Movimente-se. Tempo de tela está relacionado a maus hábitos alimentares e desenvolvimento de doenças


Responda rápido! O que o seu filho mais gosta de fazer?

Provavelmente ele passa mais tempo em frente a uma tela do que você gostaria. E você? Como tem passado seu tempo em casa? Em frente a uma tela também? Bom, crianças imitam comportamentos dos pais e precisam de incentivo.

Que tal ajudar seus filhos a praticar atividades que requeiram esforço físico? Promova uma corrida de bicicleta, leve-os ao parque, junte os amiguinhos para jogos de futebol. Limite o tempo da TV, do computador ou smartphones. Essas atividades roubam tempo precioso que poderia ser usado para se exercitar.

Existem motivos consistente para começar a mudar seu estilo de vida e influenciar positivamente a sua família. Estudos mostram que o tempo que passamos diante das telinhas tem impacto sobre nossos hábitos alimentares, além de o simples fato de estar parado aumentar riscos cardiovasculares e metabólicos.

Um desses estudos foi publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics, e conclui que hábitos alimentares saudáveis estão relacionados com um maior grau de atividade física diária, enquanto o comportamento sedentário (tempo excessivo em frente das telas) afeta a nossa conduta alimentar de forma negativa.

Precisamos lembrar que práticas de marketing para os alimentos e para as bebidas se intensificaram nos últimos anos, especificamente aquelas que têm como alvo as crianças que passam horas em frente da televisão. São bastante comuns anúncios de alimentos hipercalóricos e refrigerantes de baixo custo sem nenhum valor nutricional. Isso, é claro influencia o consumo. 

Além disso, alguns especialistas alertam para a questão da distração. As pessoas vão assistindo TV ou fazendo outra atividade diante da tela e vão beliscando, sem perceber que já estão satisfeitos.

Uma outra pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine chegou a conclusão de que, com a diminuição do tempo de tela, a qualidade dos hábitos alimentares aumenta em todas as faixas etárias, desde crianças em idade pré-escolar até os adultos,e tanto no sexo masculino como no feminino.

Em populações adultas, há evidência científica significativa associando comportamentos sedentários (incluindo o tempo excessivo que se passa em frente da televisão), a muitas doenças crônicas, como por exemplo, cardiopatias e diabetes, consideram os pesquisadores.

Em crianças, muitos estudos têm indicado que o tempo em frente de é associado a fatores de riscos relacionados com doenças não transmissíveis como a obesidade, aumento da pressão arterial e a dislipidemia.

Os especialistas recomendam a quem trabalha em frente a tela e precisa passar muito tempo diante dela, que reservem um tempo a cada uma hora para se movimentar. Hoje, existem aplicativos que te lembram de ficar em pé de hora em hora.

Ainda tem dúvida de que se movimentar é garantir um futuro melhor?

Overweight woman with her son running together.

Overweight woman with her son running together.

2 ideias sobre “Movimente-se. Tempo de tela está relacionado a maus hábitos alimentares e desenvolvimento de doenças

  1. gjsakajiri

    Muito legal este post. É interessante pensar que se uma pessoa tem um comportamento sedentário, ela também tem uma maior chance de não se alimentar de forma saudável. A princípio estes dois comportamentos parecem independentes, mas acho que no final tudo está ligado a uma mentalidade mais saudável, né?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s