Obesidade e diabetes tipo 2 caminham de mãos dadas – [BLOGAGEM COLETIVA 7] Dia Mundial da Obesidade – 11 de outubro


Não participei das blogagens coletivas do Dia Mundial do Diabetes até o momento. Explico: estou envolvida com esta data aí de cima, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e Dia Mundial da Obesidade, 11 de outubro, porque a minha agência Banca de Conteúdo, que é responsável pela campanha junto ao meu cliente Abeso – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. E justamente por isso não poderia deixar de participar, extra-oficialmente, dessa postagem específica. O tema de hoje é o Dia Mundial da Obesidade. Tema sobre o qual escrevo todos os dias.

***

10670036_10152534408243141_8111082610010459384_n

Obesidade e diabetes tipo 2

Todos sabemos que há uma relação muito próxima entre obesidade e o desenvolvimento do diabetes tipo 2. A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pela inflamação do tecido adiposo. Indivíduos com sobrepeso e obesidade têm um aumento da resistência à insulina que, consequentemente, leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Estamos assistindo ao crescimento da obesidade no mundo e, consequentemente, do diabetes tipo 2. Claro, não é só a obesidade que faz com que o indivíduo desenvolva diabetes tipo 2. Assim como na obesidade, no DM2, existem inúmero fatores: hereditários, genéticos, ambientais e hormonais envolvidos. Mas, sim, na maioria das vezes, as suas doenças caminham de mãos dadas.

Portanto, trabalhar a prevenção da obesidade também é trabalhar a prevenção do diabetes tipo 2. E quanto antes pudermos intervir melhor. Não é raro vermos crianças desenvolvendo doenças antes consideradas “doenças de velho”. Não podemos seguir como se isso fosse natural. Os consultório pediátricos têm diagnosticado crianças com diabetes tipo 2, mau colesterol elevado, dislepidemia, esteatose hepática não alcoólica. Precisamos agir para mudar esse cenários. E agir juntos: governo, sociedade, imprensa. Envolver pais, escola, sociedades de especialidades e multiprofissionais… O objetivo da campanha do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é incentivar o debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde. Assim como qualquer doença, a obesidade exige prevenção, especialmente na faixa da infância, e claro, acesso a tratamento.

Segundo dados da Organização, mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade. A campanha deflagrada pelo Departamento de Obesidade da Sbem, com apoio da Abeso, tem como objetivo de chamar a atenção para os riscos do sobrepeso e da obesidade, que já atinge quase 60% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, divulgados em 2015.

O foco da campanha da Sbem/Abeso é a criança como agente de mudança na família e na sociedade. É ela que motiva, que traz um novo olhar, que move. Queremos trabalhar a conscientização, a educação, a informação, e a orientação sobre alimentação, atividade física, boas escolhas.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

E quem estiver em São Paulo e quiser participar… o evento será realizado no dia 11 de outubro, domingo, no Parque Villa Lobos, próximo à entrada principal (das bicicletas), das 9h às 15h, quando será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso e obesidade, orientações. Além de atividades, como aula aberta à população. A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Campanha nas redes sociais
Facebook: /prevenvaodaobesidade
Twitter: @prev_obesidade
Site da Abeso: www.abeso.org.br
Facebook Abeso: /evidenciasemobesidade
Twitter Abeso: @_abeso

***

2 ideias sobre “Obesidade e diabetes tipo 2 caminham de mãos dadas – [BLOGAGEM COLETIVA 7] Dia Mundial da Obesidade – 11 de outubro

  1. Pingback: Obesidade e diabetes tipo 2 caminham de mãos dadas – [BLOGAGEM COLETIVA 7] Dia Mundial da Obesidade – eleven de outubro | Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s