que nos cercam, ajudando a diagnosticar precocemente o diabetes tipo 1. Por isso, mãos à obra. Espalhe informação.

Uma ideia sobre “Cresce número de crianças com diabetes tipo 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s