Começar


Imagem

Ontem, falei sobre recomeçar. E, hoje, falo sobre começar. A frase “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez” estava martelando na minha cabeça. Eu sou uma pessoa que vive fazendo coisas pela primeira vez. Sou uma pessoa tímida, sempre fui. Quando criança e adolescente então… Por isso, deixei de fazer muitas coisas. Além de tímida, sou perfeccionista. Quando vou fazer algo, quero que seja bem feito. Se não for para fazer bem feito, não faço. Acontece que leva um tempo até chegarmos ao nosso melhor em qualquer coisa. E aí vem a timidez, o medo de se expor. Nessa, deixei passar muita coisa no momento em que todos fizeram. Mas venho fazendo. Venho tirando este atraso. Porque um tímido nunca deixa de ser tímido, mas aprende a controlar os sentimentos.

Outro dia, li uma crônica de Ivan Martins, para Época, chamada “O verão que aprendi a boiar”, em que ele conta sobre o novo aprendizado beirando os 50 anos. E ele diz: “Sei que a palavra da moda é precocidade, mas eu acredito em conquistas tardias. Elas têm na minha vida um gosto especial.” E segue, contando que aprendeu a dirigir aos 34 anos…

Identifiquei-me muito com Ivan. Eu sou de conquistas tardias. Comecei a dirigir ao 30 anos. E até hoje, não é algo banal para mim. Dirigir, depois de nove anos, ainda tem um sabor de conquista. É bem o que ele diz: “quando achamos que tudo já aconteceu, novas capacidades fazem de nós pessoas diferentes do que éramos”.

Pois, hoje, eu sou uma pessoa diferente. E um novo sabor de conquista se descortina a minha frente. Pode parecer bobo, infantil, mas este sabor de conquista vem da minha primeira aula de natação. Fiz uma pequena tentativa aos 10 anos (que nem vale considerar). A timidez e o medo de me expor me fizeram desistir. E cá estou eu, 29 anos depois, caiando na água para finalmente aprender a nadar. A aula se chama “Medo d’água”. Coisa que eu não tenho. Não mesmo! Mas é bacana porque é um ambiente em que me sinto confortável, porque são pessoas maduras que ainda não sabem nadar, como eu. Cada uma com o seu motivo.

E a aula foi muito bacana, já tenho mais controle sobre meu corpo e sua relação com a água, o que me dá mais tranquilidade. Quero seguir em frente. Afinal, meu filho de quatro anos, com poucas aulas, já está praticamente nadando. E a mamãe tem de acompanhar.

Rompi várias barreiras para chegar neste momento. Principalmente, a vergonha de, beirando os 40, ainda não dominar meus movimentos e minha respiração no meio aquático, mas descobri que, como eu, muita gente madura não sabe nadar. E continua sem saber, com este mesmo medo de se expor, ou porque acha que já é tarde demais. Não é. Nunca é tarde para fazer algo pela primeira vez.

Ainda é cedo para dizer que este é o verão em que eu aprendi a nadar, mas que isso se concretize, e eu possa lembrar deste momento com alegria, e que nadar, para mim, sempre tenha um sabor de conquista.

***

Nesta linha do “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”, gostaria de destacar a campanha da EASTPAK Europe. Veja o que o site www.hypeness.com.br diz sobre ela:

“A campanha 360˚ foi desenvolvida pela agência belga SATISFACTION, com objetivo de nos lembrar de todas aquelas coisas que sempre tivemos vontade de fazer mas por motivos diversos não fizemos, e nos lembrar que ainda sempre há tempo. Mesmo em grandes cidades podemos ter experiências que fazem diferença.Um tanto quanto inspirador!

O bacana é que parte da campanha foi filmada aqui em São Paulo, com produção da PARADISO Films e produção de elenco dessa que vos escreve. Vale a pena entrar no site da campanha.”

Este é um dos filmes:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s